a
Dança Materna
Dança Materna
s

Opinião: Dança Materna

Considerada como uma atividade de baixo risco, tem sido cada vez mais indicada para grávidas a partir da 20ª semana de gestação. As aulas geralmente trabalham a respiração, a dança e promovem muito bate-papo.

Fisicamente, trabalha como um componente aeróbico, ajudando a evitar dores nas articulações e diabetes gestacional; previne varizes, ajuda nos desconfortos, além de contribuir com o controle do peso.

Psicologicamente e emocionalmente, uma parte da aula consiste em fazer com que a mãe acaricie a barriga e converse com o bebê. A audição é o primeiro sentido que o feto desenvolve e a música fará com que a mãe estreite seu laço com o bebê e consiga se comunicar com ele. Após o quarto mês o feto já reage a sons e ao toque e começa a criar o vínculo afetivo profundo com a mãe.

Não são só químicos os estímulos intrauterinos que podem influir na personalidade de quem vai nascer. É comprovado que recém-nascidos reagem às músicas que a mãe escutou durante a gestação e os três últimos meses de gravidez são considerados uma etapa fundamental para a inteligência do feto. Sendo assim, quanto mais estímulos, melhor.

O benefício emocional da dança estende-se a mulher, fazendo com que ela entenda as transformações que estão ocorrendo em seu corpo e continue se aceitando e se gostando. A mulher precisa entender que é possível se manter linda e sexy, mesmo com tantas transformações. Dança Materna

Quando dança, a mulher se sente mais confiante e consegue associar a música ao movimento, criando na mente um estado chamado de sincronização inconsciente (o corpo reage a estímulos em forma de passos de danças, mesmo que básicos).

Martha Graham dizia que “a dança é a linguagem escondida da alma”. E, como sabemos, a gravidez é uma fase na qual a mulher passa por tantas mudanças que falar sobre isso, mesmo que através de movimentos, as tonam mais leves e mentalmente saudáveis.

E por esse conjunto de benefícios que acreditamos que a dança materna é uma atividade física recomendada às futuras mamães. A aula de dança materna continua após a recuperação do parto e, da barriga o bebê vai, para um Sling.

Monize Minatti é Psicopedagoga e Psicoterapeuta Infantil da M&E especializada em recreação

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário