a
HomeDecoraçãoSignificado das cores no quarto do bebê
significado das cores
significado das cores
s

Significado das cores no quarto do bebê

Você já pensou na cor do quarto do bebê ou pesquisou sobre o significado das cores? Pode parecer uma escolha simples, mas a tonalidade do quartinho é extremamente importante para a decoração e o comportamento do bebê. As cores têm o poder de criar estímulos e influenciar sensações. Elas podem exercer efeitos sobre o humor, influenciar no sono, no apetite e muito mais.

É importante ressaltar que todos esses efeitos foram revelados por meio de um estudo sobre a influência e o significado das cores, chamado de cromoterapia. Por esses e tantos outros motivos, é possível perceber que escolher a cor ideal para o quarto do bebê não é uma tarefa tão simples.

Para ajudar você nessa escolha, vamos dar dicas e explicar o significado das cores no quarto do bebê:

Rosa: amor e aconchego

Muito usada nos quartos de menina, o rosa estimula as emoções e está ligado ao amor.  O tom é uma mistura de vermelho e branco e o significado do rosa é uma mistura do que essas duas cores representam.

Evite pintar todas as paredes de rosa forte, pois a cor em excesso pode trazer agitação e irritabilidade.

significado das cores

Para quarto de bebê, o ideal é o rosa claro, pois traz uma sensação de leveza e tranquilidade ao ambiente. Além de ter uma coloração encantadora, é impossível não se impressionar com todo o capricho de cada peça deste conjunto para berço.

significado das cores

Azul: tranquilidade e amplitude

A tonalidade está ligada a sensações de tranquilidade, paz e calma. Para a cromoterapia, o tom é capaz de aliviar a tensão, o medo e as palpitações. Quando usada na decoração, o azul  realça o poder do raciocínio e da intuição.

De acordo com o significado das cores, o azul claro está entre os tons mais recomendados para quartos porque está entre as cores mais relaxantes.

significado das cores

Esse quarto de bebê mistura o azul com o branco e o resultado não poderia ser diferente: a tranquilidade toma conta desse ambiente! Muitas pessoas inclusive afirmam que a cor azul é capaz de relaxar, diminuir a pressão arterial dos adultos e acalmar os bebês.

significado das cores

Lilás: romantismo e delicadeza

lilás  surge a partir de uma mistura equilibrada entre as cores vermelho e azul. Esse tom está em alta no mundo da moda e promete ser a cor do ano em 2019, portanto se trata de uma ótima opção para o quarto dos sonhos.

significado das cores

O lilás é uma cor adorável e esbanja delicadeza, romantismo e feminilidade. Esse quarto de bebê na cor lilás traz elementos que destaca todo amor atribuído ao décor do ambiente. A riqueza de detalhes é evidente, com babados, laços e uma estampa charmosa nos enxovais.

O papel de parede florido é a cara de um quarto de princesa!
significado das cores

Azul Marinho: elegância e harmonia

Seja no quarto de bebê tradicional ou montessoriano, o azul marinho é sinônimo de elegância e requinte. Esse tom de azul também é associado à nobreza e costuma ser escolhido para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade.significado das cores

Nesse enxoval montessoriano, o azul marinho é predominante e harmoniza muito bem com o branco. A estampa de carrinhos e as almofadas ressaltam essa temática apaixonante.

significado das cores

Amarelo: alegria e criatividade

Da mesma forma que o sol, o amarelo é cheio de vida e energia. O amarelo clarinho é ideal para quartos de menina ou quartos de menino. Os tons mais ‘pálidos’ de amarelo ajudam na concentração.

significado das cores

Este quarto de bebê mostra que conhecer os significados das cores é muito importante, já que a combinação do branco com o amarelo transmite uma sensação de paz e serenidade. Dá vontade de ficar nesse quarto dos sonhos um tempão, não é mesmo?

significado das cores

Branco: paz e frescor

A tonalidade traz calma, tranquilidade e pureza ao ambiente. O branco combina com todo tipo de decoração e cores. O tom é bom para os quartos pequenos, pois a cor ajuda a dar sensação de amplitude ao ambiente.
significado das cores

Esse enxoval branco além de ter um design clássico, se destaca com a riqueza de detalhes, como babados, laços, nervuras e rendas. Também é uma ótima ideia combinar o branco com algumas pitadas de cores mais coloridas, como o rosa, azul, verde ou amarelo. Esses tons acrescentam vibração e alegria ao ambiente.

significado das cores

Bege: requinte e conforto

bege também é uma cor que transmite calma e está bastante associada ao clássico. Unissex, o enxoval na cor bege harmoniza facilmente com toda a decoração do quarto de bebê, graças a sua neutralidade.

Nesse ambiente, a cor bege está acompanhada de delicados ursinhos bordados!

significado das cores

Outro detalhe marcante são os pontos alinhavos, aqueles risquinhos sutis na cabeceira, almofada decorativa e almofada bala. Aconchego e muito bem-estar são outras características proporcionadas pela cor bege.

significado das cores

Verde: saúde e serenidade

É considerado o tom do equilíbrio e representa a esperança. O verde também está associado à natureza, à tranquilidade e à saúde. É uma ótima escolha para o décor, pois esse tom é considerado perfeito para receber o bebê.

significado das cores

No quarto de bebê acima, o verde forma uma ótima combinação com o branco e pode ser visto desde o enxoval até nos mínimos detalhes do ambiente.

Curiosidades: O verde é a primeira cor que a retina humana reconhece. Pesquisas indicam que a cor verde contribui para a melhora da leitura e cognição. O significado das cores é sempre surpreendente!

significado das cores

Vermelho: originalidade e energia  

O vermelho é uma cor bastante enérgica e representativa, por isso é aconselhável que seja misturado com outras cores para amenizar sua força. Quando utilizada na medida certa, essa cor se torna estimulante para a criança.

significado das cores

Evite pintar muitas paredes do quarto do bebê de vermelho. Se você quiser usar a coloração, opte por usá-la em alguns detalhes da decoração ou do enxoval.

Nesse quarto de bebê, o vermelho é combinado com o azul bebê, branco e até o rosa, formando a harmonização perfeita de diferentes tons e significados das cores.

significado das cores

Laranja: vitalidade e otimismo

A cor laranja é a mistura do vermelho com o amarelo, significa alegria e também traz uma personalidade bastante forte ao quarto de bebê.

Para equilibrar a paleta de cores do ambiente, o laranja pode ser harmonizado com a branco e o azul claro, como é o caso desse belo quarto de bebê.

significado das cores

Também chama atenção as diversas raposinhas laranjas que integram esse décor, ela está presente no papel de parede, bastidores, abajur e nos enxovais para berço e cama babá.

Uma temática encantadora na cor laranja não poderia ficar de fora da nossa super seleção com o significado das cores!

significado das cores

 

Leia mais:

Tendências 2019 para decoração de quarto de bebê

Economize no enxoval levando um quarto completo!

Almofada para berço proporciona charme e aconchego para o enxoval

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Lindos os modelos de berço 5 em 1 Bia.
    Como fica as entregas fora do Estado!

    13 de novembro de 2018

Deixe um comentário