a
HomeDecoraçãoComo organizar o guarda-roupa do bebê?
guarda-roupa do bebê
guarda-roupa do bebê
s

Como organizar o guarda-roupa do bebê?

A chegada de um filho vem acompanhada de muita alegria, expectativas e uma certa dose de trabalho! Uma das missões da família é organizar o guarda-roupa do bebê e deixar o quartinho bem arrumado para recebê-lo.

Mais do que acomodar tudo em seu devido lugar, é fundamental que os itens mais importantes fiquem sempre à mão e com uma disposição prática que ajude os papais na rotina. 

guarda-roupa do bebê

Organizando o guarda-roupa do bebê sem complicação

Para as mamães de primeira viagem e até mesmo de segunda, a preparação do quartinho normalmente gera algumas dúvidas. Para curtir melhor a gestação e poupar tempo evitando fazer tudo na última hora, trouxemos dicas simples e eficazes!

Antes de iniciar a organização, é muito importante realizar três tarefas:

  1. Lavar as roupinhas e peças do enxoval com sabão neutro;
  2. Realizar uma boa limpeza em todo o guarda-roupa, principalmente dentro dos nichos, gavetas e cantinhos. Um pano levemente umedecido com água é o suficiente;
  3. Separar as roupas e calçados de acordo com os tamanhos RN, 0 a 3 meses, 3 a 6 meses, 6 a 9 meses, 9 a 1 ano e acima de 1 ano.

comoda-fraldario-5-gavetas-e-1-porta-gabriel-amadeirado-212989

Se você também optar por uma cômoda, ela é ideal para instalar o trocador e acomodar os produtos de uso diário: roupinhas, fraldas (sem a embalagem), algodão, lenços umedecidos e pomadas. Nas outras gavetas, você pode guardar as fraldas de pano, paninhos de boca e babadores, assim como outras peças pequenas, como sapatinhos, meias, luvas e toucas. 

No guarda-roupa, geralmente são colocadas as peças de tamanho maior, itens usados com menos frequência e roupas ocasionais.

Comece de cima para baixo no gurda-roupa do bebê

Na parte de cima, guarde os produtos que não serão usados tão cedo, como estoque de chupetas, fraldas, mamadeiras, talheres, pratinhos, copinhos, mordedores e brinquedos. 

Você também pode incluir neste espaço as peças de roupas de tamanhos maiores que não couberam nas gavetas ou no cabideiro. Elas podem ser colocadas em caixas com tampas e identificadas com etiqueta.

guarda-roupa do bebê

Cabideiros

Pendure as peças de tamanho RN e de 0 a 3 meses como vestidos, casaquinhos, macacões, jaquetas, calça jeans, jardineiras – que são as peças mais rotineiras. Se não tiver cômoda, lembre-se de dos bodies e calças (mijões). 

Para dar um toque de charme, utilize cabides infantis padronizados, ou seja, do mesmo modelo. Dessa forma, o móvel é otimizado e cria um efeito visual mais limpo e bonito. Se sobrar espaço, inclua as peças de 3 a 6 meses.

kit-cabides-granulados-coloridos-282541

guarda-roupa do bebê

Para facilitar ainda mais, use divisórias para cabide que identificam os tamanhos. Você também pode preferir por colocar de acordo com as estações, das roupas mais fresquinhas às quentinhas. 

Repartições

Organize fraldas de uso imediato e que não couberam na cômoda. Mantas, roupa de cama, banho e trocas de conjunto de berço podem ser organizados em pilhas ou dentro de caixas. Com os sapatinhos, organize um ao lado do outro e do tamanho menor para o maior.

guarda-roupa do bebê

Gavetas do Guarda-roupa

Hora de acomodar as roupinhas! Aqui, elas também são dispostas de acordo com o tamanho, sempre do menor para o maior, de cima para baixo. Por exemplo:

  • Gaveta 1: roupas de 3 a 6 meses;
  • Gaveta 2: roupas de 6 a 9 meses;
  • Gaveta 3: roupas de 9 a 1 ano;
  • Gaveta 4: roupas acima de 1 ano.

No primeiro ano de vida os bebês crescem muito rápido e, por conta disso, perdem roupas rapidamente também. Geralmente, de 3 em 3 meses o vestuário é trocado. Por isso, a ideia é que haja um rodízio entre as gavetas do guarda-roupa e da cômoda.

organizao_comoda_criana-mae_tipo_eu-8

Quando as gavetas começarem a ficar vazias, desça aquelas roupinhas que você colocou lá na parte de cima do armário para as gavetas. Dessa forma, o móvel fica muito mais funcional. 

Resumindo, a regra é básica: acessórios e roupas de uso constante no dia a dia devem ficar sempre à mão, acessíveis e ao nível dos olhos. 

Inspire-se!

Na Grão de Gente, você encontra mais de 90 modelos lindos com amplo espaço interno e diversos estilos para cômodos de todos os tamanhos. Se você está decorando o quarto de bebê com estilo provençal, clássico, moderno ou contemporâneo, vai encontrar o guarda-roupa ideal para o ambiente dos seus sonhos. Confira!

1700x1700

guarda-roupa-4-portas-2-gavetas-estrelas-amadeirado-248721

guarda-roupa-4-portas-e-2-gavetas-nuvem-234726

guarda-roupa-3-portas-2-gavetas-ludi-retro-cinza-311557

guarda-roupa-4-portas-2-gavetas-retro-chique-branco-cinza-313121

guarda-roupa-4-portas-requinte-186910

guarda-roupa-madeira-macica-2-portas-4-gavetas-luiz-xv-branco-288742

Se você é fã da tendência montessoriana, olha só essas opções de guarda-roupas e closets. Um show de charme para o seu amor desenvolver autonomia desde cedo!

mini-guarda-roupa-montessoriano-conquista-226662

mini-closet-montessoriano-234175

guarda-roupa do bebê

Veja todas essas opções de pertinho clicando aqui!

 

Leia mais:

Guarda-roupa de bebê: Precisa comprar? Como escolher?

Cor para o Quarto de Bebê: 55 inspirações para você arrasar na escolha!

Linha Premium: Coleção Play tem móveis montessorianos práticos e divertidos

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário