a
HomeMaternidadeDicas – de tudo um pouco!Escola de bebê: como acertar na escolha?
escola de bebê
escola de bebê
s

Escola de bebê: como acertar na escolha?

Dá até um aperto no peito só de pensar em deixar o pequeno num ambiente desconhecido, né? A complexa tarefa de decidir qual é a melhor escola de bebê cria um forte desejo de acertar de primeira e poupar o neném de mudanças repentinas.

Para isso acontecer da maneira mais leve possível, é preciso ter a consciência que não existem escolas perfeitas. O segredo é estar bem informado: pesquise muito, vivencie a rotina da instituição e pergunte sem medo! As recomendações também são válidas, mas não podem ser o ponto final da decisão.

Outro fator indispensável é fazer uma lista de prioridades. O que você não abre mão quando pensa na escola de bebê? Quais são os valores pessoais da família? É preciso que tudo esteja em sintonia para a educação ser completinha.

Pode parecer difícil, mas vamos te ajudar com dicas práticas e indispensáveis! Confira os principais tópicos que devem ser levados em conta:

1. O tempo de aula

Meio período, semi-integral, integral ou flexível? O melhor jeito de decidir é associar a rotina da família – se os pais trabalham o dia inteiro, por exemplo – com a idade da criança. Outro fator é qual fase de desenvolvimento o pequeno se encontra. Se ele já fala, usa fraldas, como funciona o reloginho da soneca e se mama no peito ou já foi introduzido à outros alimentos.

2. Localização

A distância da escola de bebê deve ser pensada com cuidado. Se for perto de casa, do trabalho dos pais ou de quem vai levar e buscar o pequeno, melhor! Mas, se no seu próprio bairro ou cidade não houver nenhuma escolinha que agrade, busque por alguma que fique no percurso que a família faz no dia a dia. É sempre bom ter facilidade de chegar no local, sem pegar trânsito, em casos de emergência.

3. Sistema pedagógicoescola de bebê

Há diversos métodos de ensino disponíveis por aí. Bilíngue, construtivista, montessori, waldorf e muito mais! Para não confundir e acabar escolhendo a escola de bebê por impulso, um bom ponto de partida é lembrar das experiências pessoais: o que aprendeu de bom e de ruim nas escolas onde estudou? O que deseja que continue na educação da próxima geração?

Para ajudar, o coordenador pedagógico pode exemplificar como funciona o processo de aprendizagem. Se é através dos esportes, desenhos, músicas, brincadeiras ou se o que prevalece é a autonomia do baby. Mesmo depois da explicação, é bom averiguar se há coerência entre a visão e as práticas da empresa.

Os materiais, como livros e brinquedos, também demonstram como a escola conduz o desenvolvimento infantil. Observe se há brinquedos seguros para todas as idades e se o acervo da biblioteca encontra-se conservado, livre de poeiras, ácaros e mofo, que podem ocasionar alergias nas crianças.

4. Equipe de funcionários

Primeiro, confirme se a escolinha é registrada na prefeitura e está com a documentação em dia. Nunca se sabe, né? Depois, verifique qual é a formação dos professores e se eles têm cursos de primeiros socorros.

Quanto a quantidade de cuidadores por bebê, não há uma regra específica. Segundo o Conselho Nacional de Educação, é recomendado que cada um deve cuidar, no máximo, de seis a oito crianças de até dois anos, de 15 crianças até três anos e de 20 crianças de quatro até seis anos.

Reparar nos detalhes nunca é demais! Fique atento se os pequenos são recepcionados com carinho na sala de aula, na linguagem que os educadores usam, se conversam de forma gentil com as crianças, respeitando os limites de um, e como lidam com o choro e conflitos entre alunos.

5. Espaço físico e segurança

escola de bebê

Vale checar o tamanho das salas do local, como é a climatização do ambiente, se há espaços para brincadeiras, experiências sensoriais e contato com a natureza. Ah, atenção redobrada nas piscinas, escadas e parquinhos! É fundamental que as crianças não tenham acesso a locais perigosos sem supervisão.

Pergunte qual é o procedimento em casos de queda ou quando é preciso usar medicamentos. A orientação da escola de bebê sobre doenças contagiosas entre alunos também precisa ser conferida, afinal, o sistema imunológico de crianças menores de dois anos ainda está amadurecendo, por isso, elas estão mais sujeitas a viroses e infecções.

O controle de entrada e identificação de pessoas precisa ser bem ajustado. O diálogo com a portaria tem que estar em dia e assuntos como flexibilização de horário e quem pode entrar e buscar a criança devem ser comunicados com antecedência.

6. Banheiro: sistema de troca de fraldas e banho 

A premissa desse ambiente é a limpeza e higiene. Depois, verifique se os banheiros tem vasos sanitários pequenos para as crianças. Nos casos de desfralde, a partir de qual idade é feito? O ideal é que a escola torne esse período o mais natural possível, respeitando o tempo de cada criança. Se o bebê ainda usa fraldas, confira se o trocador é confortável e seguro. Também pergunte se é usado algodão ou lenços umedecidos para limpar o pequeno.

Quando o assunto é banho, vale saber se é dado a cada vez que o bebê faz cocô e se é necessário levar a própria banheira.

escola de bebê

7. De olho na alimentação

É muito importante saber se é possível levar o leite materno congelado para servir ao bebê, como ele será armazenado e aquecido. Caso os pais não queiram que o filho use mamadeira para não causar confusão de bicos, podem optar que o leite seja servido no copinho. Tudo isso precisa ser conversado com a coordenadora do local e até mesmo com as educadoras que irão acompanhar o neném de pertinho.

Para as crianças de seis meses ou mais, certifique que o lanche oferecido pela própria escola seja pensado por nutricionistas e que o cardápio seja disponibilizado para os pais. Fique atento caso seja necessário levar a lancheira recheada de casa e, claro, se a comidinha da escola é gratuita. A próxima dica você precisa anotar com letras maiúsculas: deixe claro se o bebê tiver alguma restrição ou alergia!

Também é fundamental visitar a cozinha e analisar itens básicos de limpeza, como: se os funcionários usam toucas e se há o cuidado de manusear, lavar e servir a comida de forma higiênica.

escola de bebê

 

8. Hora da soneca

Saiba se é permitido que o bebê durma em períodos preestabelecidos ou o quanto quiser. Lembre-se, as crianças pequenas precisam manter a rotina do sono que têm em casa. Dessa forma, elas se irão se acostumar muito mais fácil com o novo ambiente.

9. Férias e feriados

Fique ligado se a escola de bebê emenda feriados e se continua funcionando nas férias de julho e dezembro. Isso é importante para adaptar os dias de funcionamento da escolinha com seu trabalho. Se combinar direitinho, sobra espaço na agenda para passeios, viagens e muitas atividades divertidas com o pequeno!

10. Quanto posso pagar?

Os altos custos de mensalidade nem sempre significam qualidade de ensino. Opte por uma escola que se ajuste ao seu padrão financeiro. Caso não dê para investir no ensino particular, não tem problema, desde que atenda as suas expectativas e cuide com muito carinho do neném.

escola de bebê

Escolhi a escola de bebê.  E agora?

Depois que seu filho for apresentado à nova rotina, a fase será de observação e adaptação. Procure saber se os pais poderão ficar com as crianças por um período, ou, ao menos, vê-las de longe. Se não for possível, a coordenação deve justificar o motivo.

Nesse período, fique atento nestes pontos importantes:

  • O comportamento da criança quando chega na instituição. Ela fica alegre, tímida ou chora?
  • Mudanças no estado físico e emocional do bebê. Observe o olhar, gestos e reações. É mais difícil quando o pequeno não fala, mas dá para notar se ele está se alimentando e dormindo bem, brincando normalmente e até mesmo se está apresentando alguma doença respiratória ou alergia que não tinha antes.
  • Atividades, desenhos e livrinhos. Está de acordo com a idade? Os temas são lúdicos e estimulam a imaginação? Tem acompanhamento da professora ou alguma anotação?
  • A agenda do bebê. É comum que as escolas mantenham os pais informados via comunicados e bilhetinhos. Não esqueça de conferir diariamente os registros. Assim, você sempre estará informado sobre todas as novidades.

Se ao final desse período a experiência com a escola de bebê for positiva, aproveite! Seu grande amor só tem a ganhar com essa nova descoberta!

Agora você já está preparado para escolher a melhor escolinha infantil. Confie, vai dar tudo certo!

Leia mais:

Mães no ENEM: Como se organizar para a prova

Dia dos Professores: A importância do educador na primeira infância

Bebê na creche? Tire suas dúvidas!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário