a
HomeMaternidadeDia dos Avós: Um porto seguro para pais, mães e netos
netos
netos
s

Dia dos Avós: Um porto seguro para pais, mães e netos

Quando nasce um bebê, nasce uma mãe, um pai e quatro avós com o coração repleto do que chamamos “amor com açúcar”! Não conhecemos nada sobre esse tipo de amor até experimentar a sensação de abraçar um neto. Eles dizem que amam nossos filhos em dobro e seria quase leviano da nossa parte duvidar. Lembra como você passou a entender o amor dos seus pais quando se tornou pai ou mãe? Compreender o sentimento dos avós pelos netos deve ser bem assim, só faz sentido quando acontece com a gente.

netos
Neste Dia dos Avós, cabem muitas saudades, recordações, puxões de orelha e cafunés. Quando os filhos já não são mais crianças, e os problemas deles ficam tão parecidos com os seus, chegam os netos para encher a sala de sol, gritos e brinquedos! Um amor feliz, simples e poderoso, capaz de curar dores nas costas por horas e despertar crises de gargalhada e bom humor até nas caras mais rabugentas.

netos

Um bebê é um raio de luz na vida da sua mãe, pai, sogra ou sogro. Cabe aos filhos, noras e genros deixar que eles se amem e desfrutem desse aprendizado tão importante, reconhecendo o lugar de cada um e respeitando seu tempo, suas dificuldades e opiniões. Um convívio que alimenta virtudes como a tolerância e paciência. Nem sempre será fácil para todas as partes, mas lembre-se: estamos falando de um amor doce, quase incontrolável, e as cáries são um risco que vale a pena correr. Assim como não existe manual para maternidade ou paternidade, não há receita infalível para ser o melhor avô ou avó. Nós nos tornamos mães, pais e filhos melhores a cada dia, ao longo da vida. Sendo assim, a experiência faz deles os melhores avós que podem ser.

netos

São a base da nossa colcha de retalhos, de onde vem algumas das nossas manias, o tom da voz, a maneira como calçamos os sapatos. Vô e Vó são as fontes mais confiáveis da nossa história. Modernos, conservadores, engraçados, cuidadosos… Não quero que você pense nos estereótipos! A ideia é pensar nos pais dos seus pais, nos avós dos seus filhos.
netos
Há quem diga que os avós de hoje são diferentes: Mais ativos, conectados e talvez menos dependentes das famílias. É claro que a qualidade de vida da terceira idade tem muito a ver com isso, mas a verdade é que eles estão sempre tentando ser melhores para seus netos. Afinal, se é preciso aprender a usar os aplicativos de conversa para falar com eles, estão dispostos! Se é necessário conhecer o mundo e estar mais saudável para servir de exemplo, então eles encontram uma forma.
netos

Umas avós têm cheiro de lavanda, bolinho de chuva e fruta cortada sem semente. Outras, têm gosto de massa de bolo, bife picado no prato e comida sem cebola. É claro que a sua avó é totalmente diferente da minha! E se você parar agora para pensar, vai encontrar nas suas lembranças um cheiro, um gosto e uma frase que ela sempre diz. O jeito como os avós andam ao nosso lado é diferente, como penteiam nossos cabelos e seguram nossas mãos. Não é como estar com nossos pais, tios ou amigos.

netos

As avós mais apaixonadas são aquelas que não faziam ideia da força desse amor e, por vezes, não se diziam preparadas, prontas e capacitadas. A graça da vida é nos pegar de surpresa! Um pai nem sempre presente pode ser um avô maravilhoso, mas é preciso permitir. Então, na beleza de um novo amor, também podemos resgatar relações e plantar recomeços. Não é novidade para ninguém: todas as famílias têm alguns problemas. O nascimento dos netos é uma linda oportunidade para aprender a amar.

Veja também:

Mulheres e a crueldade com a maternidade

Especial Dia das Mães: Antes de ser mãe, eu sou mulher

Maternidade: Por que somos cruéis com as outras mulheres?

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário