a
HomeMaternidadeLibido no pós-parto: como fica a sexualidade feminina depois da gravidez?
libido no pós-parto
libido no pós-parto
s

Libido no pós-parto: como fica a sexualidade feminina depois da gravidez?

Muitas vezes o assunto é um tabu entre as mulheres, mas a falta de libido no pós-parto atinge a maioria das mamães que acabaram de dar à luz e acredite: é algo super normal!

Após a apresentadora Sabrina Sato declarar que o desejo sexual não estava o mesmo depois do nascimento de Zoe, o tema veio à tona, principalmente sobre a sua relação com a amamentação.

libido pós-parto

Afinal, o que interfere para que isso ocorra? Quanto tempo demora para resgatar a vida sexual? O que fazer para o relacionamento não esfriar? Reunimos as principais dicas para que as mamães da Grão de Gente passem por essa fase de forma mais tranquila.

Sabrina Sato expõe falta de libido no pós-parto

Sabrina Sato é gente como a gente! Ela abriu o jogo e decidiu compartilhar sua experiência no puerpério, período conhecido como quarentena ou resguardo. 

“A quarentena havia terminado, mas a libido não estava igual. E olha que eu sempre tive em abundância! Perguntei à minha médica o que estava acontecendo e ela me informou que isso era completamente normal e que esse momento logo passaria”, disse em uma de suas entrevistas.

A falta de libido no pós-parto da apresentadora demorou mais de seis meses para passar, mas hoje ela garante que tudo voltou como era antes. “É importante debatermos este assunto para não romantizar a maternidade”, completou, fazendo com que suas declarações ganhassem o apoio de diversas mulheres que já passaram pela mesma situação.

libido no pós-parto

Libido no pós-parto e amamentação: qual a ligação?

A boa notícia para os casais com bebês recém-nascidos é que essa fase passa, assim como afirmou Sabrina.”Para mim teve a ver com parar de amamentar. Assim que isso aconteceu, voltei a menstruar e minha libido voltou”, garantiu. 

Isso acontece porque tanto na gestação quanto no pós-parto, há uma série de alterações hormonais no corpo da mulher. Durante a amamentação há a produção da prolactina, hormônio responsável pelo leite. Com a combinação da baixa do estrogênio, ocorre a diminuição da lubrificação vaginal natural resultando na perda do libido.

Por isso, nada de se frustar ou se cobrar, viu mamãe? Ressaltamos a importância do homem compreender e estar ao lado da mulher nesse momento passageiro.

libido pós-parto

Quais outros fatores atrapalham o apetite sexual?

O período após o puerpério também é marcado por alterações físicas e mentais. Os hormônios femininos ainda estão confusos e o corpo, aos poucos, vai tentando se recuperar das grandes mudanças que passou ao longo da gestação. Entre os fatores estão:

  • Prioridade no cuidado com o bebê;
  • Pressão pelo desempenho da função materna;
  • Baixa qualidade do sono e cansaço;
  • Seios sensíveis;
  • Insatisfação com o próprio corpo e problemas de autoestima;
  • Medo de engravidar novamente;
  • Receio de sentir dor na relação;
  • Baby blues e depressão pós-parto. 

libido pós-parto

Mesmo assim, o corpo é uma caixinha de surpresas e é possível, sim, que a mulher sinta prazer no sexo pouco tempo depois de dar a luz. Isso acontece, na maioria dos casos, se o casal tiver uma vida sexual ativa e prazerosa antes da gravidez.

Nesse caso, é comum que eles voltem à rotina com a mesma qualidade e intensidade. Mas não se cobre! Vale lembrar que cada mulher é única e deve retomar a vida sexual quando se sentir confortável.

Como evitar a queda da libido no pós-parto

Estudos revelam que a volta do desejo, do prazer e da frequência das relações aos níveis anteriores à gravidez pode demorar até um ano. Mas fique tranquila! Não é preciso esperar tanto para retomar a vida sexual. 

Apesar das mães terem motivos de sobra para colocar o sexo no final da lista de prioridades, o casal não precisa se acomodar. Confira algumas dicas importantes para retomar o ritmo sexual:

  • Falar abertamente sobre o problema com o parceiro, afinal essa questão afeta os dois e é sempre melhor conversar do que ceder a uma relação dolorosa e sem prazer;
  • Descanse sempre que o bebê dormir. A ideia é recuperar a energia para não ficar desmotivada e cansada na hora H;
  • Recorra ao lubrificante íntimo, ele pode ser um grande aliado;
  • Invista nas preliminares e carícias. Sexo com penetração não precisa ser o único momento de proximidade do casal;
  • Cuide-se! A prática de exercício físico libera endorfina, o hormônio da felicidade! Quando a mulher não está confortável com o corpo, seu interesse sexual diminui.

libido pós-parto

Também é importante seguir as orientações do obstetra para a recuperação da vagina, em caso de parto normal, ou do corte da cesárea. Antes de retomar a vida sexual, passe por uma consulta para checar se está tudo bem, sem inflamação, evitando dor durante as relações. O mesmo vale para as mulheres que necessitam de acompanhamento psicológico. 

Namore! O romantismo faz toda a diferença

Antes de ser pai e mãe, homem e mulher são namorados. Nessa fase, a demonstração de carinho e companheirismo pode manter a chama acesa entre o casal. Quando o parceiro auxilia nas tarefas diárias, toda essa mudança se torna ainda mais leve e menos estressante!

Pode ser difícil no início, mas quanto menos se faz sexo, menos vontade se tem de fazer. Então, é importante se programar para pensar sobre o assunto e ativar o romantismo! Programar um jantar caprichado ou tentar deixar o bebê com alguém de confiança para dar uma escapadinha ao cinema pode ajudar a recuperar a intimidade! 

libido pós-parto

Aos poucos, tudo volta ao normal junto ao novo membro da família!

Leia mais:

Sexo no pós-parto: 10 dúvidas frequentes entre os casais

Sexo na gravidez: Mitos e verdades

20 Mitos e Verdades sobre amamentação

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário