a
HomeDecoraçãoCronograma mês a mês para montar o quartinho do bebê
montar o quartinho do bebê
montar o quartinho do bebê
s

Cronograma mês a mês para montar o quartinho do bebê

Montar o quartinho do bebê pode até parecer uma tarefa fácil, mas os meses que antecedem o nascimento do seu pequeno amor são bem agitados. Por isso, a organização será essencial para que os pais consigam conciliar a rotina das consultas médicas e a montagem desse cômodo tão especial sem transtornos ou aborrecimentos. Preparamos um cronograma da decoração de acordo com os meses da gestação para deixar tudo prontinho do jeito que você sonhou!

Como montar o quartinho do bebê:

Primeiro mês: inspire-se, informe-se e calcule

Busque referências visuais, de produtos e de preços. Nada como aproveitar a ansiedade do começo para ingressar no universo de decoração. Conte também com as redes sociais! Que tal salvar os produtos do Instagram Grão de Gente numa pastinha? É simples e fácil de fazer! Também tem o Pinterest, repleto de exemplos incríveis que enriquecem suas ideias.
montar o quartinho do bebê

Aproveite essa fase, ela é, sem dúvida, uma das mais divertidas! Se você já tem o espaço do novo quartinho, aproveite que a barriga ainda não começou a atrapalhar a sua vida e providencie uma fita métrica. Tire as medidas do ambiente, das janelas, portas e vãos. Anote num papel e não deixe ele escapar da sua bolsa.

Segundo mês: defina suas prioridades para montar o quartinho do bebê

Vamos orçar, ver os preços das coisas e definir o quanto gastar. O valor dos móveis e de enxoval varia de acordo com o material e estilo. Cada uma dessas escolhas demandará um prazo de espera e é essencial definir esses detalhes o mais cedo possível.

A partir do seu orçamento, está na hora de listar as prioridades. Por exemplo, se o quarto em questão tem carpete e faz parte dos seus planos trocá-lo por algo mais prático, isso deve estar no topo da lista. Afinal, ninguém quer mexer no chão com um monte de móveis e fraldas no meio do caminho.

montar o quartinho do bebê

Se a intenção é mudar muita coisa, fazer um acabamento de gesso no teto, interferir na iluminação e fazer uma super decoração, pode ser interessante contratar um decorador.  E, embora isso tenha seu preço, muitas vezes ele pode ajudá-la a fazer escolhas certas e a poupar em alguns aspectos. Em resumo, o prazo de todo o projeto vai depender da extensão e da sua organização. Quanto mais se mexe no ambiente e mais sofisticado o projeto, obviamente mais tempo e maiores os gastos.

Terceiro mês: as primeiras decisões

Mesmo que você ainda não saiba o sexo do bebê, nem o estilo que irá adotar, tente escolher o básico, como paleta de cores e possibilidades de temas se for menino, menina e até se optar por uma decoração sem gênero! Lembre-se de que para encomendas de alguns modelos de pisos, tecidos de paredes e acabamentos em geral há um intervalo entre a compra e a instalação – que pode levar até dois meses.

Paralelo a isso, é preciso decidir a respeito dos móveis. Você pode encomendar o berço e cômoda com um marceneiro, comprá-los novos ou de segunda mão. Seguir o conceito tradicional para montar o quartinho do bebê ou optar pelo estilo montessoriano. 

montar o quartinho do bebê

montar o quartinho do bebê

Quarto mês: mão na massa

Quebra- quebra e encomendas marcam essa fase. Está na hora de colocar o piso que foi comprado lá atrás. Resolveu rebaixar o teto e aplicar um gesso? Faça isso agora também. O mesmo vale para quem decidiu modificar a iluminação do ambiente e talvez precise interferir na parte elétrica.

montar o quartinho do bebê

A essa altura é bem provável que você já saiba o sexo do seu bebê. Com essa curiosidade resolvida, fica mais fácil bater o martelo com relação ao estilo da decoração para montar o quartinho do bebê. Para pagar menos e ter mais peças, os Quartos Completos da Grão de Gente são as melhores opções! Basta escolher o tema e você leva para casa peças essenciais para montar o quartinho do bebê com capricho!

montar o quartinho do bebê

montar o quartinho do bebê

Outra dica é usar esse mês para arrematar aos poucos os móveis que pesquisou.

Quinto mês: montagem

Na medida que as encomendas começam a chegar, o projeto toma forma. Uma vez a mobília básica no seu lugar, piso instalado e paredes enfeitadas, é possível partir para os móveis de apoio como aparadores, poltronas e prateleiras.

Sexto mês: retoques finais

Chega de perambular demais por ai, o corpo começa a sentir e pede para que a barriguda selecione melhor suas saídas de casa. Com o quartinho quase pronto, chegou o momento correr para o site da Grão de Gente e ver o enxoval– que tem papel essencial na decoração. Aquele abajur incrível, quadros, saídas maternidade, naninha ou um móbile fofo:  essa é a hora deles também!

montar o quartinho do bebê

Sétimo e oitavo mês

montar o quartinho do bebê

É fundamental se organizar para a essa altura da gestação – e do barrigão – você não precisa lidar com mão de obra e burocracias.  Chegou o momento de desacelerar e curtir os detalhes. E, enquanto arruma a mala da maternidade, dê atenção aos acessórios de banheiro. O kit higiene e as toalhas mais especiais ganham vez agora.

Nono mês

Hora de descansar e finalizar a mala da maternidade, a essa altura não há barriguda que aguente – e isso não é recomendável – andar muito tempo procurando coisas. Aproveite a reta final para curtir o ambiente novo e esperar com calma o grande dia!

Leia mais:

Passo a passo para decorar o quarto de bebê dos sonhos

7 dicas de itens essenciais no enxoval do bebê

Cômoda do bebê: 8 passos para organizar sem complicação

Como organizar o guarda-roupa do bebê?

 

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário