a
HomeGravidezUltrassom 3D: procedimento com emoção e praticidade
Ultrassom 3D
Ultrassom 3D
s

Ultrassom 3D: procedimento com emoção e praticidade

Não há mãe que consiga “ver”, na conjunção de manchas geradas pelo ultrassom convencional (2D), mais que um contorno impreciso de seu bebê e, geralmente, isso acaba despertando um sentimento de frustração. Mas graças à ciência, esse problema já está solucionado.

Agora, com a ultrassonografia 3D, as imagens são mais nítidas e os pais conseguem “ver” facilmente todo o contorno do corpo do bebê, seu sexo e até mesmo as expressões de sua face.  Ultrassom 3D

A investigação tridimensional é executada de uma maneira semelhante ao exame de ultrassom bidimensional, com um transdutor abdominal ou transvaginal, dependendo da imagem que se deseja obter. Através destes equipamentos de última geração, as imagens bidimensionais são captadas em diferentes ângulos, armazenadas e reconstruídas instantaneamente pelo computador em três dimensões.

Um dos maiores benefícios desse tipo de exame, é permitir a identificação de malformações do útero e do feto, como por exemplo, útero bicorno (com duas cavidades), lábio leporino e espinha bífida. Até mesmo deformidades no esqueleto do feto ficam mais evidentes no ultrassom 3D.

Sempre que há algum indício ou caso de malformação na família, se a gravidez é tardia ou os pais estão muito ansiosos, o obstetra pode solicitar a ultrassonografia 3D. Muitas vezes ela é feita apenas com o objetivo de tranquilizar a gestante. Afinal, toda mamãe quer saber se está tudo bem com seu bebê.

Quais os procedimentos do Ultrassom 3D:

A maioria das clínicas permite a entrada de um ou mais acompanhantes na hora do exame. Levar crianças não é aconselhável, pois como elas são curiosas, podem mexer em fios e em outros objetos e acabar se machucando. Se o exame que você vai fazer é o transvaginal, a presença de acompanhantes na sala pode lhe deixar constrangida. Embora seja incomum, durante o exame pode ser descoberto que seu bebê tem algum problema. Algumas mulheres gostam de ter o apoio da família neste momento, mas para a maioria, este é um momento muito privado que elas desejam compartilhar só com o marido. Lembre-se de tudo isso antes de decidir quem assistirá seu exame.

Apesar deste grande avanço tecnológico, nem sempre se consegue obter imagens de boa qualidade, pois se a gestante é obesa, o bebê está com o corpo ou o rosto colado à placenta ou se há pouco líquido amniótico, as imagens não ficam bem definidas. O excesso de movimentação do feto, também provoca a perda de qualidade das imagens.

O ultrassom 4D nada mais é que a imagem 3D em movimento e é considerada uma das tecnologias mais avançadas na área da ultra-sonografia.

Depois de garantir que tudo está bem com o bebê, é hora de correr para o site da Grão de Gente e escolher o quartinho lindo e aconchegante que vai embalar os sonhos da pessoinha mais importante do mundo!

(Fonte: Planeta Bebê)

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário