a
HomeMaternidadeA barriga pós-parto: como voltar à forma?
12065982_967286333333964_1292732167178061301_n
12065982_967286333333964_1292732167178061301_n
s

A barriga pós-parto: como voltar à forma?

Como recuperar a barriga após o parto?  Essa é a dúvida de muitas mulheres. Os órgãos se deslocam, os músculos abdominais se separam,  cada um para um lado, e a pele se estica. Realmente, é estranho pensar nisso, mas o corpo da mulher é preparado para gerar uma vida, e tudo acontece naturalmente.

Apesar de todas essas alterações, a barriga volta ao normal após o nascimento do bebê. Mas vale lembrar que ela levou 9 meses para esticar completamente, então nada mais justo que demore o mesmo tempo para voltar ao normal!  Claro que vemos por aí muitas mulheres super magras e com as barrigas chapadas logo após o parto, mas essas são a minoria. Essa rapidez para a barriga voltar depende de vários fatores, como seu corpo era antes de engravidar, quantos quilos você ganhou durante a gravidez, os exercícios físicos nesse período e, principalmente, sua genética.

Mulheres que engordaram menos de 14 kg na gravidez, que fizeram exercícios físicos durante a gestação, que amamentam e que estão no primeiro filho tendem a emagrecer mais rápido. Se você, por algum motivo, não amamenta, tem que prestar atenção na alimentação.  Lembre-se sempre de ingerir muita água, a hidratação é fundamental.

Seguem algumas dicas de como voltar à forma:

barriga após o parto

Amamentar – a amamentação ajuda muito, principalmente nos primeiros meses. As mulheres que amamentam queimam mais calorias para produzir leite e, por este motivo, emagrecem mais rápido. Dar de mamar no peito estimula os hormônios que fazem o útero contrair e voltar ao tamanho normal.

Exercícios – a atividade física é eficaz, mas dependendo do tipo de parto precisa esperar algumas semanas para iniciar. O ideal é conversar com o seu médico e quem sabe pelo menos fazer caminhadas.

Postura – como a barriga fica muito pesada durante a gravidez, é natural que a mulher relaxe após o parto. Encolher a barriga ajuda bastante na recuperação da musculatura abdominal.

Regime – não se preocupe em fazer regime durante o período da amamentação, lembre-se que é dessa forma que o bebê recebe todos os nutrientes e vitaminas, e o aleitamento é seu aliado na recuperação do peso ideal.

E a cinta pós parto?

Esse assunto é um pouco polêmico, antigamente era recomendado utilizar logo após o parto cesárea, mas hoje em dia as opiniões divergem, pois muitos especialistas acreditam que a utilização constante da cinta impede a recuperação natural da musculatura abdominal e atrapalha o fluxo sanguíneo. Então, o recomendado é que você converse com o seu médico e veja o que ele indica.

Para ajudar a melhorar a postura na hora de amamentar, confira no site da Grão de Gente as almofadas para amamentação, que oferecem mais conforto para você e ao bebê nesse momento especial.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário