a
HomeGravidezViajar na gravidez exige cuidados. Veja dicas para cada trimestre!
viajar na gravidez
viajar na gravidez
s

Viajar na gravidez exige cuidados. Veja dicas para cada trimestre!

Está planejando viajar na gravidez? Todo mundo merece curtir uns dias de descanso e a gestação não é empecilho para isso. Mas é preciso tomar alguns cuidados para não comprometer a sua saúde e o desenvolvimento do bebê.

Preparamos um guia com várias recomendações de acordo com o trimestre, mas uma dica é universal (mesmo para quem não está grávida): Use o cinto de segurança, no carro, ônibus ou avião.

No caso das gestantes é importante se certificar de que a parte de baixo do cinto acomoda a barriga sem apertar. Ele deve ficar na região pélvica e nunca em cima da barriga.

Outra dica para todas as fases da gravidez é estar sempre com uma garrafinha de água e lanchinhos leves, como frutas e sanduíches naturais, para não passar muito tempo sem comer.

viajar na gravidez

Para quem vai viajar na gravidez de carro, a atenção à posição correta do cinto de segurança deve ser redobrada.

Viajar na gravidez: 1º trimestre (até 13ª semana)

O primeiro trimestre é normalmente marcado por mal estar, tonturas e enjoos. Se você anda sofrendo bastante com esses sintomas, comuns no início da gravidez, fique atenta ao viajar sozinha de carro.

Para amenizar os sintomas, evite ficar em jejum, mantenha-se hidratada e aposte em alimentos “secos”, como bolachas de água e sal e torradas integrais.

Se pretende fazer uma viagem mais longa, consulte seu médico caso você tenha histórico de sangramentos, pressão alta, diabetes e já tenha passado por partos prematuros.

viajar na gravidez

Viajar na gravidez: Consulte o médico em todas as fases da gestação!

Viajar na gravidez: 2º trimestre (14ª a 27ª semana)

O segundo trimestre é considerado o melhor período para quem deseja viajar na gravidez. É uma ótima oportunidade para planejar uma segunda lua de mel antes do bebê nascer e aproveitar que a barriga ainda não pesa muito. Além disso, a maioria das gestantes já não sofre tanto com enjoos e mal estar.

  • Se for viajar de carro, afaste o banco o máximo possível do painel e use o cinto conforme orientamos no início da matéria.
  • Para evitar cãibras e inchaços nos membros inferiores, faça paradas a cada 1h30. Caminhe um pouco e estique as pernas.
  • Converse com seu obstetra sobre a possibilidade de usar meias elásticas.
  • Caso viaje em ônibus ou avião, procure se sentar no corredor e levante de vez em quando.
viajar na gravidez

O segundo trimestre é o período ideal para planejar uma viagem na gravidez. Converse com seu médico e siga todas as recomendações!

Viajar na gravidez: 3º trimestre (a partir da 28ª semana)

Chegando perto da reta final da gravidez, os cuidados são maiores. Dependendo da viagem e da semana de gestação, será necessária a autorização do médico. Algumas companhias aéreas só autorizam o embarque de gestantes no terceiro trimestre com um atestado.

  • Não viaje desacompanhada.
  • Esteja sempre com todos os documentos, de identidade e plano de saúde, e com os contatos do obstetra.
  • Se for viajar para fora do seu estado ou país, verifique a rede de cobertura do plano e/ou contrate um seguro viagem.
  • Não deixe de fazer as paradas em viagens de carro, para não comprometer a circulação.
  • No ônibus e no avião, procure assentos confortáveis e posicione o cinto de maneira correta.
  • Não segure a urina pois há grandes riscos de contrair uma infecção urinária, perigosa nesta fase.
viajar na gravidez

Viajar na gravidez de avião no 3º trimestre exige uma série de cuidados: atestado médico, atenção à circulação e sempre com um acompanhante!

Importante: Independente da fase da gravidez, sempre converse com seu médico antes de viajar. Ele terá recomendações específicas, de acordo com seu histórico médico, o tempo de viagem e o local do destino. Também é importante checar as regras de companhias aéreas.

 

Leia mais

Livre-se do incômodo dos gases na gravidez

Saiba como se programar para a chegada do bebê mês a mês

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário