a
HomeMaternidadeDicas – de tudo um pouco!Som do útero para acalmar o bebê funciona?
som do útero
som do útero
s

Som do útero para acalmar o bebê funciona?

Já ouviu falar que o som do útero pode acalmar o bebê quando ele estiver chorando? Esse recurso tem se popularizado cada vez mais entre as famílias que conseguiram tranquilizar o seu recém-nascido de forma instantânea ao reproduzir o ruído. 

shutterstock_641278225

A técnica tem grande destaque em vídeos no YouTube e já conta com diversos conteúdos que variam entre cinco minutos até oito horas de duração! 

Som do útero ajuda a acalmar o bebê: verdade ou mito?

Verdade! Assim como o barulhinho da chuva pode ser muito aconchegante para algumas pessoas, o som do útero pode ser o melhor do mundo para o seu filho! 

shutterstock_123426847

Na gravidez, como o corpo da mamãe se movimenta o tempo todo, mantendo o som dos batimentos cardíacos, do fluxo sanguíneo e até do funcionamento do estômago, esses ruídos chegam ao útero e acabam se tornando um som super familiar para o bebê. 

shutterstock_723056275

Alguns estudos comprovaram que a técnica causa mesmo um efeito calmante no bebê, transmitindo proteção e segurança. Que alívio, não é?

O desafio dos três primeiros meses

Geralmente, os bebês com até três meses de idade costumam chorar muito, devido à sua adaptação fora da barriga da mamãe e as terríveis cólicas que atingem a maioria dos recém-nascidos.

Só quem já passou pelo sufoco de tentar acalmar um bebezinho sabe o quanto essa situação pode gerar cansaço, insegurança e algumas dúvidas, principalmente nos papais de primeira viagem. 

shutterstock_496255705

Esse foi o caso do motorista de aplicativo Jonathan Teixeira, de 26 anos, que tentava de tudo para tranquilizar seu primeiro filho, Bernardo. 

“Foi maravilhoso descobrir o som do útero, ele realmente funciona! Quando ele chorava, a gente trocava a fralda, amamentava, fazia massagem para cólica, mas nada resolvia. Era só colocar o som que ele se acalmava e dormia automaticamente. Parece uma música mágica!”, brincou.

bebês suam

O ruído lembra o famoso “shhh” ou até mesmo o barulho de um secador de cabelo ou aspirador de pó. A vendedora Juliana Martins, de 26 anos, tentou algo semelhante com o pequeno Benjamin. 

“Antes de dar banho nele, eu já ligava o secador para ele ir se acalmando e sempre dava certo! Parece que ele realmente se sente dentro da barriga!, disse.

Teoria da exterogestação: conheça as vantagens

O som do útero faz parte da teoria da exterogestação, no qual a gravidez não dura apenas nove meses, mas 12. O conceito defende que os pais devem criar o máximo de sensações que a criança tinha durante esse período pelos primeiros três meses de vida. 

shutterstock_489618412

shutterstock_557012524

 

Há outros métodos que também podem auxiliar os pais nessa missão. Conheça:

  • Diminuir o espaço do berço usando ninho redutor;
  • Embrulhar o bebê em uma manta, cueiro ou em um porta-bebê;
  • Colocá-lo bem próximo a mãe ou o pai com um sling;
  • Fazer movimentos de balanço;
  • Dar banho de ofurô (banho de balde), que se assemelha ao ambiente intrauterino.

ninho

porta-bebe-com-capuz-chuva-de-amor-228588

shutterstock_278142344

Gostou das dicas? Coloque nos comentários qual a técnica que mais lhe chamou a atenção!

Leia mais:

Como lavar o enxoval de berço?

10 dicas para dar um UP na decoração do quarto de bebê

20 Mitos e Verdades sobre amamentação

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário