a
HomeBebêVisão do bebê: veja como ele enxerga dos 0 aos 12 meses
visão do bebê
visão do bebê
s

Visão do bebê: veja como ele enxerga dos 0 aos 12 meses

Como será que o recém-nascido enxerga o mundo? Por mais que todos os sentidos sejam formados dentro da barriga da mamãe, a visão do bebê nasce imatura e vai se desenvolvendo pouco a pouco até os 12 meses de vida. 

Para sanar a dúvida dos papais curiosos, simulamos imagens que representam a visão dos pequenos até completar o primeiro aninho. Veja só:

visão do bebê

Visão do bebê recém-nascido

Ao nascer, a visão do bebê ainda é limitada e ele só consegue focalizar algo se estiver a 20 ou 30 cm de distância. Isso significa que quando está mamando no peito, consegue ver o rosto da mãe. 

Mesmo assim, as primeiras imagens exibidas no córtex visual dos pequenos são em preto e branco e muito embaçadas.

visão do bebê

Um mês

O bebê com um mês ainda está treinando sua visão e pode ficar “vesguinho” com frequência. Ele já aprende a focalizar os dois olhos ao mesmo tempo e seus olhinhos já podem se fixar por um tempo no rosto na mamãe. 

visão do bebê

Dois a três meses

Com dois meses, as cores começam a aparecer, sendo que a primeira delas é a vermelha, mesmo a visão continuando opaca. Até os dois meses ele já aprendeu a acompanhar um objeto em movimento com o olhar. 

Entre dois e quatro meses de idade, no entanto, as diferenças entre as cores vão ficando mais claras, e o bebê começa a distinguir tons semelhantes. 

visão do bebê

Quatro meses

Nessa fase, o pequenos começam a desenvolver a percepção de profundidade, que o ajuda a saber se alguma coisa está perto ou longe. 

Também passa a controlar melhor os braços, e assim o desenvolvimento visual acontece na hora certa para ajudá-lo a tentar pegar coisas tão intrigantes, como o cabelo, brincos ou óculos da mamãe. E que mãozinhas fortes, não é mamãe?

visão do bebê

Cinco meses

A maioria das crianças de 5 meses já aprendeu a distinguir entre cores básicas e agora começa a observar as pequenas diferenças entre os tons pastel. 

Elas também já são capazes de reconhecer um objeto vendo apenas uma parte dele, o que torna a brincadeira de esconder/achar muito mais divertida.

visão do bebê

Seis e sete meses

Agora o alcance da visão já estará quase maduro! Os traços ficam ainda mais nítidos e o bebê já consegue diferenciar rostos conhecidos, como o do pai e o da mãe.

visão do bebê

Oito a onze meses

Agora, a visão do bebê já é quase igual a de um adulto em relação a clareza e profundidade. Tanto os traços quanto as cores das imagens ficam mais precisos e o bebê enxerga ainda mais longe. 

Apesar de sua visão de perto ainda ser melhor que a de longe, ele já pode distinguir e reconhecer uma pessoa que esteja no lado oposto de uma sala, por exemplo.

A cor dos seus olhos também já está praticamente definida, embora possa ter algumas mudanças até os três anos de idade. 

visão do bebê

12 meses

Oba! O bebê já consegue visualizar muito bem detalhes do rosto dos pais e do ambiente ao seu redor.

bebês estranham

Cuidados com a visão do bebê

Ao nascer, é super importante que o pequeno realize o teste do olhinho, feito ainda na maternidade. Esse exame descarta doenças como a catarata congênita, o glaucoma e o retinoblastoma.

Após os cinco meses de idade, os papais podem observar se o bebê ainda fica estrábico ou tem dificuldades para seguir objetos com o olhar. Além disso, especialistas recomendam que crianças menores de um ano e meio não sejam expostas a telas, como televisão, celulares e tablets. 

Qualquer suspeita deve ser comunicada ao pediatra nas consultas de rotina. Comece a observar se:

  • O bebê tem dificuldade para movimentar um ou os dois olhos para todas as direções;
  • Ele passa a maior parte do tempo “vesguinho”;
  • A criança parece fazer força para enxergar, apertando os olhinhos;
  • Um ou os dois olhos tendem a ficar olhando para fora.

A visão do bebê

Como estimular a visão do bebê

Sabe qual é a visão mais interessante para o bebê nos primeiros meses? O rosto da mamãe! Por isso, bata um papinho com o seu amor e observe a sua interação na conversa. 

Conforme ele for crescendo, experimente brinquedos e bonecos em cores e formatos variados. Fazer movimentos na horizontal e na vertical ajuda muito a estimular sua visão. 

visão do bebê

Os móbiles pendurados no berço também chamam bastante a atenção da criança. Por isso, não perca tempo em investir nesses objetos! 

visão do bebê

Essa fase de descobertas é uma delícia! Aproveite cada momento com o seu amor e divirta-se junto com ele!

brincadeira com amiguinhos

Leia mais:

A visão do bebê: quando começa a se desenvolver?

Por que os bebês estranham algumas pessoas?

Tudo o que você precisa saber sobre a respiração do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Muito legal super interessante…

    2 de fevereiro de 2020
  • Minha bebê tem 3 meses, olha muito para o lado.
    Não acompanha muitos movimentos e raramente me olha

    16 de março de 2020
  • Meu bebê tem 13 dias e já acompanha com os olhos e segue o som de voz.

    13 de maio de 2020
  • Minha neném tem 11 meses estou notando que está com o olhinho torto será que volta normal ou tenho que procurar um oculista pra ela

    26 de agosto de 2020

Deixe um comentário