a
HomeGravidezVacina não é indicada para combater a febre amarela em gestantes
shutterstock_645445327
shutterstock_645445327
s

Vacina não é indicada para combater a febre amarela em gestantes

O recente aumento nos casos de febre amarela no país é um dado alarmante para as grávidas e mamães que amamentam. Existem muitas formas de nos protegermos das picadas do mosquito transmissor da doença, entre elas, a vacina tem ganhado força total com campanhas sendo feitas em diversas cidades que apresentam maior risco de contágio. No entanto, fique atenta às contraindicações! A vacina não é recomendada para combater a febre amarela em gestantes e lactantes, salvo algumas exceções.

As viagens às áreas de risco devem ser evitadas ao máximo. Caso você realmente precise viajar para áreas endêmicas (de alto risco), consulte seu obstetra e siga as recomendações. Lembre-se de que a epidemia de febre amarela se concentra apenas em regiões de mata, porém, nas cidades em que o número de casos cresceu, a vacinação está sendo feita também em gestantes e lactantes. Procure saber as informações específicas da sua região.

febre amarela em gestantes

 

Gestantes

Mas o que pode acontecer se uma gestante for vacinada? Não há estudos comprovando que a vacina contra a febre amarela em gestantes possa causar algum dano ao desenvolvimento do bebê. Entretanto, os especialistas são cautelosos com qualquer medicação aplicada às mamães, por isso com as vacinas não é diferente! Na vacina, o vírus enfraquecido ainda está vivo, por isso é melhor prevenir possíveis reações e até complicações da febre amarela em gestantes.

Mais importante que isso é estar sempre com todas as suas vacinas em dia antes mesmo das tentativas de engravidar. Se a mãe já tiver sido imunizada contra a febre amarela antes da gravidez, não há risco de contrair a doença.

febre amarela em gestantes

 

Lactantes

As mães que amamentam também têm contraindicação para serem vacinadas contra a febre amarela. Caso a lactante esteja em uma região de alto risco, a recomendação dos médicos é que, após ser vacinada, ela deixe de amamentar seu bebê por um período de dez dias.

 

Febre amarela em gestantes: Como prevenir?

Existem formas eficazes de se proteger contra a febre amarela em gestantes que você pode começar a praticar desde já! A transmissão da doença é feita pelo mesmo mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya – o Aedes aegypti – então os cuidados são os mesmos:

febre amarela em gestantes

Leia mais

Vacinas indispensáveis para a gestante e o recém-nascido

Quais as vacinas que as gestantes precisam tomar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário