a
HomeMaternidadeHigiene infantil: entenda a importância de lavar as mãos
higiene infantil
higiene infantil
s

Higiene infantil: entenda a importância de lavar as mãos

O primeiro passo da higiene infantil passa por lavar as mãos. Um gesto tão simples, mas tão poderoso para prevenir muitas doenças! 

Como as crianças descobrem o mundo por meio do tato, todo cuidado é pouco! Por causa da importância do tema, no dia 15 de outubro, o mundo celebra o Dia Mundial de Lavar as Mãos. Você sabe como e quando lavar as mãozinhas das crianças? 

shutterstock_145145707

Higiene infantil e o hábito de lavar as mãos: por que ensinar desde cedo?

Seja no transporte público, em um brinquedo que caiu no chão, no corrimão da escada ou na maçaneta da porta, tudo pode ser fonte de contaminação. Muitas vezes, a sujeira não é aparente, porém as bactérias, vírus, vermes e protozoários estão em todo lugar.

shutterstock_521687005

Mas nada de pânico! Essa exposição é necessária para desenvolver e fortalecer o sistema imunológico dos pequenos. O problema acontece quando esses germes se acumulam em grande quantidade nas mãos e são levados à boca, ao nariz ou aos olhos.

Cabelo do bebê

A partir daí, podem entrar no corpinho do pequeno e desencadear diarreias, gripes e até conjuntivites. Por isso, não só as crianças, mas os adultos também devem adotar esses cuidados na hora de lavar as mãos, principalmente:

  • Antes das refeições;
  • Depois de ir ao banheiro;
  • Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz;
  • Depois de brincar com areia ou com brinquedos que compartilham com outras crianças;
  • Antes de comer ou manipular alimentos;
  • Depois de pegar em algum animal.

importância do brincar

shutterstock_248734966

Como lavar as mãos corretamente?

Para lavar bem as mãos, um minutinho já é o suficiente! Com água e sabão, basta esfregar os espaços entre os dedos, enxaguar e secar. 

Se os pais ensinarem seus filhos desde pequenos a cuidarem da sua higiene infantil, quando crescerem eles farão de forma automática! 

shutterstock_1119412757

Como ensinar os filhos a lavarem as mãos?

Os hábitos de higiene infantil são tão importantes à vida dos pequenos quanto o seu sono e a sua alimentação, para crescerem e se desenvolverem fortes e saudáveis.

shutterstock_217885738

Quando um bebê nasce, os cuidados são reforçados, mas a higiene dos pequenos pode ser mais fácil do que parece. Conheça como ela é feita em cada fase:

De 0 a 12 meses

Nesse momento, é mais importante se preocupar com a higiene dos brinquedos e com as mãos dos adultos que pegam nos pequenos.

Isso porque eles ainda não exploram o chão e objetos tão facilmente. Quando o bebê começa a engatinhar, por volta dos 8 meses, as mãozinhas devem ser lavadas com mais frequência. 

shutterstock_362943527

De 1 a 3 anos

Ninguém segura esse bebê! Nessa fase, a criança vai explorar cada cantinho de maneira intensa. A partir daí, é importante que os adultos deem o exemplo e mostrem a importância do hábito de higiene.

como brincar com o bebê

Antes das refeições, leve a criança ao banheiro e ensine como lavar as mãozinhas. Coloque sabonete neutro, ensaboe até fazer espuma e ensine a esfregar entre os dedos, palma e punhos. 

A partir daí, a atenção com as unhas deve ser redobrada. Corte-as sempre que preciso e, com uma escova de cerdas macias, esfregue levemente para tirar as sujeirinhas que podem se alojar ali.

De 3 a 6 anos

Por volta dos quatro anos, a criançada já entende a importância de limpar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro. Mas, não custa lembrar:

  • Seja você o exemplo! Lave as mãos na frente das crianças e fale da importância;
  • Explique que algumas atitudes podem levá-lo a ficar “dodói” se as mãos estiverem sujas;
  • Ensine de forma lúdica: conte histórias e explore canções do universo infantil que abordam esse tema. 

shutterstock_640378456

Leia mais:

Como escolher os produtos de higiene do bebê

Kit Higiene: Vale a pena comprar?

Segura esse beijinho! Saiba por que não se deve beijar o bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário