a
HomeGravidezAlimentaçãoVitaminas e suplementação na gravidez: tudo o que você precisa saber!
suplementação na gravidez
suplementação na gravidez
s

Vitaminas e suplementação na gravidez: tudo o que você precisa saber!

Se você é futura mamãe e está em dúvida sobre as questões envolvendo alimentação, vitaminas e suplementação na gravidez, essa matéria é pra você!

A gestação é um período de muitas novidades e transformações no corpo das mulheres, o que requer atenção redobrada com a saúde, entre elas, a necessidade de manter vitaminas e minerais em doses adequadas.

O Blog Grão de Gente conversou com a Nutricionista Izabela Siqueira Cavalcante Araujo, especializada em atendimento na área Materno Infantil e conseguiu ótimas dicas!

suplementação na gravidez

Suplementação na gravidez – quais as vitaminas e minerais mais importantes?

A suplementação na gravidez é indicada desde o primeiro trimestre, e com o avançar dos meses, se torna ainda mais importante. O que será suplementado e a quantidade dependerá de cada mulher, da sua alimentação, hábitos de vida e idade gestacional.

É importante destacar que alguns nutrientes possuem uma demanda mais alta durante a gestação, e por isso, vale ficar atenta às fontes alimentares e a suplementação, quando for necessária.

“As vitaminas do complexo B são um exemplo, com ênfase para a vitamina B9, também chamada de ácido fólico. Ela é importante principalmente no comecinho da gravidez, para o fechamento do tubo neural do bebê, evitando assim à má formação”, comenta a nutricionista.

O ferro também é um nutriente essencial durante toda a gestação. Muitas mulheres já entram na gravidez com estoques mais baixos desse nutriente, o que torna necessário iniciar sua suplementação desde o início.

Mas a sua demanda é crescente com o avançar da gravidez, sendo muito utilizado pelo corpo no terceiro trimestre. Ter níveis adequados de ferro evita anemias e complicações sérias, tais como parto prematuro, baixo peso ao nascimento, problemas cognitivos no bebê.

suplementação na gravidez

Vitamina A x Cegueira Noturna na gestação

A vitamina A exerce várias funções no nosso organismo, e uma deles está relacionada à saúde dos olhos. Portanto, em situações de deficiência dessa vitamina, um dos sintomas é a cegueira noturna, quando o indivíduo tem dificuldade de enxergar em ambientes com pouca luz. 

A nutricionista Izabela Siqueira Cavalcante Araujo destaca a inclusão de alguns alimentos na dieta diária são fundamentais para a ingestão de vitamina A.

“ Vísceras (principalmente fígado), gemas de ovos e leite integral e seus derivados (manteiga e queijo). Nos vegetais encontramos os precursores da vitamina (serão transformados em vitamina A no nosso corpo) e suas fontes são mais variadas: frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros (manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve e salsa)”.

suplementação na gravidez

Perigos da anemia durante a gestação

Anemia e gestantes são uma combinação perigosa. Desnutrição e dificuldade de acesso aos serviços de assistência pré-natal são os principais responsáveis por esse quadro. 

Os sintomas da anemia durante a gravidez são idênticos aos apresentados por não grávidas: fraqueza, fadiga e sensação de falta de ar. 

Para que o diagnóstico seja possível, é importante que seja feita uma avaliação da história clínica da gestante, um exame físico completo e exames laboratoriais para avaliar a quantidade de ferro e ácido fólico presentes no organismo.

suplementação na gravidez

Futuras mamães e familiares, lembrem-se: todas as gravidinhas precisam de uma rotina de acompanhamento médico especializado, para poder curtir todas as etapas desse momento mais que especial!

 

Leia mais:

O tamanho da barriga de grávida afeta o bebê?

5 sintomas que podem afetar a visão das grávidas

Diferenças entre gravidez de menino e de menina

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário