a
HomeBebêCuidados com a SaúdeVacina contra a gripe é indispensável para gestantes
vacina contra a gripe
vacina contra a gripe
s

Vacina contra a gripe é indispensável para gestantes

Nessa semana o Ministério da Saúde anunciou oficialmente a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza na rede pública de hospitais. Isso significa que gestantes e crianças de seis meses até cinco anos devem se prevenir da gripe! A campanha será prolongada até o dia 26 de maio. A vacina disponibilizada é a trivalente, ou seja, imuniza o corpo de três tipos diferentes do vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

Saiba mais sobre a vacina contra a gripe

vacina contra gripe

A vacina  contra a Influenza é uma das mais importantes durante a gestação e também para os bebês. Além de proteger a grávida dos vírus e da gripe comum, ela é responsável por evitar o agravamento da bronquite e pneumonia devido à queda da imunidade. As gestantes podem solicitar a vacina a partir de qualquer mês da gestação.

Vale ressaltar que as vacinas são um método de prevenção, e não de tratamento contra as doenças. Por isso, é importante estar com a sua carteira de vacinação em dia, assim como o seu bebê também deve estar protegido! Para as gestantes que não puderam tomar a vacina contra a influenza durante os nove meses de gravidez, é possível tomá-la em até 45 dias após o nascimento do bebê sob prescrição médica e em dose única.

Outras vacinas igualmente importantes para as gestantes são a da Tríplice Bacteriana e Hepatite B. Caso tenha dúvidas sobre qual vacina tomar durante os nove meses, consulte seu médico para uma orientação e esclareça todas as dúvidas sobre o assunto.

Os postos de saúde oferecem a vacina gratuitamente para crianças de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir dos 60 anos, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas, a população indígena e carcerária. Neste ano,  professores da rede particular e pública também devem ser vacinados nos dias 2 a 3 de maio dentro das escolas.

A campanha deste ano começou mais cedo do que a de 2016. Mesmo assim, os números já são menores comparados aos do ano passado. Lembre-se de que é fundamental se prevenir, já que o vírus é mutável e a efetividade da vacina dura por apenas um ano. Atualize sua dose e do seu bebê!

Veja mais

Exames na Maternidade: veja quais são os exames e vacinas que o bebê faz maternidade e não saia de lá sem realiza-los

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário