a
HomeGravidezTremedeira no pós-parto: Por que acontece?!
tremedeira-no-pos-parto-3
tremedeira-no-pos-parto-3
s

Tremedeira no pós-parto: Por que acontece?!

Você já ouviu falar nas coisas estranhas que seu corpo pode fazer depois que o bebê nasce? O pós-parto é cheio de “mistérios” que ninguém te conta! Entre muitas coisas, você poderá sentir seus órgãos soltos dentro da barriga, pode sangrar por bastante tempo, pode sentir a apojadura do leite materno…

No topo das sensações mais estranhas, está a tremedeira. Sim, logo após ou momentos antes do bebê nascer, muitas mães contam sobre terem sentido muito frio e tremedeira intensa. Mas por que a tremedeira no pós-parto acontece?

 

Tremedeira no pós-parto: Por que acontece?!

tremedeira no pós-parto

O fenômeno acontece tanto entre pessoas que tiveram seus filhos por meio do parto normal, com ou sem analgesia, quanto por cesariana. Um estudo publicado na revista científica Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica sobre o assunto aponta que os tremores podem estar relacionados ao fato de que o sangue do bebê passa para a mãe na hora do parto. Assim, se o tipo sanguíneo da mãe e do filho são diferentes, os tremores são causados.

Também existe a explicação de que a tremedeira no pós-parto seja causada como uma reação à anestesia. A anestesia contribui para a hipotermia, reduzindo o metabolismo e atenuando a vasoconstrição na superfície do corpo. Assim, a hipotermia é conseqüência previsível em intervenções prolongadas.

tremedeira no pós-parto

O que pode causar tremores é uma reação do corpo ao tentar manter sua temperatura média. Quando alguma das partes está sedada, os calafrios podem eventualmente surgir. Entretanto é mais provável que os tremores decorram de redução da temperatura dos tecidos profundos.

 

Como é a tremedeira no pós-parto?

tremedeira no pós-parto

Está frio aqui ou é impressão minha? A tremedeira pode ser sentida antes, durante ou depois do parto ou da aplicação da anestesia, tanto a raqui como peridural. O frio que é sentido na verdade acontece por causa da própria anestesia, que atinge o sistema nervoso, tirando a sensibilidade.

Ao vivenciar esse sintoma, é importante que você comunique seu médico imediatamente, mas fique tranquila! Na maior parte dos casos, a tremedeira no pós-parto não desencadeia nenhum tipo de consequência para o organismo e costuma passar em mais ou menos uma hora.

 

Leia mais

Gravidez sobrecarrega organismo da mulher

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Nossa eu tive tremedeira logo após o parto normal e a médica pediu uma sopa pra eu me alimentar na sala de parto mesmo. Logo passou

    29 de agosto de 2018
  • Aconteceu comigo a 8 anos e só agora fiquei sabendo o motivo, obrigada.

    29 de agosto de 2018
  • meu bebe vai fazer tres mes nao comecei ainda tomar mini pirula quando devo iniciar remedio?ja que passou 40 dias

    29 de agosto de 2018
  • Eu tive essa tremedeira logo que saí do centro cirúrgico! Minha filha nasceu por parto cesárea. A sensação era horrivel. Eu não sentia frio, só não conseguia parar de tremer. As outras mães que estavam no quarto pós parto ficaram tão assustadas quanto eu kkkkk minha mãe me encheu de cobertas mesmo eu dizendo que estava com calor. Suei muito. A tremedeira durou cerca de 2 horas. Foi bem estranho mas ficou tudo bem!

    30 de agosto de 2018
  • Tive parto natural, minutos após o parto senti uma intensa tremedeira acompanhada de calafrios uma sensação horrível. Mas nunca soube o porquê até agora e essa teoria faz todo sentido, pois meu bebê é B+ e eu sou O+. A natureza e seus mistérios!!

    30 de agosto de 2018
  • Eu tive mais foi alguns dias após o parto.ja estava com uns 10 dias após. E alguns anos depois depois senti novamente. E agora ficou a duvida .a primeira talvez tenha ainda relação com o parto, mais e a segunda vez?,acho que foi uns 6 anos depois.

    2 de setembro de 2018
  • Eu tive parto cesárea, sentir tremedeiras ao entrar no centro cirúrgico, tomei 8 anestesias pra pegar uma, logo após o nascimento da minha pequena tive uma coceira no nariz horrível e muito calor.

    2 de setembro de 2018
  • Tive essa tremedeira e muito frio… tive parto normal induzido isso foi a 20 anos mas nunca me esqueço lembro como se fosse hoje.

    2 de setembro de 2018
  • Eu tb tive tremedeira, e só agora estou sabendo o pq? Durou 1 hora… uma sensação horrível. Minha filha tem 5 anos agora e estou de 20 semanas do meu príncipe.

    2 de setembro de 2018
  • Eu tive logo depois de tomar a anestesia (cesárea),é bem estranho a sensação mesmo. Mas passou rapidinho,uns 20 a 30 minutos. Mas tudo que passei valeu a pena,hoje minha princesa tem 3 aninhos e é a coisa mais linda desse mundo.

    2 de setembro de 2018
  • Olá meu nome é yasmim passei por uma cesariana a 2 anos atrás e minha menstruação ainda não desceu e sinto dores muito forte tem dias que não consigo nem dormir

    3 de setembro de 2018
  • Meu filho nasceu de parto cesárea graças a Deus não tive tremedeira pra mim foi normal…

    3 de setembro de 2018
  • Eu tive essa tremedeira pós parto do meu primeiro filho,ja agora do segundo nao senti nada.

    3 de setembro de 2018
  • Tive muita tremedeira e friu pós parto normal. Era 20 de fevereiro, um calor infernal e eu com muito friu é tremendo muito como se estivesse a baixo de zero. Os médicos me falaram que perdi muito sangue, então por este motivo o friu é as tremedeira. Colocaram cobertores em cima de mim. Depois de um tempo, já no quarto, passou e ficou tudo bem!

    3 de setembro de 2018
  • Eu tive na hora da Rack e depois do para foi horrível e não sabia o motivo.

    4 de setembro de 2018
  • Eu tive essa tremedeira logo que sai da sala de parto e durou alguns minutos. Porém, em casa, já tive esses calafrios umas três vezes. Meu bebê tem 18 dias. Minha obstetra disse que é normal e vai passar.

    4 de setembro de 2018

Deixe um comentário