a
HomeGravidezAlimentaçãoAmamentar ajuda a prevenir o câncer de mama
câncer de mama
câncer de mama
s

Amamentar ajuda a prevenir o câncer de mama

Todo mundo já sabe que a campanha Outubro Rosa lembra a importância da prevenção ao câncer de mama. O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra esta doença. Mas você sabia que a amamentação protege as mães desse tipo de câncer?

Essa luta é internacional, e estimula a participação da população e de muitas empresas do mundo todo, e a Grão de Gente também veste essa camisa.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres acima de 35 anos são o principal alvo.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.

Como prevenir o Câncer de Mama

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Câncer de Mama

Amamentação e Câncer de Mama

Além de todos os benefícios para o bebê, a mamãe também se beneficia, pois amamentar diminui o risco dela ter câncer de mama! Muita gente desconhece que quando uma mulher amamenta durante o primeiro ano de vida do bebê, diminui o risco de contrair a doença.

câncer de mama

E quanto maior o tempo de amamentação, menor é a possibilidade de uma mulher apresentar cânceres de mama, ovário e endométrio. Estudos revelam que, a cada 12 meses de aleitamento, as chances de desenvolvimento de um tumor mamário diminuem em 4,3%. 

Isso porque durante o período de lactação,  as mulheres diminuem a sobrecarga hormonal. Outro fator: ao amamentar, os ductos mamários sofrem uma ‘exfoliação’ natural, promovendo a remoção de células com alguma alteração genética.

Câncer de mama é hereditário?

Hoje se sabe que apenas 10% dos casos de câncer de mama tem causas hereditárias. No entanto, há muitas pesquisas que mostram que a terapia de reposição hormonal aumenta as chances do surgimento da doença, principalmente quando a mulher tem história de câncer de mama na família.

Nesses, e nos casos prolongados de reposição hormonal, ou presença de nódulos benignos, a recomendação é que se faça a mamografia mais precocemente, a partir dos 35 anos.

A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de sucesso do tratamento.

O autoexame da mama também deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.

Como fazer:

1 – Levantar o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça

2 – Apalpar cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita

3 – Repetir estes passos para a mama do lado direito.

A apalpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da apalpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.

Mas é muito importante lembrar que a visita ao médico é indispensável para ter um diagnóstico exato.

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Cuidados com o Recém-nascido e Desenvolvimento do Bebê ”, com uma metodologia super didática, com dicas e alertas sobre os cuidados com o bebê que vão de 0 a 02 anos. São sete módulos completos para uma maternagem mais segura.
Dica: o módulo 03 é todo sobre amamentação. Confira!

Leia mais:

Ocitocina: entenda a função do “hormônio do amor” na maternidade

Alimentos proibidos na gravidez: Veja quais são e o porquê!

20 Mitos e Verdades sobre amamentação

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário