a
HomeGravidezAmamentaçãoAmamentação e autoexame ajudam a prevenir o câncer de mama
prevenir o câncer de mama
prevenir o câncer de mama
s

Amamentação e autoexame ajudam a prevenir o câncer de mama

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população e prevenir o câncer de mama no Brasil. O objetivo é compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Por isso, o Blog Grão de Gente selecionou medidas importantes para prevenir o câncer de mama, como o autoexame e a amamentação, por exemplo. Para viver uma vida mais saudável e segura são necessários alguns hábitos e claro, muita informação, confira!

Faça o autoexame para prevenir o câncer de mama

O autoexame é essencial para a saúde da mulher, através dele muitos casos foram identificados rapidamente e tratados com sucesso. É importante lembrar que o autoexame não exclui a necessidade de realizar exames clínicos a cada dois anos a partir dos 30 ou 35 anos.

prevenir o câncer de mama

Outro ponto que deve ser destacado é o fato de que encontrar um nódulo não quer dizer que seja um câncer, por isso apenas um médico pode fazer o diagnóstico, através de exames clínicos como a ultrassonografia e os exames de sangue, por exemplo. Conheça os tipos de autoexame e saiba como realizá-los.

Em frente ao espelho:

  • Posicione-se em frente ao espelho;
  • Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
  • Coloque as mãos na cintura fazendo força;
  • Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
  • Pressione levemente o mamilo e verifique se há saída de secreção.

Em pé (pode ser durante o banho)

  • Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
  • Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
  • Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
  • Sinta a mama;
  • Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
  • Repita os movimentos na outra mama.

Deitada

  • Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;
  • Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;
  • Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);
  • Depois apalpe as axilas;
  • Inverta o procedimento para a mama esquerda.

Amamente o máximo possível

A amamentação traz inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê, entre eles está a prevenção do câncer de mama. Segundo uma pesquisa revelada pelo Instituto Americano de Pesquisa sobre Câncer,  durante o período de amamentação, as mães não passam por alterações hormonais, nem menstruam.

Dessa maneira, não ficam expostas a hormônios que podem causar o câncer de mama, como o estrogênio. Outro fator que beneficia as mamães é a redução das células danificadas que são substituídas por novas, isso ocorre devido ao roteamento dos tecidos da pele após a lactação.

Priorize alimentos saudáveis

Segundo estudo realizado pelo periódico British Medical Journal (BMJ), incluir na alimentação duas porções de atum, salmão ou sardinha por semana reduz o risco de uma mulher desenvolver a doença. Isso acontece pois esses peixes são ricos em gordura insaturada, que fazem muito bem a saúde. Além disso, a sardinha contém altos índices de vitamina D, um proto-hormônio que interfere no crescimento do câncer.

Outros alimentos também não podem ficar de fora da sua alimentação, já que entre diversos benefícios, também contribuem na prevenção do câncer. Frutas, fibras e vegetais como o brócolis, repolho e couve são alimentos ricos em diversas vitaminas e ótimos aliados para manter o peso.

prevenir o câncer de mama

A soja também se destaca na prevenção do câncer, pois evita a proliferação de células mamária, devido aos estrógenos vegetais em sua composição, além disso, estudos comprovam que a incidência do câncer de mama nos países asiáticos é menor pelo fato de que nesse continente o consumo da soja é diário.

Banho de sol moderado também traz benefícios

Quando as mulheres tomam sol em quantidades adequadas e protegidas por protetor solar, elas ganham um grande aliado para prevenir o câncer de mama. Isso acontece porque a exposição ao sol aumenta a produção de vitamina D, que contribui para evitar a doença.

Idade e fatores genéticos devem ser motivos de atenção

Mulheres com mais de 40 anos ou com histórico de câncer na família devem redobrar a atenção, o controle deve ser reforçado de modo que os exames clínicos e o autoexame devem ter sua periodicidade informada pelo médico.

Evite ingerir bebidas alcoólicas

Não consumir bebidas alcoólicas é uma excelente iniciativa para prevenir o câncer de mama. Estudos apontam que as mulheres que consumiam diariamente de cinco a 14 gramas de álcool apresentaram aumento de 30% no risco de desenvolver câncer de mama.

Pratique atividades físicas

O estrogênio é produzido em maior quantidade por mulheres sedentárias. O excesso desse hormônio é um dos responsáveis pelo surgimento do câncer de mama, por isso realizar atividades físicas é sempre uma ótima alternativa.

prevenir o câncer de mama

Evite o uso do cigarro

Pesquisas comprovam que o cigarro é um dos fatores que predispõe o desenvolvimento do câncer. De acordo com o estudo Women’s Health Initiative, as mulheres que foram fumantes por um período de 10 a 29 anos, aumentam as chances de desenvolvimento da doença em 10%. Já as mulheres que fumaram de 29 a 49 anos, aumentam o risco em 25%, enquanto as mulheres que fumaram por mais de 50 anos podem chegar até 62% de risco.

Reposição hormonal deve ser controlada

A reposição hormonal deve obedecer sempre critérios médicos baseados em exames que comprovem que esse tipo de tratamento é necessário. Mulheres na menopausa e com histórico familiar de câncer normalmente não são liberadas para esse tipo de tratamento.

Acompanhamento médico é indispensável

Uma das atitudes mais importantes para prevenir o câncer de mama, o acompanhamento médico faz toda a diferença e se torna essencial para uma vida saudável em todos os aspectos. Por isso, não deixe de visitar um clínico geral de maneira regular, somente ele será capaz de tomar medidas essenciais para a garantia da sua saúde e qualidade de vida.

Leia mais

10 problemas na amamentação e como resolvê-los

Benefícios da amamentação para a saúde materna

Plano de saúde na gravidez: Um guia completo

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário