a
HomeGravidezGrávidas podem tomar a vacina contra a Covid-19?
vacina contra a Covid-19
vacina contra a Covid-19
s

Grávidas podem tomar a vacina contra a Covid-19?

A campanha de vacinação da Covid-19 já começou no país e, enquanto o Plano Nacional de Operacionalização é aplicado nos estados, um grupo em especial aguarda uma resposta. Afinal, gestantes, puérperas e lactantes podem tomar a vacina contra a Covid-19?

Vacina contra a Covid-19 para gestantes: O que você precisa saber!

Até o momento no Brasil não é possível dizer se a vacina poderá ser aplicada em gestantes, puérperas e lactantes.  Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), esse grupo não integrou os estudos clínicos sobre as pesquisas de vacinas contra a doença. 

vacina contra a Covid-19

Sendo assim, ainda não há informações sobre possíveis problemas e efeitos colaterais após a dupla dosagem prescrita, como perda gestacional, parto prematuro, má-formação, entre outros.

Primeiramente, é necessário aguardar o resultado de pesquisas e o impacto da imunização na população geral para avaliar a vacinação contra a covid-19 nesse grupo em especial.  “Por princípio de precaução, não recomendaria a vacinação nesse perfil de mulheres”, explica a ginecologista Dra. Cecilia Roteli Martins, presidente da Comissão Nacional Especializada em Vacinas da Febrasgo.

Tipos de vacinas contra a Covid-19

No comunicado da Febrasgo, o presidente da Comissão Nacional Especializada em Doenças Infectocontagiosas, o ginecologista Dr. Geraldo Duarte revelou que as diferentes formas de produção das vacinas também podem influenciar em eventual indicação para grávidas,  já que as que possuem vírus ativo não são indicadas.

vacina contra a Covid-19

Até o momento, o ponto positivo das pesquisas sobre as vacinas contra a Covid-19 é que elas estão sendo produzidas a partir do vírus inativo ou de seus fragmentos, como o RNA. Baseando-se no fato de que vacinas com vírus inativado já são utilizadas para evitar outras doenças em gestantes.

Tentantes e a vacina contra a Covid-19

Para quem deseja aumentar a família em 2021, o ideal é que a mulher engravide somente após receber as duas doses da vacina. Caso a gestação aconteça entre elas, a orientação é que ela espere até o final do puerpério para receber a segunda aplicação da vacina contra a Covid-19.

vacina contra a Covid-19

Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde, como as vacinas contra a COVID-19 não puderam ser testadas em todos os grupos de pessoas, podem haver algumas contraindicações e precauções temporárias até que se tenham mais evidências e pesquisas, para que a vacinação seja administrada de forma mais ampla a todas as pessoas.

Entende-se como prováveis contraindicações:

▪ Pessoas menores de 18 anos de idade (o limite de faixa etária pode variar para cada vacina de acordo com a bula); 

▪ Gestantes; 

▪Para aquelas pessoas que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma Vacina COVID-19; 

▪ Pessoas que apresentaram uma reação anafilática confirmada a qualquer componente da(s) vacina(s).

Vale ressaltar que após os resultados dos estudos clínicos de fase III, essas precauções e contraindicações poderão ser alteradas, de acordo com o documento.

 

Leia mais:

Entenda o que causou o parto prematuro de Romana Novais

Como se preparar para a amamentação? Veja dicas!

Birra de criança: tudo o que você precisa saber sobre esse comportamento!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário