a
HomeMaternidadeMaternidade RealComplicações no parto causaram deficiências de atletas paralímpicos
complicações no parto causaram maioria das deficiências dos atletas paralímpicos brasileiros
complicações no parto causaram maioria das deficiências dos atletas paralímpicos brasileiros
s

Complicações no parto causaram deficiências de atletas paralímpicos

Os atletas paralímpicos brasileiros estão arrasando nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro 2016. Neste ano, os jogos acontecem de 07 a 18 de setembro e contam com a participação 164 países, 4.330 atletas e 534 provas. A delegação brasileira conta com 278 atletas, sendo 181 homens e 87 mulheres. Essa é a maior delegação de atletas da história do Brasil em Jogos Paralímpicos.

Nesta edição dos Jogos, há atletas representando todas as regiões: Sudeste (128), Nordeste (53), Sul (41), Centro-Oeste (39) e Norte (17). Com 75 atletas, o Estado de São Paulo conta com o maior número de representantes.

Os atletas paralímpicos brasileiros estão fazendo o Brasil vibrar com os resultados positivos deles na competição. Apesar de toda a alegria, não podemos deixar de falar de um assunto muito sério e que é responsável pelas deficiências de boa parte dos atletas brasileiros. A falta de acesso à saúde básica, principalmente ao pré-natal e a condições ideais de parto, foram responsáveis pelas deficiências de quase 25% dos atletas paralímpicos do Brasil.

 

complicações no parto causaram maioria das deficiências dos atletas paralímpicos brasileiros

Deleção brasileira na cerimônia de abertura das Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Crédito de Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro

 

Curiosidade: Você sabia que até 1990, quando a maioria da delegação brasileira paralímpica já era nascida, as complicações de parto representavam o quarto maior número de mortes por habitantes no país? Além disso, as anomalias congênitas, boa parte delas ligadas a falhas no pré-natal, eram a décima causa de óbitos de brasileiros.

 

Complicações no parto

Caso de mais de 30 atletas brasileiros, a paralisia cerebral é causada em sua maioria devido à falta de acesso à condições ideais de parto. Por exemplo: uma simples demora em fazer uma cesariana pode causar a lesão, que é irreversível.

A paralisia cerebral por causa de complicações no parto é a deficiência da maioria dos atletas da seleção de Futebol de 7, que é uma modalidade específica para atletas com paralisia cerebral.

Falta de acesso ao pré-natal

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, no começo dos anos 2.000, apenas 57% das gestantes brasileiras tinham acesso ao pré-natal ainda no primeiro trimestre. Mas, graças ao avanço nos tratamentos e na evolução do acesso à saúde básica, em 2014, 82% das gestantes haviam iniciado o pré-natal ainda no primeiro trimestre.

 

A importância do pré-natal

O pré-natal é extremamente importante para a saúde da gestante e do bebê. Ele é o acompanhamento médico que toda gestante deve fazer para garantir o desenvolvimento saudável do bebê. O pré-natal deve ser iniciado assim que a gravidez for confirmada. Confira aqui uma lista com todos os exames essenciais durante o pré-natal.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário