a
HomeMaternidadeCoronavírus: 6 cuidados caso a criança precise ser levada ao hospital
coronavírus
coronavírus
s

Coronavírus: 6 cuidados caso a criança precise ser levada ao hospital

A ida ao médico só é recomendada em casos de emergência e precisa da atenção redobrada dos pais na hora de preparar a saída com as crianças. Sabemos que, para o controle do novo coronavírus, a principal orientação é evitar aglomeração e manter-se em isolamento social.

No entanto, existem situações que podem fazer com que pais precisem levar o filho ao médico, como acidentes domésticos, doenças graves, entre outras. 

coronavírus

Coronavírus e saídas ao médico: saiba como proteger seus filhos

Confira alguns cuidados necessários na hora de levar as crianças ao hospital:

1. Leve seu filho no colo

O ideal é que os pais carreguem as crianças no colo em ambientes como hospitais, já que não dá para ter o controle de quais superfícies estão contaminadas ou não. 

coronavírus

2. Se puder, vá de carro

Seja com veículo próprio ou em carro de aplicativo, acredita-se que a higiene do veículo está mais controlada e mantida em dia. Para as crianças que precisarão ser levadas em transportes públicos, é necessário que os adultos fiquem mais ainda atentos para mantê-las seguras no colo. 

É importante estar alerta ao ato do pequeno levar a mão aos olhos, nariz e boca. Caso a criança encoste em alguma superfície no meio do caminho, tenha sempre um álcool em gel ao alcance para fazer a limpeza. Ao chegar no hospital, lave as mãos do filho com água e sabão.

coronavírus

3. Coloque máscara na criança

De acordo com a nova orientação do Ministério da Saúde, as crianças acima de 2 anos também precisam usar máscaras para ir ao hospital ou consultório do pediatra. Elas são super importantes para diminuir a troca de gotículas entre as pessoas.

Contudo, para que o uso da máscara seja efetivo, ela precisa tampar por completo o narizinho e a boca. E os pais devem ficar de olho para que o pequeno não fique tocando com frequência. Na hora de retirá-la, evite encostar na parte externa da máscara e remova sempre pelos elásticos.  

coronavírus

4. Escolha roupas longas

As crianças, principalmente as menores, podem ter o costume de colocar outras partes do corpo em contato com a boca, nariz e olhos. Se for possível, use um sapatinho com meia fechado, calça comprida e blusa de manga longa. Dessa forma, eles vão funcionar como uma barreira ao vírus.

Entretanto, se o local que a família mora for muito quente, priorize pelo menos a calça com o sapato.

coronavírus

5. Cuidados com a bolsa maternidade

Antes de sair de casa, passe um pano com álcool 70 na bolsa maternidade. Se o material for de algodão, lave com água e sabão delicadamente. Leve o que for estritamente necessário, para que as chances de contaminação diminuam. 

Outra opção é transferir produtos para embalagens que possam ser jogadas fora. Por exemplo, em vez de levar a pomada inteira no tubo grande, você põe só o necessário para utilizar em um potinho descartável.

bolsa maternidade

6. Higienização ao chegar em casa 

Para finalizar, no retorno ao lar, as roupas precisam ir direto para a máquina de lavar. Já a criança e os pais precisam tomar um banho da cabeça aos pés, o que inclui lavar o cabelo. Se não tiver como dar um banho no seu filho imediatamente, lave pelo menos a mãozinha e o rosto.

coronavírus em crianças

 

Leia mais:

Coronavírus e amamentação: conheça as orientações para as mães

6 dicas para prevenir o coronavírus em crianças e bebês

Máscaras em crianças: bebês abaixo de 2 anos NÃO devem usar o acessório

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário