a
HomeMaternidadeDicas – de tudo um pouco!Dor da vacina: 5 dicas para aliviar os sintomas no bebê
dor da vacina
dor da vacina
s

Dor da vacina: 5 dicas para aliviar os sintomas no bebê

Em época de vacinação para a influenza (gripe), é comum que muitos bebês possam reagir com alguns sintomas como incômodo, inchaço, vermelhidão ou até mesmo febre. A dor da vacina costuma aparecer cerca de 48 horas após a injeção e persistir por até três dias.

Por mais que seja normal, por causa da injeção no músculo, muitas mamães podem ficar preocupadas. Por isso, separamos algumas dicas que podem aliviar o desconforto dos pequenos.

dor da vacina

O que fazer quando o bebê sente a dor da vacina?

Além de muito colinho e chamego com o pequeno, algumas dicas simples podem aliviar os sintomas. Confira:

  • Compressa gelada: umedecer um pano com água gelada e aplicá-lo no local dolorido ao longo do dia, até que a dor desapareça;
  • Fique calma: a tranquilidade da mãe pode fazer com que o bebê também se mantenha calmo, de forma que os músculos fiquem relaxados, amenizando a dor;
  • Massagem na região: massagear a pele do bebê com delicadeza no local dolorido, pode diminuir o incômodo;
  • Antitérmicos e analgésicos: para aliviar a febre e a dor de cabeça, podem ser tomados remédios prescritos pelo médico, como paracetamol; 
  • Esteja presente: abrace, beije e dê a mão para o seu filho. Mostre que ele está seguro em sua presença. Isso fará com que o momento da vacina não se torne uma lembrança traumática.

dor da vacina

Quando consultar um médico?

Caso a febre dure mais que três dias e a dor ou vermelhidão permanecerem por mais de uma semana, procure o pediatra, já que os sintomas podem ser resultado da alergia a algum composto presente na vacina.

De olho no dia D!

Na próxima segunda-feira, dia 11 de maio, começa a etapa da campanha de vacinação para a gripe que contempla crianças de 6 meses até 6 anos incompletos. Pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto e pessoas com deficiência também fazem parte do grupo que deve se vacinar nesta etapa que deve ir até o dia 5 de junho.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente, previne-se cerca de dois a três milhões de mortes por ano através da imunização.

vacinação contra a gripe

Dessa forma, o benefício adquirido com a aplicação é muito superior ao desconforto da dor da vacina. Por isso, mamães, sigam corretamente o calendário vacinal e apliquem todas as vacinas recomendadas!

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais:

Vacinação é a única forma efetiva de prevenção de doenças

Vacina não é indicada para combater a febre amarela em gestantes

Quais as vacinas que as gestantes precisam tomar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário