a
HomeMaternidadeCobra que mama leite é mito ou verdade?
cobra que mama leite
cobra que mama leite
s

Cobra que mama leite é mito ou verdade?

Os mitos e lendas são testemunhos culturais ricos e muitas vezes não se sabe ao certo de onde e por que surgiram. Podemos concordar que poucas coisas prendem mais do que um relato assustador, né? A história da cobra que mama leite é um exemplo conhecido por destacar que o animal mamava no peito das mulheres enquanto elas dormiam. Mas será que tem fundamento? Pesquisamos e vamos esclarecer essa curiosidade!

Como surgiu a lenda da cobra que mama leite?

cobra que mama leite

Reza a lenda que uma cobra de cor escura com oito metros de comprimento visita as casas durante a noite, enquanto a mãe e o bebê já estão dormindo. Ao chegar no quarto onde estão, o animal coloca sua cauda na boca da criança para ela não chorar, enquanto mama no peito da mãe, que dormindo profundamente, acredita que se trata do bebê mamando. 

Depois de certo tempo, a mãe percebe que o filho está desnutrido e não entende o motivo de tamanha fome de dia, se supostamente ele mamou durante a noite.  Um dia, o marido chega de viagem e se depara com a cena da cobra que mama leite e então a mata. Fazendo isso, ele percebe um líquido esbranquiçado se espalhando, como se fosse o leite materno. 

Para reforçar a história que espanta as mulheres, começaram a surgir muitos casos de maridos que fizeram o mesmo enquanto a esposa dormia. Algumas mães relataram até que perceberam o leite escorrendo após ver que o bebê dormia, enquanto a cobra saia de dentro do quarto. Um tanto estranho, né? 

O que diz a Biologia?

Em primeiro lugar, as cobras são répteis, ou seja, não se alimentam de leite. O sistema digestório não está adaptado a essa alimentação, além da dentição, língua e estrutura não permitirem a sucção. Isso torna improvável que exista uma cobra que mama leite. 

Inclusive a serpente citada na lenda é a Pseudoboa nigra, mais conhecida como muçurana ou cobra preta. É uma espécie ofiófaga, ou seja, se alimenta de outras serpentes. 

cobra que mama leite

O que acontece é que as cobras possuem uma cama de tecido adiposo (gordura) entre os músculos e a pele, camada que serve de reserva de energia. Essa gordura é esbranquiçada, muito semelhante ao leite coalhado. A lenda da cobra que mama leite pode ter ganhado força a partir desse ponto, mas de fato, não tem nenhuma explicação científica que comprove a veracidade. 

E você? Já tinha ouvido falar da lenda da cobra que mama leite? Acha que é verdade? Conta pra gente nos comentários! 

Leia mais:

Mãe do corpo: entenda o que é a sensação no pós-parto

Problemas na amamentação: principais complicações + depoimentos!

Autocuidados para amamentar: 10 dicas para não passar perrengue

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário