a
HomeBebêIntrodução alimentar: acessórios que ajudam nessa nova fase da vida do bebê
introdução alimentar
introdução alimentar
s

Introdução alimentar: acessórios que ajudam nessa nova fase da vida do bebê

A introdução alimentar é um momento importante para a vida de qualquer mamãe e bebê. É a hora em que a criança passa a experimentar novos sabores e novas texturas. 

Embora o aleitamento materno seja recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) até os dois anos de idade, a alimentação complementar pode ser introduzida – de maneira gradual – a partir dos seis meses de idade. 

Por se tratar de algo novo – e de certa maneira, inusitado – é muito comum as crianças estranharem no início e recusarem alguns alimentos. 

Para uma mudança de comportamento na hora da introdução alimentar, é necessário que a comida seja oferecida de oito a dez vezes, em diferentes momentos e diferentes tipos de preparação. 

introdução alimentar

Acessórios podem auxiliar os pais na hora da introdução alimentar

Além disso, alguns itens podem facilitar – e muito – a vida dos papais e mamães na hora da introdução alimentar. 

Abaixo separamos uma lista de acessórios perfeitos para essa nova fase dos bebês:

introdução alimentar

Cadeira de Alimentação

Um item projetado para trazer mais comodidade, praticidade e segurança às mamães e aos papais na hora das refeições dos pequenos, a cadeira de alimentação pode ser usada a partir dos seis meses de vida – idade em que o bebê já consegue sentar. 

O uso da cadeirinha na introdução alimentar permite que os pequenos socializem com a família nas refeições e entendam a importância de se alimentar nos horários estabelecidos na sua rotina. 

A Cadeira Alimentação Poke Night Sky – Burigotto é uma ótima opção, já que ela possui uma estrutura tubular que garante a estabilidade na hora da refeição das crianças. Ela também possui bandeja removível e assento em PVC que pode ser higienizado na máquina de lavar louças.

Além de auxiliarem no aprendizado, o item incentiva a autonomia, já que cria um ambiente propício para a alimentação e contribui para que os pequenos aprendam aos poucos a se alimentarem sozinhos. 

introdução alimentar

Já a Cadeira Alimentação Portátil Smart Rosa – Cosco é sinônimo de maior praticidade, e pode ser usada em casa ou nos passeios em família. Ideal para a introdução alimentar a qualquer momento. 

O acessório possui tampa com porta objetos para você armazenar o que precisar, cinto de segurança, bandeja removível e cinto de segurança para deixar o seu amor ainda mais seguro. Com pés retráteis, ela possui 2 alturas reguláveis para acompanhar o crescimento do bebê além de ser super leve e compacta, para você levar onde desejar!

introdução alimentar

Outra opção, a Cadeira de Alimentação de Encaixe em Mesa Click ‘n Clip (6+M) Cinza – Multikids foi desenvolvida para oferecer maior comodidade, praticidade e segurança durante as refeições, já que possui bolso traseiro para guardar pequenos pertences do bebê além de possuir sistema duplo de travamento de segurança que garante total fixação e estabilidade. A Cadeira Click ‘n Clip é recomendada para crianças de 6 meses até 15kg.

Pratos

Os pratos são itens essenciais na hora da introdução alimentar dos bebês. Como podem cair no chão e quebrar, os pratos de vidro não são os recomendados neste caso.

O ideal são pratos plásticos e de preferência com as bordas arredondadas, que vão facilitar na hora de oferecer o alimento aos pequenos. 

introdução alimentar

O Prato Animal Fun Macaco – Buba é ideal para tornar a hora de se alimentar mais divertida e lúdica. Como possui uma estampa lúdica, a criança fica mais estimulada e atenta à refeição. Pode ir ao micro-ondas e ao lava-louças.

introdução alimentar

Já o Prato com Divisórias Animal Fun Girafa – Buba ajuda a entreter e estimular as crianças durante a refeição. Como possui divisórias, ele permite que o bebê experimente os alimentos um de cada vez, aprendendo a diferenciar os sabores e texturas – ideal para o dia a dia.

introdução alimentar

As opções com ventosas também são uma ótima escolha, já que evitam que o bebê derrube a comida no chão, como o Kit Alimentação com Colher Azul – Buba , que foi desenvolvido para ajudar na alimentação. Seu prato fundo possui uma ventosa embaixo para fixar na mesa, impedindo acidentes e a tampa tem um design especial que encaixa a colher, possibilitando um transporte fácil e higiênico em passeios e viagens.

Talheres

É normal que no início da introdução alimentar o bebê ainda leve os alimentos à boca com as mãos, porém, a partir dos seis meses, já é possível deixá-los manusear talheres. 

Já por volta dos 12 meses, a maioria das crianças já utilizará os talheres com mais facilidade – desde que seu uso seja incentivado pelas mamães e papais. 

introdução alimentar

A colher é uma das opções de talheres de entrada. Uma dica é deixar o item em cima da cadeira de alimentação com um pouco de comida – como purê ou iogurte – e dar a colher para a mão do bebê, deixando que ele leve o acessório à boca. 

Uma opção lúdica e divertida é a Colher Avião que vai tornar a hora de comer ainda mais animada, estimulando seu bebê na hora de se alimentar, encantando-o de forma lúdica e influenciando positivamente nos seus hábitos alimentares. 

introdução alimentar

Diferente dos demais, o Kit Colher Termossensível Rosa – Mam ajuda a promover o desenvolvimento do bebê. Elas mudam de cor se o alimento está quente demais. São macias e delicadas, perfeitas para as gengivas molinhas dos pequenos. 

Desenvolvido para estimular a coordenação motora dos bebês e ensiná-los a se alimentar sozinho de forma prática, o Kit Colher de Treinamento Cinza – Buba pode ser usada em até 2 estágios. 

introdução alimentar

A colher massageia a gengiva e é ideal para iniciar a alimentação com papinhas quando no primeiro estágio. Já no segundo, ela é indicada para alimentos mais consistentes.

Copo de transição

Por possuir um design projetado especialmente para os pequenos, o copo de transição ou copo de treinamento, serve justamente para a fase de troca da mamadeira, quando se espera que o bebê comece a se acostumar com a utilização de pequenos objetos do dia a dia.

Diferente do que possa parecer, existem vários tipos diferentes de copo de transição no mercado. Isso porque, cada um deles tem uma função diferente e serve especificamente para uma fase da vida infantil.

introdução-alimentar

O Copo de Transição Starter Night Azul 150ml – Mam é ideal para o aprendizado do bebê. Ele é fácil de segurar e possui sistema anti vazamento. As alças – que brilham no escuro – são especialmente desenhadas para as mãos pequenas das crianças. 

Desenvolvido especialmente para a fase de desmame, o Copo de Transição Easy Sip com Bico de Silicone 200ml (6m+) Azul – Philips Avent possui bico macio perfeito para as gengivas irritadas do seu amor, ótima adaptação para boca e alças ergonômicas. 

introdução alimentar

Recomendado para facilitar o momento de transição do copo com bebedor para o modelo convencional. O Copo com Canudo Action Evolution possui design diferenciado que permite que o líquido seja ingerido sem ser derramado no rosto da criança. Oferece conforto e facilidade durante o uso diário.

introdução alimentar

Babador

Um acessório que pode ser considerado a linha de frente da introdução alimentar, os babadores são perfeitos para proteger o pescoço e o queixo, por onde o alimento escorre..

Além de preservar as roupinhas de respingos da comida, molhos e de líquidos que caem, ele também protege da grande quantidade de baba — sintoma comum, quando a criança começa a ter o nascimento dos dentinhos

introdução alimentar

Para isso, o Babador de Silicone com Pega Migalhas Gumy Rosa conta com bolso pega migalhas perfeito para proteger a roupinha do bebê e o fecho se ajusta facilmente ao pescoço. Além de prático e higiênico, possui design encantador. Seu uso pode ser feito a partir dos três meses. 

introdução alimentar

Um charme na hora de proteger seu bebê, o Babador Avental com Mangas Azul vai manter a criança limpinha na hora das refeições, além de ter uma estampa alegre e fofa que conquista a todos. O modelo também possui um bolso que se chama cata migalhas, que mantém a criança e o local sem bagunça e sujeira.

introdução alimentar

Um item charmoso para completar o look do seu bebê durante as refeições e garantir que a sua roupa se mantenha limpa. Esse é o Babador Bandana com Mordedor CinzaVersátil, essa peça também é um mordedor e alivia o desconforto do nascimento dos primeiros dentinhos.

Potes térmicos

Perfeitos para manter alimentos quentes ou frios, os portes térmicos são ótimos acessórios para os momentos em que você está fora de casa e quer conservar a sopinha do bebê quente por mais tempo ou o suquinho gelado para aquela tarde de brincadeiras no parque.

introdução alimentar

O Pote Térmico Aço Inox Hot & Cold Rosa – Fisher Price possui parede dupla de isolamento térmico – mantendo a temperatura dos alimentos por até 8 horas – e capacidade para até 450 ml. Além disso, sua tampa com vedação impede que o alimento vaze. 

introdução alimentar

Prático para todas as horas, o Pote Térmico Animal Fun Leão acompanha a família nos passeios e viagens, conservando os alimentos na temperatura desejada (quente ou frio) por até 5 horas. Um acessório de material resistente e super higiênico, além disso tem cores divertidas para alegrar os momentos do lanche.

introdução alimentar

Desenvolvido para simplificar a vida das mamães e dos papais, o Pote de Comida Térmico (6m+) é ideal para transportar a comidinha do na temperatura certa e de forma confortável. Além disso, acompanha uma colher com protetor higiênico facilitando na hora da alimentação e um pote de 180ml que pode ser conectado na tampa do pote térmico, melhorando o transporte. 

Porta Frutinhas ou Chupeta Alimentadora

O porta-frutinhas – ou chupeta alimentadora – ajuda o bebê a descobrir o sabor de novos alimentos de uma maneira mais segura, já que diminui o risco de asfixia – uma vez que os mini-furinhos impedem que pedaços grandes de alimentos sejam engolidos pelos pequenos.

introdução alimentar

Incentivando o consumo de legumes e frutas, o Porta Frutinhas Rosa – Buba possui um sugador em silicone, ideal para e perfeito para as mãozinhas pequenas dos bebês. Além de auxiliar as mamães na fase de transição de alimentos. Os furinhos permitem ao bebê sentir o sabor dos alimentos.

introdução alimentar

O Porta Frutinha com Rede – Chicco é uma ótima opção para o bebê, já que possui uma redinha que permite que o bebê saboreie e conheça as texturas das frutinhas. A função da rede é que o alimento saia em pequenos pedaços fazendo com que o bebê não engasgue, fácil de usar e anatômico para a mãozinha pequena do bebê.

introdução alimentar

Ideal para alimentos pastosos, o Porta Frutinhas de Silicone Rosa da Buba é ideal para frutas e perfeito para as mãozinhas pequenas dos bebês. O item é feito em silicone e auxilia na fase de transição de alimentos. O frasco onde fica o alimento é de silicone, macio e as válvulas sensíveis à pressão no bico são ideais para alimentar o bebê.

Leia mais

Copo de transição auxilia no desenvolvimento dos bebês

Conheça os métodos de introdução alimentar para bebês

O que comer na gravidez? Tire suas dúvidas sobre a dieta ideal para gestantes

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário