a
HomeGravidezQuais as vacinas que as gestantes precisam tomar?
vacinas para grávidas
vacinas para grávidas
s

Quais as vacinas que as gestantes precisam tomar?

Tudo o que uma gestante pensa assim que vê o teste positivo é em como proteger este ser pequenino que está sendo gerado. Com isso, a gravidez se torna um período de muitas restrições e mudanças, só para garantir que o bebê se desenvolva de forma saudável, sem riscos para ele e para a mamãe. Além de uma dieta balanceada e rica em nutrientes, a gestante precisa de cuidados extras. Por isso, algumas vacinas são obrigatórias para as mulheres que estão grávidas ou que estão pensando em engravidar.

Para ajudar as mamães a se orientar e não se esquecerem de toma-las, o blog Ficar Grávida fez uma relação das vacinas obrigatórias para gestantes e explicou sobre a importância de cada uma neste processo. Sabemos que, com a imunização,  os anticorpos são transferidos ao feto durante a gestação por meio da placenta. Após o nascimento, o bebê continuará prevenida por conta da amamentação.

vacinas para grávidas

Três vacinas precisam estar atualizadas na sua caderneta de vacinação: influenza, tríplice bacteriana e hepatite B

É muito importante verificar a caderneta de vacinação, mesmo se você só está se programando para engravidar. O médico precisa avaliar se há a necessidade de reforçar e receitar alguma das vacinas, que podem ser tomadas também durante a gestação ou logo após o parto. E não se preocupe: as vacinas para grávidas são compostos com microorganismos mortos. Não há riscos para a gestante e nem para o bebê.

Vacinas obrigatórias na gravidez

 

Influenza: a famosa vacina da gripe está entre as mais importantes, já que protege a gestante dos quadros mais fortes de doença. Ela pode ser tomada a qualquer momento da gravidez. O Governo Federal já inclui as grávidas ao público-alvo de sua campanha nacional de vacinação.

 

Tríplice Bacteriana: conhecida também como dTpa, esta vacina protege contra a coqueluche, difteria e tétano. A vacina é recomendada entre a 27ª e 36ª semana de gestação e está disponível na rede pública de saúde.

 

Hepatite B: a doença é uma infecção de fácil transmissão durante a gravidez, por isso é importante imunizar a mãe o proteger o bebê. A vacina é administrada em três doses e também é aplicada gratuitamente nos postos de saúde do País.

Atenção!

Também há vacinas que podem prejudicar a formação do bebê. As doses contra rubéola, sarampo, caxumba, HPV e rotavírus contém vírus vivos. Elas podem causar má formação, problemas cardíacos e neurológicos, deficiência visual e auditiva, entre outras condições.

O importante é consultar o seu médico sempre que tiver dúvidas em relação a tratamentos e prevenção de doenças. E nunca esqueça de atualizar a sua caderneta de vacinação!

 

Acompanhe todas as novidades do blog pelas redes sociais!!!
Vai lá: facebook, instagram pinterest

 

Leia mais:

10 dicas para cuidados de beleza durante a gravidez

5 exercícios para aumentar a dilatação

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário


*