a
HomeGravidezAlimentaçãoFerro na gravidez: qual é a importância e onde encontrar?
ferro na gravidez
ferro na gravidez
s

Ferro na gravidez: qual é a importância e onde encontrar?

O ferro na gravidez é de extrema importância para o desenvolvimento do bebê e da placenta. Você já deve ter ouvido falar que a deficiência do mineral também é o principal responsável pela anemia. 

Como a quantidade de sangue aumenta em até 50% durante a gestação, é o ferro que produz mais hemoglobina – proteína que permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatório. Vamos entender melhor?

ferro na gravidez

A importância do ferro na gravidez

O ferro é super necessário para suprir as necessidades do feto que começar a fazer seus estoques no segundo trimestre da gestação. Você sabia que a deficiência em ferro é a mais comum no mundo? 

Esse problema atingiu 32 milhões de mulheres grávidas no mundo em 2011, principalmente em países de baixa e média renda. Pesquisas já associaram níveis insuficientes de ferro na gravidez a um maior risco de parto prematuro, mas ainda não há comprovação.

Ele também influencia no desenvolvimento cerebral e muscular do bebê, além de prevenir uma possível anemia durante a infância.

alimentação na gravidez

Onde encontrar ferro de forma natural?

Dois tipos de ferro são fornecidos pela dieta: o ferro heme e o ferro não-heme. O ferro heme está presente em alimentos de origem animal e são os mais absorvidos pelo organismo.

Já o ferro não-heme pode ser encontrado nos cereais e outros vegetais. Ele possui menor poder de absorção, mas pode ser combinado com alimentos ricos em vitamina C, como laranja e goiaba, para potencializar a sua ação. Confira!

ferro na gravidez

Alimentos fonte de ferro heme:

  • Fígado;
  • Carne vermelha;
  • Ovo;
  • Atum.

Alimentos fonte de ferro não-heme:

  • Quinoa;
  • Grão de bico;
  • Feijão;
  • Lentilha;
  • Folhas verde-escuras como couve, espinafre e brócolis.

ferro na gravidez

Suplementação de ferro previne baixo peso do bebê 

Mulheres que tomam suplementos de ferro ao longo da gravidez têm menor risco de dar à luz a bebês com baixo peso. Essa é a conclusão de um novo estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, que encontrou uma relação entre níveis adequados do nutriente em gestantes e recém-nascidos mais pesados.

Portanto, aquelas mulheres que recebem suplementação de ferro na gravidez correm menos risco de sofrerem anemia do que as que não tomam. Mas claro que a quantidade deve estar dentro dos parâmetros. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que gestantes tomem 60 miligramas de ferro por meio de suplementos todos os dias.

ferro na gravidez

Vale lembrar que é fundamental procurar a orientação de um médico e/ou nutricionista para garantir uma alimentação adequada para mãe e bebê. Cuide-se!

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais:

Pré-natal: Entenda mais sobre os exames na gravidez

Tudo sobre o ganho de peso ideal na gestação

Alimentação na gravidez: devo comer menos carboidrato?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário