a
HomeMaternidadeÉ normal ter perda da memória no pós-parto?
perda da memória no pós-parto
perda da memória no pós-parto
s

É normal ter perda da memória no pós-parto?

Você já deve ter ouvido falar que a gravidez deixa as mulheres mais esquecidas e com raciocínio lento, não é? Mas, será que também é comum ter perda da memória no pós-parto?

Conhecido como momnesia ou pregnancy brain (“cérebro de gravidez”), quatro entre cinco gestantes e mães recém-paridas relataram sofrer com o fenômeno, que foi confirmado recentemente por pesquisadores da Universidade Deakin, na Austrália. 

Eles analisaram diversos estudos sobre as mudanças cognitivas durante a gravidez, com impacto na memória e atenção. Vamos entender melhor?

perda da memória no pós-parto

Por que ocorre a perda da memória no pós-parto?

As alterações na memória da gestante começam no terceiro trimestre e no puerpério, quando a mulher precisa lidar com a nova rotina com o bebê. 

Por isso, é super compreensível ter a perda da memória no pós-parto, já que existe o cansaço, a privação de sono, o descanso interrompido, o início da amamentação e as mudanças hormonais. Dessa forma, os primeiros dez dias podem ser os mais desafiadores para a qualidade da memória e alterações de humor. 

Afinal, após várias noites mal dormidas não é nenhuma surpresa que o cérebro faça as mamães fazerem coisas estranhas, como esquecer a chave de casa, não lembrar onde deixou o celular ou o nome das pessoas. 

amamentar de madrugada

A partir do momento em que as mães são arrancadas da sua rotina de sono, elas se concentram imediatamente nas necessidades do bebê e passam para o automático tudo aquilo que não diz respeito ao pequeno.

Essa mudança de foco permite que o cérebro desenvolva algumas habilidades essenciais para a vida da mamãe como: maior sensibilidade, aumento da percepção, foco nas necessidades do bebê, sono mais leve, entre outras.

É tudo culpa dos hormônios!

A verdade é que a gravidez causa uma reviravolta hormonal no corpo da mulher! Você sabia que, nessa fase, o estrogênio e a progesterona estão concentrados de 15 a 40 vezes a mais no sangue?

Toda essa enxurrada de hormônios também influenciam no funcionamento do cérebro! Além disso, o aumento da quantidade de sangue e líquidos nas células durante a gravidez também parece influenciar na atividade de alguns circuitos do cérebro. Quem diria, né?

esquecimento na gravidez

Quanto tempo dura?

A duração varia em cada mulher, pois deve-se levar em consideração o tempo que ela leva para se adaptar à nova rotina, reduzir seu nível de estresse e voltar à normalidade hormonal e física. De modo geral, esse período varia do nascimento do bebê até seis ou oito semanas após o parto.

#FicaaDica:  Como o cérebro é um músculo, ele precisa ser estimulado para ter uma boa performance!

Ler, estudar, montar quebra-cabeça, anotar todos os compromissos, fazer caça-palavras e manter uma rotina são as sugestões que podem ajudar a driblar os lapsos de memória. A prática de exercício físico também é indicada para liberar endorfina e combater o estresse próprio dessa época!

perda de memória no pós-parto

Quer ter mais informações sobre gestação e pós-parto? Conheça a Beabá Grão de Gente – nossa plataforma online especializada em levar conteúdo com responsabilidade e qualidade para gestantes e mães! Nela, você tem 20 aulas com os melhores profissionais! Acesse aqui!

blog-parto-e-pos-parto

Leia mais:

Deu branco? Entenda por que acontece o esquecimento na gravidez

Libido no pós-parto: como fica a sexualidade feminina depois da gravidez?

20 Mitos e Verdades sobre amamentação

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário