a
HomeGravidez25 dúvidas mais comuns em cada trimestre da gravidez
trimestre da gravidez
trimestre da gravidez
s

25 dúvidas mais comuns em cada trimestre da gravidez

“Estou grávida, e agora?”. Basta o teste dar positivo para as futuras mamães começarem a ter várias dúvidas. Em cada trimestre da gravidez, é comum voltar o olhar para qualquer informação que possa ajudar no desenvolvimento do bebê e na própria saúde.

trimestre da gravidez

O que acontece em cada trimestre da gravidez?

Se você acabou de descobrir que está grávida, parabéns! Agora, “só” faltam 40 semanas para conhecer o rostinho do seu bebê e viver a linda experiência de ser mãe.

Até lá, essa fase é marcada por mudanças físicas e psíquicas, graças à enxurrada de hormônios que o corpo começa produzir. Veja com detalhes o que ocorre em cada trimestre da gravidez e as dúvidas mais comuns. 

 

Primeiro trimestre da gravidez

O primeiro trimestre da gravidez corresponde a 1ª a 13ª semana. É a fase mais difícil para a mãe e o bebê. Nele, enjoos matinais, cansaço, alterações de humor, seios sensíveis são um dos sintomas que mais aparecem no comecinho da gestação. 

trimestre da gravidez

1. É normal sangrar no início da gravidez?

O chamado “sangramento de nidação” ocorre em quase 20% das gestantes e pode sim ser normal, já que o embrião está se fixando dentro do útero. 

2. Os sintomas sumiram. Posso ter tido um aborto?

Fique tranquila! A intensidade dos sintomas como cansaço, tensão mamária, náuseas variam muito de mulher para mulher.  Caso, você note alguma anormalidade, procure o seu médico para ele fazer um exame que possa detectar se existe algum problema.

3. O que a grávida deve comer?

A alimentação da gestante deve ser equilibrada. Frutas, verduras, carnes, cereais e leite devem ser incluídos. O ideal é comer pouco e fazer de quatro a seis refeições ao dia, bebendo bastante líquido (pelo menos dois litros de água). E nada de comer por dois, viu? É super importante ficar de olho no peso.

alimentação na gravidez

4. O bebê pode mexer no primeiro trimestre?

Nesse estágio, os movimentos do bebê ainda não são perceptíveis pela mãe. O bebê só pode ser sentido a partir da décima oitava semana. Antes disso o que a gestante sente são os movimentos peristálticos do intestino ou a famosa sensação de “borboleta batendo asas”.

5. Inchaço em grávidas é sempre sinal de que a pressão está alta?

No final da gestação o edema é bastante comum, devido à compressão da veia cava dentro do abdômen e muitas vezes não significa que é problema de pressão alta. Mas, se perceber uma anormalidade logo no início, consulte seu médico.

6. Sexo durante a gravidez faz mal para o bebê?

A relação sexual pode ser bem-vinda para o casal. Exceto em casos especiais, com o surgimento de sangramento ou contrações antes da hora.

sexo pós-parto

7. Posso me depilar com cera quente?

É permitido se depilar com lâmina e com cera. Já a depilação a laser não pode ser realizada durante a gravidez, pelo alto risco de causar manchas na gestante.

8. Posso dirigir o carro e andar de moto?

Existem inúmeras controvérsias sobre o assunto. Há médicos que autorizam suas pacientes a dirigir até o sétimo ou oitavo mês. Outros não veem impedimento até o fim da gravidez. O melhor mesmo é seguir a recomendação do médico.

Também não há nenhuma contraindicação formal para o transporte em motocicleta. Mesmo assim, a gestante deve lembrar que os acidentes com esse veículo são relativamente comuns e uma queda, ainda que em baixa velocidade, pode colocar a vida do bebê em risco.

grávidas podem dirigir

9. Posso continuar tomando café?

A cafeína piora os sintomas de queimação no estômago, algo comum entre várias gestantes, além de ser muito estimulante. O mais indicado é tomar café com bastante moderação, uma ou duas xícaras pequenas por dia.

10. Posso fazer musculação?

Com uma supervisão adequada e liberação do médico, sim. No entanto, as cargas devem ser menores e sem exageros porque o risco de lesão na coluna é maior.

 

Segundo trimestre da gravidez

O segundo trimestre ocorre da 14ª a 27ª semana.  A barriga começa a crescer e as náuseas desaparecem. É a hora que a mãe passa a cuidar melhor da alimentação e evitar os excessos para não engordar mais do que o necessário. 

trimestre da gravidez

11. Quando vou saber o sexo do bebê? E a data do parto?

A data do parto pode ser calculada a partir da primeira data da última menstruação. Quanto ao sexo do bebê, a gestante pode saber por meio do exame de sexagem fetal a partir da 10° semana ou com o ultrassom de 18 semanas.

12. Grávidas não podem fazer tratamento odontológico?

Isso é um grande mito! A gestante pode realizar um tratamento bucal normalmente, pois é nesse estágio de gravidez que há maior incidência de cáries e inflamação na gengiva. Por isso, não deixe de consultar o odontologista em sua rotina, principalmente na gravidez.

13. A partir de quantas semanas é possível ouvir o coração do bebê?

Os batimentos cardíacos são audíveis a partir da quinta semana com o uso do ultrassom transvaginal. Entre 12ª e 14ª semanas de gestação, já é possível ouvir o coraçãozinho do bebê com outro equipamento, o Doppler.

trimestre da gravidez

14. Quantos quilos posso engordar?

As futuras mamães não podem ultrapassar o seu IMC (Índice de Massa Corpórea), mas ela pode ter variações de peso para um pouco mais ou para menos conforme o IMC. Vale reforçar, no entanto, que o ideal seria engordar até 18kg, no máximo.

15. Posso passar qualquer hidratante no corpo?

Alguns ativos de hidratantes comuns são proibidos na gravidez, como ureia em concentrações altas. Os melhores são ricos em Vitamina E, super adequados para fornecer uma hidratação profunda à pele e promover o aumento da elasticidade. 

16. Posso fazer tratamento para varizes?

As varizes que aparecem durante a gestação geralmente somem após o parto. O ideal para as gestantes que estão passando por esse problema é não optar por nenhum tratamento. Deixar as pernas levantadas por alguns minutos, evitar ficar muito tempo em pé ou sentada e fazer caminhadas podem amenizar os sintomas.

17. Posso tingir o cabelo?

Somente a partir do quarto mês de gestação. As tinturas, mesmo aquelas sem amônia na composição, não devem ser usadas no primeiro trimestre da gravidez. Escova progressiva e alisamentos também devem ser evitados durante toda a gestação.

trimestre da gravidez

18. Como calculo a semana de gestação?

Faça a contagem a partir do último dia da menstruação e considere que a gravidez tem 280 dias, ou 40 semanas. Mas, não misture o cálculo das semanas com o dos meses. Isso porque quatro semanas tem 28 dias e não um mês.

19. Posso viajar?

Até o sétimo mês, as viagens podem ser realizadas com algumas precauções. No carro, deve-se parar de hora em hora para esticar as pernas e se alimentar. Trechos feitos de avião demandam cuidados como caminhar pelo corredor da aeronave sempre que possível e ingerir bastante líquido para evitar a desidratação.

 

Terceiro trimestre da gravidez

Por último, há o terceiro trimestre que acontece da 28ª a 40ª semana. Nessa reta final que antecede a chegada do bebê a gestante pode sentir falta de ar provocada pela pressão do ventre desenvolvido sobre o diafragma. 

trimestre da gravidez

20. A ansiedade pode fazer mal para o bebê?

Independente do grau de ansiedade da mãe, ela não interfere no aceleramento da gestação. Em alguns casos, alguns médicos orientam o uso de medicamentos para controlar o equilíbrio emocional.

Ao contrário do que muitas mães podem pensar, essa ansiedade de não acelera o parto, mas libera hormônios que podem passar para o bebê. Por isso, a terapia também é super indicada durante a gestação!

21. Estou muito inchada. Devo me preocupar?

O inchaço é comum no final da gestação, mas se ele acontece de forma generalizada, procure o seu médico para diagnosticar se esse edema pode desencadear um problema grave, como a pré-eclâmpsia. 

22. Tenho tido muitas dores nas costas. O que posso fazer?

A coluna vertebral é bastante sobrecarregada durante a gestação. Se as dores forem insuportáveis, pode-se utilizar analgésicos. Alongamentos e massagens são super bem-vindos durante toda a gravidez.

trimestre da gravidez

23. Até quantas semanas uma gestação pode ir?

O tempo previsto é de 40 semanas. O envelhecimento da placenta pode comprometer tanto a circulação do sangue como a troca de nutrientes entre o bebê e a mãe. Essa situação é arriscada para ambos. Porém, os estudos mostram que as mães podem aguardar em segurança até 41 semanas.

24. Como sei que começou o trabalho de parto?

As contrações aumentam e duram em torno de 30 a 40 segundos cada uma. Em média, ocorrem 3 contrações em 10 minutos. O rompimento da bolsa também é um sinal que a mãe deve ir imediatamente para o hospital, pois ela pode estar entrando em trabalho de parto.

trimestre da gravidez

25. Quando o bebê encaixa?

A mulher não tem como saber. Somente um exame clínico e o toque vaginal é que são capazes de revelar se há ou não a dilatação necessária.

 

 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais:

10 dúvidas sobre inchaço, trombose e varizes na gravidez

Tchau, dúvidas! Confira 10 vídeos sobre amamentação no Youtube

Sexo no pós-parto: 10 dúvidas frequentes entre os casais

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário