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A importância da Vitamina D na Gestação
A importância da Vitamina D na Gestação
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A importância da Vitamina D na gestação

Já falamos muito sobre a importância do Complexo B para a gravidez, assim como reforçamos a necessidade do ácido fólico e da vitamina B12. Hoje, vamos bater um papo sobre como a vitamina D na gestação é benéfica para você e seu bebê, assim como os perigos de ter carência dela em seu organismo.

Primeiro precisamos entender o que é a Vitamina D, que vai muito além de manter a pele bonita e saudável. Trata-se de um hormônio que auxilia os sistemas imunológico, ósseo, cardiovascular e muscular. Outra função fundamental é a diminuição do risco de diabetes tipo 1. A carência dessa vitamina pode causar, entre outros problemas, pré-eclâmpsia na gravidez. Esse é um risco que as gestantes correm partir da 20ª semana de gestação, que pode atrapalhar o crescimento do bebê e ocasionar um nascimento prematuro, além de influenciar para que a criança já nasça com deficiência da vitamina.

 

A importância da Vitamina D na Gestação

Vitamina D é fundamental na gestação, tanto para a mamãe, quanto para o melhor desenvolvimento do bebê.

Segundo a  Dra. Nancy Huang, gerente médica Sênior da Linha Dor OsteoMuscular da Zodiac Produtos Farmacêuticos S/A, além disso, a falta do nutriente pode ocasionar câncer, osteoporose, hipertensão, diabetes, derrames, distúrbios psiquiátricos e doenças autoimunes.

“Por outro lado, níveis de vitamina D na gestação promovem melhor adaptação da placenta no organismo materno. Inflamações e alergias também podem ser evitadas com o nível correto da vitamina”, concluiu a médica em texto para o site Pais&Filhos.

Vitamina D na gestação e alimentação: uma parceira das futuras mamães

É primordial frisar que a principal forma de obtenção da vitamina D é através da exposição solar aos raios UV, principalmente antes das 10h da manhã, que tem ação fotolítica na pele. Entretanto, alguns alimentos podem ajudar. Segundo a nutricionista Lara Morra Freitas, as principais fontes alimentares são: óleo de fígado de bacalhau, peixes gordurosos como salmão, atum e a cavala, ovos, fígado, e cogumelos.

Pode até dar a impressão que quando você engravida tem que seguir várias dietas. Mas, calma, mamãe, isso não é verdade. Levar uma vida com hábitos saudáveis é imprescindível para todos. A gestante deve ter cuidado redobrado pois além da própria saúde, ela é responsável pela formação de um indivíduo. E cuidado é uma forma de amor.

 

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