a
HomeMaternidadeDicas – de tudo um pouco!Documentos de bebê: saiba como e quando fazer
documentos de bebê
documentos de bebê
s

Documentos de bebê: saiba como e quando fazer

Com o nascimento de um filho, os papais ficam tão atarefados com a nova rotina, que fazer os documentos de bebê é algo que nem sempre passa pela cabeça, não é? Troca de fraldas, amamentação, sonecas, banho… Nós sabemos que são muitas coisas para pensar nessa correria. 

Para facilitar, reunimos as principais dicas que vão ajudar na hora de fazê-los! Pois, quanto antes providenciar esses registros, melhor. Afinal, mais cedo ou mais tarde eles serão necessários.

documentos de bebê

Quando fazer os documentos de bebê?

Não há idade mínima para fazer os documentos de bebê, podendo até um recém-nascido já ter os seus. Eles são super importantes, já que a criança pode utilizar para fazer consultas, viajar, ter acesso a plano de saúde, entre outras burocracias. Confira aqueles que são fundamentais:

Certidão de nascimento

A certidão de nascimento é o primeiro documento de identificação do bebê. Somente com ela é possível tirar outros documentos, como RG e CPF. Gratuita, é direito de todo cidadão brasileiro e não tem prazo de validade.

O prazo máximo para sua retirada é de 15 dias após o nascimento. Se for a mãe quem vai registrar o bebê, o prazo é prorrogado por 45 dias. Esse processo é bem rápido e fácil!

Quando a criança nasce em um hospital ou maternidade, a família recebe uma via da Declaração de Nascido Vivo (DNV), que deve ser levada a um Cartório de Registro Civil, próximo ao local de nascimento ou da casa da família. 

documentos de bebê

CPF

Em alguns estados do Brasil, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) já é emitido junto com a certidão de nascimento. Ele pode ser feito antes do RG do bebê pois, nesse caso, o número do CPF já pode sair impresso nele.

Caso não esteja, os pais devem solicitar nas entidades públicas conveniadas, ou nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. 

É necessário levar um documento de identificação da criança  (RG ou certidão de nascimento) e a do responsável legal.

documentos de bebê

RG

A maior vantagem de tirar o RG (Registro Civil) da criança é a praticidade. Afinal, é muito mais fácil carregar ele na carteira do que andar com a certidão de nascimento por aí. Outros benefícios incluem:

  • Melhor conservação em relação a certidão de nascimento;
  • Serve como documento de embarque em viagens nacionais e internacionais dentro da América do Sul;
  • É uma forma de ter os dados da certidão de nascimento e do CPF no mesmo documento;
  • Em caso de sumiço da criança, é mais fácil de encontrá-la pelas impressões digitais.

Para tirar o RG do bebê, o responsável deve comparecer a um posto de identificação civil, como o Poupatempo, com um documento com foto. A primeira via desse documento é gratuita e não possui prazo de validade, por mais que seja recomendado renová-lo a cada 10 anos para atualizar a foto. 

Quais documentos de bebê e pais são necessários?

  • Certidão de nascimento do bebê (original e cópia); 
  • CPF do bebê impresso (para constar o número no RG);
  • Duas fotos 3×4 do bebê;
  • RG do responsável.

Vale lembrar que o bebê deve estar junto no momento de fazer o RG pois suas impressões digitais serão colhidas.

viajar com o bebê

Carteira de vacinação

Oferecida em todos os postos de saúde do país, a carteira de vacinação foi criada pelo Ministério da Saúde para registrar as vacinas que a criança tomou e aquelas que ela precisará tomar, mantendo o documento sempre atualizado a cada dose.  

#DicaGrãodeGente: Para deixar tudo organizado e com um toque de fofura, aposte em nossas porta carteiras de vacinação!

documentos de bebê

Passaporte

O passaporte é exigido para a entrada em outros países fora da América do Sul. Portanto, se você pretende viajar com o seu filho, deve se programar para tirar o documento com antecedência.

Para ter o passaporte, os pais devem comparecer a um posto da Polícia Federal com RG ou certidão de nascimento da criança, CPF e autorização expressa dos pais ou responsável legal.  Para crianças menores que três anos, é necessário levar uma foto de rosto 5×7 recente.

documentos de bebê

Leia mais:

Dez aplicativos para gestantes e mães

Troca de fraldas: conheça 10 dicas que vão facilitar a sua vida

Som do útero para acalmar o bebê funciona?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário