a
HomeMaternidadeQuarentena com crianças: 20 atividades para fazer em casa
quarentena com crianças
quarentena com crianças
s

Quarentena com crianças: 20 atividades para fazer em casa

O desafio de estar na quarentena com crianças é manter os pequenos entretidos sem se render apenas à televisão e ao celular! Para ajudar mamães e papais nesta missão, principalmente aqueles que estão trabalhando em modelo home office, reunimos dicas valiosas que unem criatividade e incentivam ações no estilo “faça você mesmo”.

quarentena

Quarentena com crianças: como entreter os filhos?

Para conter o avanço do novo coronavírus, os governos tiveram que suspender as aulas, fazendo com que muitas famílias adaptassem sua rotina para manter as crianças entretidas dentro de casa.

Ao mesmo tempo, os papais têm a dura missão de esclarecer que, apesar do tempo livre, este não é um período comum de férias. Grande parte dos familiares também começam a trabalhar remotamente, trazendo o questionamento: como usar a criatividade para manter a garotada ocupada nesse tempo?

quarentena com crianças

Manter horários para dormir, acordar e almoçar são formas de contribuir com os pequenos nesse processo. É importante  haver um ciclo de estudos, em turnos mais curtos do que os da escola. Mesmo sendo desafiador, esse momento também é uma oportunidade para se divertir e estreitar os laços entre pais e filhos. Veja as dicas de acordo com a idade:

Bebês até 1 ano

Até o primeiro ano, o bebê ama cores, texturas, sons e formas. Como está desenvolvendo os cinco sentidos, as brincadeiras mais interessantes para eles envolvem mordedores, naninhas, chocalhos e móbiles. Nos momentos em que o pequeno não estiver dormindo, experimente:

  • Colocá-lo em um tapete bem fofinho com bichinhos de pelúcia ao redor;
  • Brincar com o pequeno na frente do espelho;
  • Cantar musiquinhas, ensinar a bater palminhas e dançar. 

como brincar com o bebê

tenda-dossel-tule-e-renda-coracoes-rosa-com-cortina-de-led-2m-271459

quarentena com crianças

Bebês até 2 anos

Agora o bebê já anda sozinho e o começa a ter mais equilíbrio e coordenação motora. Nessa fase, você pode:

  • Oferecer uma bola de plush e jogar com o bebê;
  • Apresentar instrumentos musicais de brinquedo;
  • Propor um desenho com giz de cera para os primeiros rabiscos;
  • Presentear com peças de montar tipo Lego (adequado para a idade);
  • Fazer teatrinho de fantoches, dedoches e contação de história em uma cabana ou tenda. Eles vão amar!

Crianças no berçário ou escola infantil

tenda infantil

quarentena com crianças

Crianças a partir de 2 anos

A partir dessa idade, a fase da imaginação começa a aflorar! As crianças adoram correr, pular, girar e ter brincadeiras ao livre. Caso a família não tenha um espaço em casa para essas atividades, sempre dá para improvisar. Reunimos diversas ideias que podem ser adaptadas para todas as idades. Confira: 

  • Amarelinha em casa: essa brincadeira desenvolve noções espaciais, equilíbrio, força muscular e muita diversão! Para adaptar a atividade em casa, conheça nossos tapetes exclusivos

quarentena com crianças

  •  Incentive o estudo de forma lúdica: revistas e livrinhos infantis são materiais que desenvolvem o aprendizado e o hábito da leitura;
  • Prepare receitas com os ajudantes mirins: com os pequenos, escolha os quitutes que mais gostam e deixe que o pequeno coloque a mão na massa (literalmente!). Quem sabe nessa atividade você não descobre um mini mestre cuca?

quarentena

  • Jogo da memória educativo: imprima monumentos históricos do mundo e espalhe as figuras. Quando achar as duas fotos iguais, incentive o pequeno a adivinhar onde é e aproveite para falar sobre a cultura, comida e capital do país;
  • Coloque a organização em prática: estimular a garotada nas tarefas do lar também é uma maneira de entretenimento e ainda desenvolve o senso de responsabilidade quanto ao compromisso de manter a casa limpa e arrumada;
  • Faça você mesma: aqui vale brinquedos feitos de sucata ou papelão. São atividades simples usando materiais que facilmente estão à mão, como tesoura, papel, palitos, canetinhas, caixas de fósforo e rolos de papel higiênico. Além de empolgante, a tarefa ainda ensina sobre reaproveitando de materiais que iriam para o lixo;
  • Momento família: que tal uma sessão de cinema com pipoca em casa? Aproveite para escutar as músicas que a família mais gosta e, quem sabe, transformar a sala em uma pista de dança!

quarentena com crianças

  • Festa a fantasia/teatro na sala: cada dia pode ser um tema! Nessa brincadeira, você pode pedir para que o pequeno se vista como quiser e imite seu personagem favorito;
  • Caça ao tesouro: esconda um objeto em algum cantinho da casa e dê pistas para que a criança ache. Será super divertido!
  • Brincadeiras tradicionais: mímica, estátua, quebra-cabeça, jogos de tabuleiros e jogo dos sete erros (você pode trocar objetos de lugar e perguntar o que está errado) são clássicos que nunca saem de moda;
  • Fazer slime: ela é a nova febre entre a garotada! Essa massa mole, que se assemelha a uma geleca, incentiva o desenvolvimento motor e cognitivo da criança, além de ter efeito calmante ao manusear. Para produzir em casa, basta consultar alguns dos tutoriais presentes na internet;  

quarentena com crianças

  • Para o fim do dia: quando as crianças tiverem tomado banho, que tal uma brincadeira sem bagunça? Procure uma palavra no dicionário e peça para os pequenos adivinharem o significado. Muitas risadas podem vir da tentativa em descobrir o que significa palavras como obséquio, âmago, esdrúxulo, ígneo e por aí vai.  

Você faz alguma atividade diferente com o seu filho? Conta para a gente nos comentários!

Lembre-se que o isolamento domiciliar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é essencial para controlar a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Portanto, ficar em casa é uma atitude de amor e proteção! Em breve, vai ficar tudo bem!

quarentena com crianças

Leia mais:

Quarentena: 12 atividades para grávidas e mães fazerem em casa

Grão de Gente disponibiliza curso grátis para gestantes em quarentena

6 dicas para prevenir o coronavírus em crianças e bebês

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Excelente matéria!

    28 de março de 2020

Deixe um comentário