a
HomeBebêSmartphones e tablets afetam o desenvolvimento dos bebês
tablets
tablets
s

Smartphones e tablets afetam o desenvolvimento dos bebês

O seu pequeno ainda nem sabe falar ou andar direito, mas já fica ligado em brinquedos eletrônicos e nos famosos smartphones e tablets? Se a sua resposta foi positiva, é preciso ficar atenta! Recentemente, um grande estudo publicado pela revista científica JAMA Pediatrics revelou que o desenvolvimento da linguagem dos bebês pode ser afetado pelos brinquedos eletrônicos. Isso acontece porque eles diminuem a interação dos pequenos com outras crianças e, inclusive, com os pais. Entenda melhor!

tablets

Smartphones e tablets prejudicam bebês e crianças

 JAMA Pediatrics

O estudo da JAMA Pediatrics avaliou bebês entre 10 e 16 meses. Durante a pesquisa, os estudiosos notaram uma menor interação verbal entre as crianças e os adultos quando o brinquedo eletrônico estava envolvido. Em compensação, os bebês que estavam brincando com livros, brinquedos de madeira e outros objetos interagiam mais com os pais durante a brincadeira.

tablets

SCP e Academia Americana de Pediatria

Além dessas pesquisas, dois grandes institutos da América do Norte, a Sociedade Canadense de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria, fizeram uma série de estudos bem profundos sobre a febre tecnológica entre bebês e concluiram que há diversos problemas causados pelos eletrônicos em crianças de até 12 anos, como problemas relacionados ao sono, obesidade e grandes impactos pela radiação dos celulares.

tablets

Sociedade Brasileira de Pediatria

É bom lembrar também que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) já divulgou um manual de orientação para médicos, pais, educadores, crianças e adolescentes com uma série de recomendações em defesa da “Saúde das crianças e adolescente na Era Digital” — título do documento. A cartilha foi desenvolvida pelo Departamento Científico (DC) de Adolescência da SBP e foi baseada em diversos estudos nacionais e internacionais.

tablets

As primeiras orientações do Manual são sobre o tempo de uso da tecnologia digital, também conhecido como tempo de tela – em inglês, screen time. A SBP aconselha que esse período seja limitado e proporcional às idades e às etapas do desenvolvimento cerebral-mental-cognitivo-psicossocial das crianças e adolescentes.

tablets

Para saber todos os detalhes das recomendações, não deixe de conferir o Manual de Orientação “Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital” na íntegra!

Leia mais

Segura esse beijinho! Saiba por que não se deve beijar o bebê

Qual é a nota do seu bebê? Conheça o teste de APGAR

Terrible two: Prepare-se para a crise dos dois anos do bebê!

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário