a
HomeGravidez5 dicas para evitar estrias na gravidez
estrias na gravidez
estrias na gravidez
s

5 dicas para evitar estrias na gravidez

Durante a gestação, o corpo da futura mãe sofre muitas transformações, tanto pela alteração hormonal como pelo aumento de peso. As mudanças estéticas incluem o aparecimento de estrias na gravidez, as marquinhas tão temidas.

Mas, alguns hábitos podem prevenir o aparecimento das cicatrizes. Por isso, selecionamos 5 dicas para que você possa cuidar da beleza nesse período.

estrias na gravidez

O que são e como surgem as estrias na gravidez?

As estrias são comuns especialmente nas regiões do peito, barriga e coxas. Elas consistem em pequenas “linhas” que aparecem na pele com tom rosado e, mais tarde, tendem a ficar brancas. 

Essas cicatrizes, que se formam quando a pele estica de rapidamente em um curto espaço de tempo, aparecem pelo natural crescimento da barriga e mamas. 

A questão genética também conta, ou seja, se a sua mãe teve estrias na gestação, também é provável que você tenha. Mas isso não significa que você não possa preveni-las. Confira nossas dicas:  

1 – Use cremes e óleos para prevenção de estrias

As mamães que desejam fugir das marquinhas devem investir em óleos e cremes hidratantes para barriga, seios, quadris e coxas que sejam específicos para prevenção de estrias.

Os melhores são ricos em Vitamina E, super adequados para fornecer uma hidratação profunda à pele e promover o aumento da elasticidade da pele. 

estrias na gravidez

2 – Escolha roupas íntimas adequadas

Nessa fase, a mulher precisa usar calcinhas e sutiãs que sejam confortáveis e ofereçam suporte para a barriga e para o aumento dos seios. Evite utilizar peças muito justas e apertadas, que podem prejudicar a circulação. Dê preferência às roupas largas e, de preferência, algodão.

estrias na gravidez

3 – Faça massagem regularmente

Momento relax! Aproveite os momentos em que for hidratar o corpo para realizar uma automassagem, principalmente na barriga, coxas e mamas. Os movimentos leves e circulares ajudam a melhorar a elasticidade da pele e ativam a circulação sanguínea das áreas. Para um resultado mais efetivo, tente fazer diariamente!

estrias na gravidez

4 – Evite banhos quentes e demorados

Esse hábito vai ressecar a pele e toda a sua dedicação no uso de cremes para estrias será em vão. A dica também vale para qualquer momento da vida. 

estrias na gravidez

5 – Controle o ganho de peso

Evitar o ganho de peso excessivo também vai retardar o aparecimento das estrias na gravidez. Por isso, fique atenta à sua alimentação e mantenha uma dieta saudável e equilibrada.

Os alimentos ricos em vitamina C e E, como as frutas cítricas, cereais integrais e sementes são opções ricas em substâncias antioxidantes, que agem como estimulantes do colágeno da pele, contribuindo também para o combate às marquinhas.

consumo de água na gravidez

Além disso, beber bastante água, aproximadamente 2 litros por dia, também é muito importante para manter a hidratação adequada para a pele!

Tratamentos estéticos pós-parto

Essa hidratação deve continuar mesmo após a gestação. No entanto, só evite passar cremes, óleos e loções nos seios por causa da amamentação.

Se, mesmo com todos os cuidados, surgirem as estrias, existem tratamentos que visam minimizar o aspecto das cicatrizes, como cremes dermatológicos, peeling e seções com laser. 

estrias na gravidez

Dica: tente tomar boas doses diárias de sol. O bronzeamento natural é capaz de disfarçar as marquinhas e deixar a pele mais uniforme, além de ser uma fonte inesgotável de vitamina D.

 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais:

Coçar a barriga pode causar estrias na gravidez?

Saiba como se programar para a chegada do bebê mês a mês

10 dicas para cuidados de beleza durante a gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário