a
HomeDe mãe para mãeTeste de gravidez de farmácia: como funciona?
Teste de gravidez de farmácia
Teste de gravidez de farmácia
s

Teste de gravidez de farmácia: como funciona?

Um recurso bastante utilizado pelas mulheres quando há suspeita de gestação é o teste de gravidez de farmácia; entenda como seus fundamentos e sua eficácia.

Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

Ele detecta um hormônio que só está presente na mulher, em quantidade relevante, quando o embrião gruda na parede do útero (nidação). Esse hormônio se chama “gonadotropina coriônica humana”, ou simplesmente hCG.

O teste de gravidez de farmácia possui uma substância que, ao reagir com o hormônio como se fosse um anticorpo, transforma o pH do meio e colore duas linhas, o que é sinal de positivo. No caso de parecer apenas uma linha é porque não há hormônio para reagir: porque não há gravidez ou porque o teste foi feito cedo demais. Caso não apareça nenhuma linha, o teste não funcionou e um novo deve ser feito.

Teste de farmácia é seguro?

A eficácia desse teste de farmácia está na medição do hCG. Ele começa a ser produzido em quantidade suficiente para serem detectados depois de 12 dias da ovulação, aproximadamente, se houver gravidez.

Há produtos mais e outras menos sensíveis, depende da marca. Normalmente, a margem de erro é baixíssima. Se o resultado der positivo nos primeiros minutos, a gravidez é praticamente certa. Em casos raros, o hormônio pode ser detectado sem a gravidez existir.

Teste de gravidez de farmácia

Um recurso bastante utilizado pelas mulheres quando suspeitam de gravidez é o teste de farmácia; entenda como funciona neste post

Se houver uma grande suspeita e mesmo assim o teste for negativo, pode ser que ele tenha sido feito quando os nível de hCG não eram relevantes e um novo teste deve ser feito após alguns dias, de preferência quando a menstruação atrasar, para um resultado mais confiável.

Quais cuidados ter ao fazer o teste?

Antes de tudo: leia a bula. Cada produto tem sua especificidade e requer atenção. Alguns indicam que o teste deve ser feito com a primeira urina após acordar, outros pedem para que seja feito com uma urina retida por pelo menos quatro horas. É importante verificar também a data de validade e o estado do produto antes do uso, para assegurar um resultado certeiro.

Deu positivo, e agora?

Se o teste de farmácia deu positivo, é muito provável que você esteja grávida. A primeira coisa que deve fazer é marcar uma consulta com seu ginecologista para fazer o exame de sangue e ter certeza, além de começar o pré-natal. Em seguida, corra no site da Grão de Gente para começar a escolher o quartinho para o novo membro da família e aproveite essa nova fase. Ah! E parabéns 🙂

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário