a
HomeDe mãe para mãeNatal com bebê: 5 dicas para decorar a casa de forma segura
natal com bebê
natal com bebê
s

Natal com bebê: 5 dicas para decorar a casa de forma segura

Árvore iluminada, guirlandas coloridas, bolas brilhantes e, claro, o Papai Noel! Essa época é de puro encanto para os pequenos, mas é preciso tomar alguns cuidados com a segurança do bebê na decoração do lar. Para te ajudar, preparamos algumas dicas para o Natal com bebê ser inesquecível e seguro!

natal com bebê

Decoração de Natal com bebê

As cores e luzes do Natal chamam a atenção de todas as crianças, especialmente dos bebês que estão prontos para explorar tantos elementos diferentes. Por isso, apesar de parecerem inofensivos, os enfeites podem esconder grandes riscos.

Árvore de Natal

Vamos começar pela estrela da decoração de Natal? A árvore é indispensável para uma decoração caprichada nas festas de fim de ano. O primeiro cuidado é na compra! A família deve se certificar que a peça é aprovada pelo Inmetro e feita de material não inflamável (busque “resistente ao fogo” na embalagem).

Dependendo da idade da criança — quanto mais novas, mais difícil será manter suas mãozinhas longe do adereço —, a árvore deve ser mantida em um local que dificulte o acesso. Por isso, aposte em árvores menores nos primeiros anos de Natal com bebê, para conseguir colocá-la em locais mais altos. As de chão favorecem acidentes!

Enfeites de Natal

Sem eles, o Natal perde a graça! Mas dá para aproveitar toda a graça e encanto de bolas, estrelas, presépios e outros enfeites com segurança no Natal com bebê.

natal com bebê

Prefira peças de plástico ou feltro e de tamanho médio, minimizando os riscos de serem engolidas. Não compre enfeites “quebráveis”, com bordas afiadas ou com pontas.

Luzes de Natal

Invista em um pisca-pisca de qualidade, preferencialmente de LED, que não esquenta. Também verifique a finalidade do enfeite, especialmente se for colocado no lado de fora da residência para evitar o risco de curto-circuito.

Na decoração interna, mantenha as luzes longe do alcance das crianças, sempre ao alto e sem possibilidade de ser alcançada. Tome o cuidado de desligar tudo antes de dormir e quando sair de casa.

Velas

Natal com bebê não combina com velas, certo? Durante a ceia, se fizer questão de acendê-las, lembre-se de manter as crianças bem afastadas. Use suportes para velas não inflamáveis e coloque-os onde não possam cair.

natal com bebê

Presentes na árvore

É bom evitar! Além de despertarem mais a curiosidade do bebê, que ficará curioso para mexer na árvore, o papel de presente é altamente inflamável. Se o pisca-pisca for de modelos antigos, o risco da embalagem queimar é grande.

Dica!

Quem preferir um Natal com bebê e uma decoração interativa, pode apostar nas árvores lúdicas. Inspirada pelo método montessoriano, a ideia traz painéis em formato de árvore de Natal. O pequeno pode brincar com enfeites adesivos, normalmente feitos de feltro, plástico ou papel.

Importante! Nunca deixe o bebê sozinho no ambiente que esteja decorado para o Natal. O encantamento e curiosidade pode levar os pequenos a buscar formas de chegar até a árvore e causar sérios acidentes.



Leia mais:

Como montar um quarto montessoriano de bebê?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário