a
HomeBebêAlerta! O bebê de Rafa Brites foi internado, e o motivo é mais comum do que você pensa
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
s

Alerta! O bebê de Rafa Brites foi internado, e o motivo é mais comum do que você pensa

Rafa Brites e Felipe Andreoli tomaram um susto neste mês de março: o pequeno Roco, de apenas um mês de vida, foi internado às pressas na UTI Neo Natal da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. O motivo? O bebê de Rafa Brites desenvolveu uma bronquiolite em consequência do Vírus Sincicial Respiratório, ou VSR. Segundo uma postagem feita por Rafa Brites no Instagram, seu bebê ficou internado na UTI por seis dias, e voltou para casa na quarta-feira (22).

 

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

 

“Ver meu galeguinho de 1 mês e pouco internado na uti durante 6 dias numa incubadora assim foi o maior desafio que já passei em toda a minha vida”, desabafou Rafa Brites em seu Instagram. “Achei que meu leite ia secar de tanta lágrima que derramei. Desde que ele nasceu veio direto pro meu colo e dali não saiu. Eu tava tipo leoa. Na maternidade, nem pro berçário deixei levarem porque queria fazer tudo sozinha! Mas a vida é assim, ela ri de nós quando fazemos planos muito severos. Nessa quase uma semana na Uti Neo Natal da Casa de Saúde São José ele foi cuidado por MUITAS pessoas. Cada plantão chegava alguém novo. Uma enfermeira mais fofa que a outra. Cada médica(o) mais dedicada que a outra. Fisioterapeutas o fazendo ficar cada vez melhor. A mim só cabia amamentar. Entreguei ele nas mãos desses profissionais”.

 

Vírus que acometeu bebê de Rafa Brites é muito comum

O VSR, vírus que acometeu o bebê de Rafa Brites, pode atingir crianças e adultos, é sazonal e, nas regiões Sul e Sudeste, a temporada de maior circulação se dá entre os meses de março e julho. Em crianças acima de 2 anos e em adultos saudáveis causa sintomas semelhantes aos de um resfriado, mas pode ser fatal em prematuros ou com fatores de risco associados, como doenças pulmonares e no coração.

O bebê de Rafa Brites foi acometido pelo VSR: vírus pode ser letal em recém-nascidos

O bebê de Rafa Brites foi acometido pelo VSR: vírus pode ser letal em recém-nascidos

 

— Quem pega uma vez não fica com imunidade para o resto da vida. As infecções subsequentes podem passar como um resfriado comum. Quando acomete bebês saudáveis, dificilmente se hospitaliza. Mas, naqueles que estão no grupo de risco, aumenta em 16 vezes o nível de hospitalização — declarou ao Jornal Extra o médico Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Bronquiolite e pneumonia são as formas mais frequentes de infecção causada por VSR. O vírus é transmitido pelo ar, pela tosse e espirro, e mais frequentemente por meio de objetos: quando a pessoa infectada espirra, não lava as mãos e toca em objetos. Geralmente, que traz o vírus para perto do recém-nascido é um adulto contaminado, um irmão com gripe… alguém da própria família. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de proteger o bebê.

 

Saiba como proteger o seu bebê

 

Quem visita ou entra em contato com bebês recém-nascidos prematuros ou com alguma outra vulnerabilidade, deve sempre lembrar de lavar as mãos com frequência e usar lenços descartáveis em caso de tosse e coriza. O melhor é não deixar que pessoas com sintomas de resfriado visitem o bebê, especialmente nos primeiros meses de vida. Lembre-se que o VRS tem sintomas semelhantes aos da gripe, portanto a pessoa pode achar que está com gripe, mas na verdade pode estar carregando um vírus letal para bebês pequenos. Outro cuidado para quem tem recém-nascidos em casa é evitar locais fechados e aglomerados, como ônibus, shopping e cinemas.

Em casa, certifique-se de manter todo o ambiente limpo e arejado, e tenha um cuidado especial com objetos que muitas pessoas tocam, como maçanetas e principalmente os que o bebê tem acesso, como os brinquedinhos: jum pano limpo com álcool é dificiente para eliminar riscos de contaminação. Como já explicamos acima, o contágio se dá também por contato, ou seja, se uma pessoa infectada tocar um objeto ao qual o bebê tenha acesso, pode haver contaminação.

 

Leia Mais:

– Higiene é importante para prevenir doença de Inverno

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Isso para mim se chna coqueluche , foi o que minha bb teve, virus igual ao de uma gripe que quase a matou, causando bronquiolite , foi tenso e bem desgastante !! Mais gracas a deus hoje ela é uma menina saudavel e amada muito !( por isso quando os mais velhos dizem nao saiam de casa ate o bb completar 2 meses nao saiam, pelo menos ate a segunda dose de vacina, hoje gracas a deus a mae ja toma na gravidez essa vacina e quando o bb nasce toma a segunda dose , tem mais prevencao ! Mais os antigos sempre sabem!!)

    31 de março de 2017

Deixe um comentário