a
HomeGravidezVida intrauterina: os bebês dormem e sonham dentro da barriga?
vida intrauterina
vida intrauterina
s

Vida intrauterina: os bebês dormem e sonham dentro da barriga?

Já parou para se perguntar se os bebês dormem e sonham dentro da barriga? A vida intrauterina pode ser bem curiosa para os papais, especialmente àqueles de primeira viagem. 

O fato é que na maior parte das 40 semanas, o bebê passa dormindo. São, em média, 18 horas de sono por dia, com apenas oito desperto, quando a mamãe geralmente sente os chutinhos de amor! 

chutes do bebe

Como é a vida intrauterina dos bebês?

Com tanto tempo de sono, seria razoável pensar que os bebês sonham ainda na barriga da mamãe. Já que os sonhos são reflexos das vivências, como alguém em formação sem saber nada do mundo poderia ter essa experiência? 

Mas, sim, isso acontece! A psicologia pré-natal é uma área de estudo que estuda a vida intrauterina e tem crescido cada vez mais com o surgimento de novas tecnologias da área médica. Estudos que utilizaram imagens ecográficas, ultrassonografia e exames de eletrocardiograma identificaram que, entre a 32ª e a 36ª semana da gravidez, os pequenos têm movimentos oculares rápidos. 

bebê soluçando

Isso indica que estão no ciclo de sono ativo ou sono REM (Rapid Eyes Movement), que é quando sonhamos. Como o bebê passa 80% do seu tempo de sono no estágio REM, ele pode sonhar bastante! Até mesmo em bebês prematuros, o sono REM foi identificado já na 28ª semana da gestação.

Os sonhos que acontecem dentro da barriga são alguns dos primeiros movimentos cognitivos do bebê, uma vez que são pensamentos acompanhados de emoções. Alguns chegam até a dar risada!

Com o que os bebês sonham dentro da barriga da mãe?

Não dá para saber ao certo com o que os bebês sonham na vida intrauterina, no entanto, acredita-se que eles sonham com experiências e sensações vividas ao longo do dia, nos momentos em que estiveram acordados.  

Quem sabe seu amor não sonhou com o carinho na barriga, com a voz da mamãe, do papai ou uma música que tem marcado a gestação? Por isso, quanto mais a família conversa com o bebê, conta histórias ou coloca música para ele ouvir, mais vai contribuir para o desenvolvimento do seu cérebro ainda na barriga. Demais, né? 

bebê soluçando

Pequenas experiências dentro do útero

Pode não parecer, mas a vida no útero é bastante agitada! Ele chupa o dedo, pisca os olhos, faz xixi, engole e expele o líquido amniótico, brinca com o cordão umbilical, soluça, dá cambalhotas, boceja e até mostra a linguinha. Confira as características de cada trimestre:

– 1° trimestre: aos dois meses de gestação, o bebê percebe o mundo exterior por meio de estímulos hormonais e já é capaz de sentir o contato com a mãe, percebendo as mudanças químicas como estresse, euforia e ansiedade;

– 2° trimestre: com quatro meses, uma boa parte de suas células já transmite impulsos nervosos, como os de tato e audição. Com isso, os nervos do corpinho já conseguem sentir prazer com a massagem que a mamãe faz na própria barriga;

– 3° trimestre: quase todos os sentidos do pequenos já funcionam! Aos seis meses, ele chora e quase sorri. Seus primeiros estímulos visuais permitem distinguir o claro do escuro. A audição está toda desenvolvida, sendo capaz de ouvir os sons maternos e externos. O gosto de algo diferente que a mamãe comeu também altera o sabor do líquido amniótico, tornando mais amargo ou doce.  

bebê soluçando

Os bebês também têm pesadelos no útero?

Sim, as emoções negativas da mãe podem ser sentidas pelo bebê na vida intrauterina. Essas influências deixariam o sono do bebê mais agitado. Isso acontece por causa dos sinais fisiológicos, como aumento da frequência cardíaca, movimentação corporal e liberação de hormônios transmitidos pela placenta. 

No final da gravidez, as áreas do cérebro responsáveis pela formação de memória começam a funcionar e essas experiências seriam armazenadas no seu inconsciente. Esses momentos também desenvolvem suas primeiras emoções afetivas e traços de personalidade.

bebê soluçando

Mas fique tranquila! Ao longo da gestação é impossível a mãe não viver momentos de estresse, angústia ou tensão. Para equilibrar, é importante balancear os sentimentos ao escutar uma música que gosta ou realizar atividades prazerosas e relaxantes. 

Lembre-se de fortalecer o vínculo com seu bebê! Afinal, ao falar “tenha bons sonhos”, ele realmente os terá!   

útero retrovertido

Leia mais:

Bebê soluçando na barriga é normal?

O bebê pode aprender dentro da barriga? Saiba mais!

Posições do bebê na barriga: quais são e como influenciam no parto?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário