a
HomeMaternidadeDicas – de tudo um pouco!10 regras básicas para visitar o recém-nascido
regras para visitar o recém-nascido
regras para visitar o recém-nascido
s

10 regras básicas para visitar o recém-nascido

É difícil resistir a um recém-nascido! Nós sabemos que dá vontade de pegar no colo, beijar, apertar e, inclusive, ir visitar toda hora. Mas apesar de ser um momento de alegria e celebração, é preciso tomar alguns cuidados na hora de visitar o recém-nascido e não atrapalhar a rotina da nova família e ser inconveniente com os pais do bebê.

Para evitar gafes e momentos desconfortáveis, confira a nossa lista com 10 dicas sobre como se portar ao visitar um recém-nascido.

Se você está grávida ou tem um recém-nascido em casa, não deixe de compartilhar essas dicas!

regras para visitar o recém-nascido

10 dicas para visitar o recém-nascido e não causar transtornos aos pais:

 

#Dica 01 – Vista no hospital ou em casa? Pergunte antes!

Antes de ir visitar o recém-nascido no hospital, procure saber se a mãe deseja receber visitas na maternidade ou prefere receber os amigos e a família quando estiver em casa, mais adaptada à nova rotina.

Há mamães que preferem receber as visitas no hospital, pois na maternidade ainda contam com o auxílio das enfermeiras. Por outro lado, algumas mamães acham os primeiros dias muito cedo para receber visitas e não querem ser incomodadas na maternidade. Por isso, o ideal é perguntar o que a mamãe prefere.

#Dica 02 – Avise quando estiver indo visitar o recém-nascido

Nada de visitas surpresas! No hospital ou em casa, o ideal é que você combine com a família qual é o melhor horário para a visita. Mesmo que vocês já tenham definido o horário da visita, mande uma mensagem ou ligue para confirmar se está tudo certo e se você realmente pode ir.

#Dica 03 – Não vá visitar o bebê doente

Nem pensar em ir visitar o bebê doente!!! Acho que não precisamos entrar em detalhes do por que não visitar o bebê, né?! O recém-nascido é super sensível, o sistema imunológico do pequeno não está completamente desenvolvido, ele ainda não tomou todas as vacinas e, consequentemente, é mais suscetível a vírus e bactérias. Portanto, caso você esteja doente, nem pense em visitar o recém-nascido.

#Dica 04 – Faça uma visita rápida

Você não precisa passar horas e horas na casa da família. Com certeza, a rotina dos pais e, principalmente, da mãe está sendo mega cansativa e, por isso, todos os minutinhos para descansar e relaxar são preciosos. O ideal é que você conheça o bebê, converse um pouco com os pais, pergunte se eles precisam de ajuda com alguma tarefa e, depois, vá embora.

Caso vocês tenham combinado previamente de tomar um café ou um lanche durante a visita, não espere que os pais preparem tudo. Como gentileza nunca é demais, faça o café e leve um bolinho e alguns pães para vocês tomarem um lanche.

#Dica 05 – Não publique fotos do recém-nascido sem autorização

Atualmente, tudo vai para as redes sociais, mas NUNCA publique fotos do recém-nascido sem a autorização dos pais!!! Caso os pais deixem você tirar fotos e publicar, não aproxime o celular do rosto da criança e nem pense em usar flash – os olhos do recém-nascido são muito sensíveis.

#Dica 06 – Cuidado com os beijos no bebê

Siiiim! Nós concordamos que recém-nascidos são irresistíveis e que dá muita vontade de apertar e beijar aquelas mãozinhas, pezinhos, rostinho e etc. Mas, infelizmente, isso não é legal para o bebê porque a imunidade dele ainda não está fortalecida. Além disso, você já percebeu a quantidade de vezes que o bebê leva a mão à boca? Os seus beijos e carinhos nas mãozinhas do pequeno podem ser um risco para a saúde dele.

Lembre-se: é imprescindível higienizar bem as mãos antes mexer no bebê. Lave a mão com água e sabão ou passe um álcool gel. Não é frescura e nem exagero!

#Dica 07 – Não peça para a mãe acordar o bebê

Nem pense em pedir para a mãe acordar o bebê – isso será totalmente inconveniente e sem noção! O descanso do recém-nascido é sagrado para os pais e, claro, para o bebê.

#Dica 08- Ajude!

Você é da família ou é um amigo bem próximo e tem intimidade com os pais do recém-nascido? Ofereça ajuda! – A pia está cheia de louça? Lave! – A mãe está cansada e precisando tomar um banho para relaxar? Pergunte se ela quer que você fique com o bebê por alguns minutos. – Que tal deixar uma comidinha pronta para os pais comerem depois?  Com certeza, essa é a melhor ajuda e o melhor presente para os pais do pequeno. Eles irão adorar a visita! s2

#Dica 09 – Nada de palpites! Deixe a Dona Palpiteira em casa, rsrs

“Você dá chupeta para o bebê? E mamadeira? Se o bebê ficar muito tempo no colo, vai ficar mal acostumado…” Por favor, nada de palpites – principalmente, durante as primeiras semanas de vida do bebê. O seu palpite ou conselho pode ser considerado inconveniente pelos pais do bebê. Além disso, pode deixar a mãe irritada, triste e, até mesmo, insegura. Dê a sua opinião apenas se a mãe perguntar e, mesmo assim, pense no que você vai falar!

#Dica 10 – Respeite a escolha dos pais

Os pais não querem divulgar fotos do bebê na internet? O bebê está dormindo e a mãe não quer que você pegue ele no colo? A mãe pede para todas as visitas passarem álcool gel na mão antes de tocar no bebê? Não insista. Respeite a escolha dos pais – é isso que eles precisam e merecem nessa fase delicada!

Leia também:

10 verdades sobre os bebês recém-nascidos

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Precisa e tomar cuidado pra nao ofender a visita.Muita coisa ai ta certo como nao visitar se estiver doente.Nao acordar a crianca.Nao tirar foto com flash tudo bem.Mas ter que perguntar sobre visitas em hospital.As vezes o conhecido quer segurar um pouquinho o bebe isso e dar carinho.Acho eu muitos ja sabe de tudo isso que foi dito.Mas bom senso por parte dos pais tambem e bom.Posso falar pois tenho 3 filhos.

    28 de novembro de 2016
  • Pessoalmente creio que se vc não for muito próximo não se deve visitar no primeiro mês de vida do bebê. Eles são frágeis e sua vacinas não fizeram efeito, estão com pouca imunidade. Outra coisa q não se deve fazer é pedir para pegar no colo.

    29 de novembro de 2016
  • A matéria é muito boa, mas não deve ser postada por futuras mamães ou mamães recém nascidas. Uma conhecida compartilhou e agora já estou pensando duas vezes se vou visitá-la, soou muito arrogante.

    29 de novembro de 2016
  • Adorei as dicas e já compartilhei. Tenho um recém nascido e infelizmente muitas pessoas não tem o bom senso, principalmente com relação a postagem de fotos na internet e palpites.

    3 de dezembro de 2016

Deixe um comentário