a
HomeMaternidadeDicas – de tudo um pouco!Mãe cansada? Reserve um tempo pra si!
shutterstock_566322181
shutterstock_566322181
s

Mãe cansada? Reserve um tempo pra si!

 

A rotina de uma mãe quase sempre é extenuante,  e é normal que você se sinta a própria mãe cansada às vezes.  Cuidar dos filhos, do trabalho, reservar tempo para o parceiro e para todos os pequenos problemas que surgem no dia a dia é uma maratona digna de super-heroína. É natural que bata o sentimento de cansaço, o desgaste e impotência. Mas fiquem atentas! Mãe não é Mulher Maravilha, embora tenha que agir como uma quase sempre.

“O autocuidado é fundamental, para manter-se bem física e psicologicamente”, alerta a enfermeira do site Alô Mamãe, Marilene Pereira de Oliveira. A enfermeira explica que, independente da mulher vivenciar a primeira maternidade ou ter mais de um filho – embora as preocupações com a primeira experiência materna sejam naturalmente maiores – todas as mães vivenciam momentos de estresse e sobrecarga, e por isso mesmo precisam estar atentas às suas necessidades.

 

mãe cansada

Mãe cansada: É essencial prestar atenção às suas necessidades

 

“São tantas as atividades que se acumulam para uma mãe, que coisas simples como tomar um banho, lavar os cabelos, fazer uma maquiagem ou até mesmo ir ao banheiro tornam-se difíceis”, explica. Por isso, o site Alô Mamãe preparou uma série de dicas importantes que podem ajudar você, mãe cansada, a organizar melhor seu tempo, de forma que haja espaço para o autocuidado, essencial para estarmos equilibradas no dia a dia. O importante é que você não desanime diante do cansaço, sentimento de impotência ou até mesmo do sentimento de culpa: respire fundo e persista!

 

Manual de socorro à mãe cansada:

 

– Aprenda a delegar funções: atividades corriqueiras como ir ao supermercado, buscar o filho na creche, limpar a casa e passar roupa podem ser compartilhadas com seu parceiro ou outras pessoas. Pense nisto!

– Converse com seu parceiro sobre os seus anseios e medos. Peça ajuda sempre que sentir necessidade.

– Planeje sua rotina: liste tudo que você precisa fazer. Estabeleça prioridades colocando data e horário para executá-las. Certamente a chance de sucesso será maior

– Adiante-se: coloque suas contas básicas, como água, luz e telefone em débito automático; use uma agenda para programar marcações de consultas, datas de festas de aniversário, compromissos familiares, dias de folga da empregada, etc.

– Retome antigos projetos: procure dividir seus planos em etapas, com uma previsão de tempo realista para realizá-las. Você também pode dividir em grupos para facilitar. Por exemplo:  projetos pessoais, familiares, profissionais.

– Tenha uma vida social: saia para namorar, ir ao cinema com uma amiga, passear no shopping.

– Dedique um momento do dia para você: pelo menos 30 minutos para acabar com esse visual de mãe cansada: cuidar do cabelo, das unhas ou mesmo ouvir música e fazer uma leitura. Esse tempo é o seu “remédio”, por isso, não deixe de usufruí-lo.

– Pratique uma atividade física: existem atividades que você pode fazer acompanhada do seu bebê. Procure se informar e curta este momento.

– Busque ajuda profissional se achar necessário: se não estiver conseguindo lidar com toda essa carga emocional, procure um profissional. Não há nada errado em precisar de ajuda, e seu bem-estar é fundamental.

 

Sobre Alô Mamãe:


O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário