a
HomeMaternidadeDicas – de tudo um pouco!Novas regras para parto nos planos de saúde
s

Novas regras para parto nos planos de saúde

Resolução Normativa anunciada pela Agência Nacional de Saúde tem uma série de novas exigências que visam melhorar o atendimento as gestantes assistidas pelas operadoras.

Médico examinando barriga de grávidaMesmo com tantos casos de insatisfação com os serviços prestados pelos Planos de Saúde no Brasil, de qualquer forma, ter assistência médica nos transmite um pouco mais de segurança na hora de ir ao médico. Durante a gestação, então… o pré-natal, o parto e o pós-parto.

A boa notícia é a Resolução Normativa (RN nº398) criada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que exige maior e melhor qualidade no atendimento médico hospitalar às grávidas que contam com Plano de Saúde, impactando diretamente no atendimento telefônico ao presencial, no pré-natal e até na escolha do tipo de parto.

Dentre as novas regras, está a obrigação das operadoras de planos de saúde e hospitais a contratarem obstetrizes e enfermeiros obstétricos em sua rede assistencial, quando houver disponibilidade desses profissionais. Além disso, a nova RN determina que médicos entreguem as gestantes a Nota de Orientação sobre os riscos dos partos cesárea e normal.

E mais. Com a RN, se torna obrigatório a disponibilização, sempre que solicitado, as informações sobre o percentual de cesáreas e partos normais realizados pelo médico e pelo hospital.

Mãe abraçando bebê recém-nascido.Os benefícios das novas regras se estendem aos profissionais da área. As operadoras serão obrigadas a fornecer o cartão da gestante com o registro de todo o pré-natal, algo que ajuda o médico que irá atende-la quando entrar em trabalho de parto.

O Partograma, o documento que registra tudo o que acontece durante o trabalho de parto, também se tornou de uso obrigatório. É nele que estão informações da saúde da mamãe e do bebê durante o parto.

O descumprimento destas normas e prazos podem gerar multa de até R$100 mil às operadoras de Planos de Saúde. No site da Agência Nacional de Saúde Suplementar tem a RN completa.

Vamos acompanhar e, se necessário, buscar nossos direitos.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário