a
HomeMaternidadeDicas – de tudo um pouco!Fraldas de pano: você usaria essa novidade?
fraldas de pano
fraldas de pano
s

Fraldas de pano: você usaria essa novidade?

As práticas ecologicamente corretas já alcançaram até os cuidados diários com os bebês. Trocar as fraldas dos pequenos diariamente tem um impacto ambiental muito grande com o passar dos anos. É por isso que muitas mamães – inclusive famosas – estão aderindo às fraldas de pano! Esse costume que vem das nossas avós e mães foi totalmente repaginado, e hoje as fraldas de pano são super modernas e tecnológicas, com tecidos que são super estilosos! Você já conhece essa novidade? Vamos te contar tudo sobre como elas funcionam!

fraldas de pano

Polêmica

Mônica Benini, casada com o músico Júnior Lima e mãe do Otto, afirmou em uma entrevista que é adepta das fraldas de pano, já que segue um estilo de vida baseado na sustentabilidade, economizando água em casa, seguindo uma dieta vegetariana e reduzindo a produção de lixo por consequência. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ela rebateu as críticas quanto ao uso das fraldas de pano, incentivando que outras mães experimentassem antes de julgarem sua decisão, ressaltando os benefícios do acessório. Além da questão sustentável, Mônica também afirma que a fralda de pano é mais agradável ao toque, o que seria melhor para a pele delicada do recém-nascido.

Alergias

fraldas de pano

As fraldas de pano podem ser uma alternativa viável para os bebês que têm alergia às fraldas convencionais, descartáveis. A irritação causada na pele é chamada de dermatite de fralda, e em alguns casos, pode ser super difícil encontrar uma marca que não dê alergia no pequeno.

Tamanho ajustável

fraldas de pano

A maioria dos modelos de fraldas de pano são ajustáveis por meio de botões, o que faz com que elas sirvam para todos os bebês. A adaptação é feita na hora de fechar a fralda, basta abotoar no tamanho certo e está pronto. Esse é mais um benefício desse modelo de fraldinha, assim você não precisa comprar vários pacotes diferentes, nem se programar para quando o bebê crescer.

Como absorve

fraldas de pano

Mas como ela é capaz de absorver o xixi e cocô do bebê? Não vaza? Para isso, as fraldas são formadas por mais de uma “peça”. Por fora, elas são estampadas e coloridas, feitas de um tecido impermeável que pode variar de acordo com o fabricante. Por dentro, há uma espécie de absorvente feito de microfibra, capaz de segurar o xixi sem deixar escapar.

Esse tecido interno é mais grosso, formando camadas, e é super macio, nada de agredir a pele do bebê. Além de tudo isso, também é hipoalergênico, e por isso as fraldas de pano caíram no gosto das mamães de bebês com alergia às fraldas descartáveis. Lembrando que cada fabricante possui especificações diferentes, mas geralmente todas as fraldas de pano são confeccionadas com essas semelhanças.

Como lavar as fraldas de pano

fraldas de pano

Para lavar as fraldinhas é super fácil, e não precisa nem deixar de molho. Você pode optar por usar um balde com água e sabão de coco, ou lavar na máquina, junto das roupinhas do bebê. No segundo caso, é recomendado fazer uma pré-lavagem antes de juntar com as outras roupinhas. Depois, basta adicionar o equivalente a uma colher de sopa de sabão próprio para roupas de bebê, lavar e secar normalmente.

Relatos de quem usa

fraldas de pano

A jornalista Graziela do Rosário, mãe da Valentina, contou um pouco sobre sua decisão de usar as fraldas de pano na pequena. Ela conta que os gastos com fraldas descartáveis foram decisivos em sua escolha por deixá-las de lado. “Durante a gravidez, estava bastante preocupada com os gastos com fraldas descartáveis, pois não queria fazer o chá de fraldas. Foi quando encontrei uma foto de um bebê usando a fralda de pano moderna e me interessei. Além da economia, o que mais me encantou foram os benefícios para o bebê. Minha filha nunca teve uma assadura!”

A mãe da Valentina também conta que sofreu preconceito por optar pelas fraldas de pano. Segundo ela, isso acontece porque a maioria das pessoas ainda não conhece os modelos modernos, e logo de cara pensam nas fraldas que nossas avós usavam, presas com alfinetes.

Na hora da higienização da peça, Graziela diz que os cuidados são super simples. “Eu não tenho trabalho algum, só coloco na máquina de lavar. Tenho em casa algumas fraldas descartáveis, para usar em caso de “emergência”, mas uso muito raramente. Elas secam rápido e só preciso lavar a cada dois ou três dias”, explica.

Ela também diz que as fraldas de pano podem ser aliadas das mamães que estão na fase do desfralde! Boa notícia para quem já está se programando. Isso acontece porque o bebê começa a diferenciar o seco do molhado com mais clareza.

Sobre as desvantagens, Graziela cita apenas uma: O volume que a fraldinha faz. “Ela (a Valentina) perdeu mais roupas no início. Mas agora já me acostumei a comprar roupinhas com numeração maior, então não chega a ser um problema para mim.”

Onde encontrar

fraldas de pano

Para encontrar as fraldas de pano modernas, você pode buscar em lojas online especializadas nessas fraldinhas ou em lojas de departamento. Existem fabricantes no Brasil e muitas opções internacionais. Para ajudar a escolher o melhor modelo, que tal dar uma olhadinha em vídeos de resenhas? As mamães que relatam suas experiências podem esclarecer tudinho!

E aí, mamãe, ficou interessada nessa super novidade? Comenta pra gente se você usaria ou não as fraldas de pano!

Leia Mais

As 5 dúvidas mais comuns sobre o uso de fraldas de pano

Custos com fraldas: veja como economizar

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Nossa amei já quero

    29 de novembro de 2017
  • Eu gostaria de saber onde encontrar aqui no Brasil em lojas físicas…Estou muito interessada.

    30 de novembro de 2017
  • Eu amei vou usar..Minha mãe usava muito bom mesmo

    30 de novembro de 2017
  • Uso e amo! Optei por usar desde o começo, comprei as minhas no Aliexpress e não me arrependo. Também escutei muitas críticas, mas não mudou muita coisa na minha rotina. Lavo junto com as roupinhas dele, as vezes é necessário colocar de molho sim, mas nada muito trabalhoso. Meu bebê já está fazendo seis meses nunca teve assaduras e não uso pomada, com a fralda de pano não é necessário usar nada, acaba sendo uma economia em muitos pontos.
    E pras mães que vem com uma conversa de que gasta mais com água do que com as descartáveis, por favor né, minha conta de água não alterou em nada e o meio ambiente agradece e muito.

    31 de dezembro de 2017
  • Sim…com certeza usaria e usarei!! Já estava pensando nessa possibilidade…

    31 de dezembro de 2017
  • Fiquei realmente curiosa com esta volta da fralda de pano ,sim usaria,acho que seria grande economia…

    11 de março de 2019
  • Fiquei realmente curiosa com esta volta da fralda de pano ,sim usaria,acho que seria grande economia…

    11 de março de 2019
  • Eu as conheci através de uma colega, comprei um enxoval com 24 fraldas ecológicas quando estava com 5 meses de grávida… Adorei as cores, estampas, material super macio, delicado… Amo minhas fraldas. Super práticas e fácil de manusear e lavar também… A única desvantagem das mesmas é que vc tem que comprar roupinhas um pouco maiores devido o volume maior que ela faz a uma fralda descartável comum, fora isso sem problemas…. Super recomendo, se vc que é mãe se preocupa mesmo com o bem estar e saúde do seu bebê com certeza vai amar usar essas fofuras no seu baby…

    11 de março de 2019
  • Eu queria muito experimentar pois tenho uma bebe de 4 meses e os gastos com fraldas descartaveis é muito grande….

    12 de março de 2019
  • Tbm comprei e uso amo bem mais fácil e econômica

    19 de junho de 2019
  • Estou grávida de 7 meses irei comprar as fraldas ecológicas, a grão de gente poderia vende-las !

    19 de junho de 2019
  • Estou grávida de 7 meses desde que eu vi essas fraldas ecológicas fiquei super interessada vou usar sim com certeza ,a Grão de Gente poderia vende-las

    19 de junho de 2019
  • Já quero!!! Estava mesmo pensando em usar fraldas de pano mas, não sabia da modernidade… Com certeza é muito melhor para o bebê e pro meio ambiente tbm. Beijus…

    20 de junho de 2019
  • Oi bom dia eu gostaria de usar em meu neto , amo essa ideia . Como faço

    20 de junho de 2019

Deixe um comentário