a
HomeGravidez10 coisas para fazer quando descobrir a gravidez
descobrir a gravidez
descobrir a gravidez
s

10 coisas para fazer quando descobrir a gravidez

Descobrir a gravidez é sempre um momento inesquecível! Quando é uma gestação planejada e muito esperada, uma alegria extrema toda conta da futura mamãe. Já quando é uma surpresa, um misto de medo e ansiedade e aquele sentimento de “não saber o que fazer”. A única certeza é que uma nova vida está crescendo na sua barriga e nada mais será como antes. Mas por onde começar?

descobrir a gravidez

Para ajudar você, que acabou de descobrir a gravidez, preparamos uma lista do que você deve fazer para começar a organizar essa nova fase. Mesmo se você estiver com muitas dúvidas e com receio do que vem pela frente, fique tranquila: uma viagem maravilhosa te espera!

O que fazer quando descobrir a gravidez?

1 – Dar a notícia ao futuro papai

As mamães mais ansiosas podem até já ter enviado uma foto do teste de gravidez positivo por Whatsapp, mas uma boa ideia para iniciar essa jornada de forma ainda mais emocionante é planejar dar a notícia como um presente ou uma surpresa.

descobrir a gravidez

2 – Procure um médico

O próximo passo ao descobrir a gravidez é marcar uma consulta, o mais rápido possível, para dar início ao pré-natal e realizar todos os exames necessários. Pode até ser o ginecologista que te acompanha, mas certifique-se que ele também seja um obstetra. Se precisar buscar um outro profissional, você pode pedir indicações para amigas e familiares, além de buscar referências do profissional na Internet.

descobrir a gravidez

3 – Conte para as pessoas mais íntimas

Até você se sentir a vontade de contar a novidade para todos, depois de ter certeza que está tudo bem com a gravidez, o melhor é manter a discrição e falar que está grávida apenas para as pessoas essenciais, como familiares mais próximos e aquela melhor amiga.

descobrir a gravidez

4 – Tenha uma alimentação mais saudável

Se você ainda não tem uma rotina alimentar saudável, a hora de começar é agora! Priorize frutas, legumes, verduras, carboidratos integrais e evite frituras, doces em excesso e refrigerantes. Uma boa ideia é marcar uma consulta com um nutricionista especializado em gestantes, que também pode te ajudar a controlar o ganho de peso com um cardápio mais balanceado e propício para o desenvolvimento do bebê.

descobrir a gravidez

5 – Beba mais água

Beber água na gravidez é essencial para a formação do líquido amniótico e melhora na circulação sanguínea. Então, se você não tinha o hábito de beber pelo menos dois litros de água por dia, é melhor começar a andar com uma garrafinha a tiracolo. Além de ser primordial para manter a saúde da placenta, beber água na gravidez ajuda a estabilizar a pressão arterial e elimina toxinas que podem causar infecção urinária, condição muito perigosa para a gestante.

descobrir a gravidez

6 – Tome as vitaminas indicadas pelo médico

Se você já foi ao médico, ele deve ter passado uma receita com vitaminas essenciais para o desenvolvimento do bebê neste primeiro trimestre. Compre-as imediatamente e não esqueça de tomar, diariamente!

descobrir a gravidez

7 – Informe-se

Agora é hora de buscar o máximo de informações possíveis sobre a gravidez e os cuidados com o bebê. Comece a seguir páginas sobre maternidade nas redes sociais, baixe aplicativos, busque por notícias em sites especializados, anote todas as dúvidas para consultar o médico nas consultas, converse com outras mães, etc.

descobrir a gravidez

8 – Registre todas as fases da gravidez

Já tirou uma foto da sua barriga, de perfil? Parece besteira, já que a gravidez pode não ser ainda aparente, mas você vai gostar de ter uma recordação desta fase. Uma ideia legal é tirar uma foto com a mesma roupa e mesma posição, todos os meses, para ter um acompanhamento de como a gravidez mudou seu corpo. Também há estúdios de fotografia que produzem esse ensaio, conhecido como acompanhamento gestacional.

descobrir a gravidez

9 – Curta a gravidez e tire um tempo para você

Muitas mulheres descobrem novos hobbies com o início da gravidez. Pode ser uma aula de ioga, de artesanato, meditação, leitura, começar um blog… O que vale é ter momentos de relaxamento, para você curtir a gravidez e se desligar da rotina estressante do dia a dia.

descobrir a gravidez

10 – Faça uma lista com todos os preparativos para a chegada do bebê

Agora é hora de ser prática! Faça uma lista de tudo que você precisa fazer durante a gestação, o que comprar, escolha da maternidade, da decoração do quarto de bebê, se precisará fazer ajustes em casa e no trabalho, etc. Esse planejamento é importante para você não precisar correr com alguns preparativos próximo do parto e ter uma gestação mais tranquila.

descobrir a gravidez

 

Leia mais

10 motivos para amar estar grávida [Além do amor incondicional!]

15 coisas que todo futuro pai precisa saber

Viajar na gravidez exige cuidados. Veja dicas para cada trimestre!

15 principais dúvidas sobre direitos das gestantes

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário