a
HomeMaternidadeDicas – de tudo um pouco!Troca de fraldas: conheça 10 dicas que vão facilitar a sua vida
troca de fraldas
troca de fraldas
s

Troca de fraldas: conheça 10 dicas que vão facilitar a sua vida

Saber como fazer a troca de fraldas do bebê pode ser uma dúvida muito comum entre as mamães e papais de primeira viagem. 

Você sabia que o recém-nascido precisa ter a fralda trocada cerca de oito vezes por dia? Ela deve ser substituída  sempre que a criança fizer cocô ou quando estiver cheia de xixi, o que costuma acontecer antes ou depois de cada mamada.

troca das fraldas

Como fazer a troca de fraldas

Primeiramente, é importante ter tudo próximo a você: algodão, garrafa térmica com água morna, toalhinha para secar o bebê, trocador, fralda descartável, cotonete e pomada contra assadura (se indicado pelo pediatra).

troca de fraldas

Para a família se sentir ainda mais confiante em cada troca, separamos 10 dicas para ajudar nessa missão. Confira:

1) Prepare um cantinho com trocador e kit higiene

Além da beleza e fofura desses produtos, ter um local prático e funcional para a troca de fraldas facilita muito a vida dos papais.

A cômoda fraldário é um exemplo de móvel funcional que otimiza muito o espaço e organização do quartinho.

comoda-4-gavetas-e-1-porta-palace-amadeirado-248039

troca de fraldas

Os trocadores  da Grão de Gente são peças-chave no enxoval do bebê. Confeccionados em tecido 100% algodão, são plastificados e preenchidos com espuma para deixar tudo mais fofinho!

trocador-de-fraldas-amiguinhos-safari-224548

Aposte em um kit higiene com garrafa térmica para manter a água em temperatura ideal na hora de higienizar o seu bebê. Potes, lixeira, porta fraldas e abajur são acessórios que também fazem toda a diferença!

kit higiene para bebê

troca de fraldas

porta-fraldas-varao-amiguinhos-o-rei-leao-combo-288334

2) Converse com o seu bebê

Essa é uma ótima oportunidade de criar vínculo com os bebês!

Para que as crianças se sintam bem durante a troca de fraldas, os pais podem conversar e fazer carinho, realizando breves massagens e até alongando suavemente seu corpinho.

troca de fraldas

Cubra a barriga do bebê para acalmá-lo e protegê-lo do frio e não se esqueça de sempre lavar as mãos antes de cada troca!

3) Coloque uma fralda limpa embaixo do bebê 

Ainda com a fralda suja, você pode colocar uma limpa embaixo do bebê. Assim, se ele resolver “fazer as necessidades” outra vez, você não terá que limpar o trocador, é só pegar outra.

Para os papais de primeira viagem, a parte mais difícil pode ser identificar qual é o lado certo da fralda. É bem fácil: a parte que tem as fitas adesivas (ou velcro) fica no bumbum. Essa parte das costas também costuma ser mais alta que a parte da frente.

troca de fraldas

Tenha uma roupinha limpa sempre à mão caso a fralda tenha vazado ou se acontecer algum “acidente” no meio da troca.

4) Mãos sempre no bebê

Por mais calmo e pequeno que seu bebê seja, nunca se afaste na troca de fraldas e mantenha sempre uma mão em cima dele, para evitar quedas.

shutterstock_698862412

5) Cuidado ao trocar os meninos

Ao trocar um menino, mantenha uma toalhinha ou fralda em cima dele para que você não leve um “jato” de xixi! Eles devem ficar com o pênis para baixo, de forma que evite vazamentos e machucados.

shutterstock_118466263

6) Cuidado ao trocar as meninas

As meninas devem ser limpas sempre de frente para trás, para não levar bactérias do ânus para a vagina, usando o algodão umedecido com mais leveza.

Caso acumule fezes na região vaginal, deve-se ter o cuidado de afastar os grandes lábios e higienizar. Se necessário, dê um banho na sua princesinha.

shutterstock_255839926

7) A umidade é amiga da assadura! 

Depois de passar o algodão molhado ou lenço umedecido no bebê, lembre-se de secá-lo com uma fralda de pano para depois passar a pomada ou talco.

troca de fraldas

8) Cuidado para não apertar

A fraldinha precisa estar na medida certa, pois se estiver muito apertada será desconfortável para o bebê e se estiver muito folgada pode causar vazamentos de fezes e urina.

Na hora de fechar as fitas na cintura, cuidado para não apertar demais. É comum que isso aconteça porque o bebê está deitado e com a barriga relaxada.

troca das fraldas

Se perceber que apertou demais, solte as fitas e faça o reajuste. O ideal é que caiba só um dedo entre a fralda e a barriga do bebê.

Passe também o dedo no elástico das perninhas, para garantir que nenhuma parte do material fique para dentro, o que poderia incomodar o bebê.

9) Brinquedinhos são bem-vindos

Caso o bebê esteja muito agitado, dê um brinquedinho, naninha, bichinho ou boneco para distraí-lo.

troca das fraldas

troca de fraldas

troca de fraldas

10) Higienize o trocador

Para os bebês não terem contato com os germes, lembre-se de higienizar o plástico do trocador sempre que necessário um lenço umedecido.

trocador-de-fraldas-nuvem-de-algodao-azul-274591

Para saber quando será a próxima troca, experimente colocar o dedo dentro da fralda a cada duas horas para ver se ela não está molhada demais ou se parece “pesada”.

Prontinho! Com o bebê limpinho, jogue a fralda suja fora e lave bem as suas mãos com água e sabão.

troca de fraldas

Leia mais:

Troca de fralda: Como montar um cantinho lindo e funcional?

Fraldas de pano: você usaria essa novidade?

Kit higiene para bebê: conheça os novos conjuntos em cerâmica e porcelana

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário