a
HomeBebêCárie de Mamadeira: saiba como evitar nas crianças
shutterstock_157362041
shutterstock_157362041
s

Cárie de Mamadeira: saiba como evitar nas crianças

Quando ouvimos sobre saúde bucal, logo pensamos nos adultos, mas saiba que os pequenos também são vítimas da grande conhecida: cárie. A atenção na higiene bucal das crianças deve ser igual à dos adultos. Os dentes estão começando a se fortalecer e a limpeza é indispensável para um crescimento dental forte e saudável.

Cárie
A cárie está relacionada principalmente à ingestão de líquidos açucarados durante à noite. Depois da mamada, o leite fica estagnado entre os lábios e os dentes da criança, criando um ambiente propício para o acúmulo e a proliferação de bactérias. Além disso, a salivação da criança diminui durante o sono. Esses fatores, associados a uma má higiene bucal, fazem com que a cárie se desenvolva rapidamente, causando estragos nos dentes das crianças.

Prevenção
As características da cárie pelo uso da mamadeira são dentes superiores acometidos pela doença e inferiores saudáveis, pois a língua acaba protegendo esses últimos do acúmulo durante a alimentação.shutterstock_157362041

É importante que a mãe não adicione açúcar ao leite da mamadeira e evite que a criança durma logo depois de mamar. Outra medida preventiva é o hábito de escovar o dente da criança depois de cada mamadeira e reforçar a escovação, com um pouco de pasta de dente antes de dormir, já que o período da noite é o mais crítico para o surgimento de cáries. Com o tempo, a mamadeira deve ser substituída gradativamente por líquidos no copo.

Por se tratar de dentes de leite, que tem o esmalte mais delicado, o problema se torna ainda mais grave, já que causa destruição rápida e severa dos dentes superiores.

Fique alerta e incentive os pequenos na higiene bucal desde cedo. Aquela velha história de que não devemos dormir sem escovar os dentes também vale para os filhos.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário