a
HomeDecoraçãoCômoda do bebê: 8 passos para organizar sem complicação
cômoda do bebê
cômoda do bebê
s

Cômoda do bebê: 8 passos para organizar sem complicação

Organizar a cômoda do bebê é uma tarefa deliciosa, pois significa que o grande dia está próximo! Além disso, quem não ama rever todas as roupinhas lindas que já comprou ou ganhou?

Mas, assim como o guarda-roupa, existe a melhor forma de organizar cada peça, para que a rotina se torne mais funcional com o bebê. Para te ajudar nessa missão, reunimos algumas dicas úteis e práticas.

cômoda do bebê

Como organizar a cômoda do bebê?

O padrão de arrumação da cômoda auxilia os cuidados, a amamentação e a troca de fraldas do bebê. A ideia é que todas as coisas possam estar sempre à mãe e ser facilmente encontradas no meio da madrugada, por exemplo. 

Escolhendo a cômoda do bebê

A cômoda do bebê é um móvel indispensável para o quartinho. Na Grão de Gente, você encontra mais de 100 modelos de diversas cores e estilos que agradam todos os gostos. Com ótimo espaço interno e materiais de qualidade, nossos móveis são sinônimo de custo-benefício. Inspire-se!

cômoda do bebê

cômoda do bebê

cômoda do bebê

cômoda do bebê

Se você já escolheu a cômoda do bebê, é hora de colocar tudo em ordem antes do novo integrante da família chegar. Nada de deixar para última hora, viu? O recomendado é começar o planejamento a partir da 30° semana de gestação.

1. Limpe bem o móvel

Antes de colocar os itens dentro da cômoda do bebê, é importante fazer uma boa limpeza nele. Como a pele do recém-nascido é muito sensível, evite usar produtos de limpeza convencionais, que podem causar alergias ou deixar o quarto com um cheiro muito forte. 

Providencie um pano novo e umedeça com produtos especiais para bebê ou apenas água. Lembre-se de tirar bem o pó das gavetas e dos cantinhos.

2. Acomode o trocador e o kit higiene na parte superior 

A parte superior da cômoda do bebê é onde a maioria das trocas de fraldas acontece. O local é o mais recomendado porque fica em uma altura confortável para os pais. Invista em um bom trocador para deixar seu amor bem confortável e seguro.

O kit higiene (que inclui potes, lixeira, porta fraldas e abajur) também será usado para limpar o bebê e deve ficar na parte superior da cômoda.

projota

3. Coloque os itens para a troca da fralda na 1° gaveta

Pomadinhas, toalhas umedecidas, fraldas e cremes devem ser guardados na primeira gaveta para facilitar o acesso dos pais ou de quem estiver trocando o bebê. Outros acessórios de uso frequente, como itens de amamentação, chupeta, cortador de unha, talco, termômetro e escovinha de cabelo também devem estar nesta gaveta.

cômoda do bebê

Se preferir, organize tudo em cestinhas e organizadores. Você pode deixar um pequeno estoque dos produtos que mais usa para facilitar a reposição no dia a dia e o abastecimento da bolsa maternidade.

Dica: na cômoda, deixe apenas o tamanho de fralda que estiver sendo usado no momento. O estoque com tamanhos maiores você pode guardar na parte de cima do guarda-roupa e ir retirando aos poucos.

4. Separe as roupas do bebê por tamanho

Durante essa fase, o bebê troca de numeração muito rápido. Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é separar todas elas por numeração. Separe da seguinte forma:

  • RN (Recém Nascido);
  • 0 a 3 meses;
  • 3 a 6 meses;
  • 6 a 9 meses;
  • 1 ano.

cômoda do bebê

5. Dobre as roupinhas

Depois de lavar as roupinhas com sabão neutro e deixar tudo bem passadinho, é importante saber dobrar as peças para otimizar o espaço do móvel. Veja como fazer:

– Blusa de bebê: você pode fazer igual a uma blusa de adulto. Primeiro, coloque a blusa com a parte da frente virada para baixo. Em seguida, dobre as mangas e as laterais para dentro até as partes se encontrarem ao centro. 

Depois, dobre a parte de baixo para cima e pronto! O resultado final deverá ser um quadrado, que você pode dobrar ao meio para que a roupa caiba enfileirada na cômoda.

cômoda do bebê

– Calça: junte os dois lados da calça e, em seguida, dobre ao meio, repetindo o processo. Pronto! Fácil, não? Com apenas três dobras você já pode guardá-la sabendo que ela vai otimizar muito espaço. Essa dica também vale para meias e mantas.

– Body: Apoie o body com a parte de trás virada pra cima. Depois, dobre a parte inferior – aquela que você abotoa a roupinha – um pouco pra cima e dobre novamente para formar um quadradinho. Se o modelo tiver mangas, basta fazer o mesmo processo das blusinhas.  

tendência frutinhas

Você também pode dobrar esse rolinho ao meio duas vezes, de forma a criar um pequeno pacotinho. Por fim, passe a parte mais elevada com botões por trás do body para poder fechá-lo com os da frente. 

6. Guarde as roupinhas por tamanho

Agora que as roupinhas já estão todas separadas e dobradas por tamanho, acomode sempre do menor para o maior, da gaveta de cima para baixo.

Muitas famílias optam por deixar apenas as roupinhas que o bebê usará no momento, por exemplo, do tamanho 0 a 3 meses. O restante pode permanecer guardado no guarda-roupa para fazer o rodízio conforme o crescimento do pequeno.

cômoda do bebê

Dica: evite as pilhas, pois elas impedem a visualização. De preferência, organize as peças sempre na vertical, uma atrás da outra. Dessa forma, você evita aquela baguncinha e ainda ganha espaço. Se preferir, organize as peças por cor, do tom mais claro para o escuro. 

7. Arrume fraldinhas de pano e outros acessórios

Depois das roupinhas, o ideal é guardar sapatinhos, meias, toucas, luvinhas e fraldinhas de pano usados com mais frequência. Aqui vale até acessórios de cabelo para as meninas. O que não couber, você pode colocar no guarda-roupa.

8. Use as gavetas mais baixas para colocar bolsas e mantinhas

Como exige um esforço maior para ser acessada, as gavetas mais baixas devem ser usadas para guardar objetos de pouco uso, como bolsas, cobertores, mantinhas e estoque de alguns produtos.

cômoda do bebê

Ao final da organização, você ainda pode utilizar etiquetas para facilitar a identificação de peças e tamanhos. 

Gostou das dicas? Clique aqui e escolha a sua opção de cômoda favorita!

 

Leia mais:

Como organizar o guarda-roupa do bebê?

Cômoda de bebê: Dicas para acertar na escolha!

7 dicas de itens essenciais no enxoval do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário