a
HomeGravidezO que é tampão mucoso? Saiba o que ele significa
tampão mucoso
tampão mucoso
s

O que é tampão mucoso? Saiba o que ele significa

Você sabe o que é tampão mucoso? Conhecer o próprio corpo, como ele funciona e suas necessidades é essencial, principalmente durante a gravidez.

Para ajudar as mamães nessa fase de tantas mudanças e novidades, reunimos aqui as principais informações que você precisa saber sobre o tampão mucoso, o que ele significa e como reconhecê-lo.

tampão mucoso

Entenda o que é tampão mucoso

Nada de sustos! Muitas grávidas de primeira viagem, por falta de informação, confundem o tampão com a bolsa, por exemplo, ou acham que precisam correr para o hospital quando ele sai. Então vamos esclarecer tudo para nenhuma mamãe ficar com dúvidas.

O tampão mucoso é uma secreção espessa que atua como uma espécie de “rolha” que bloqueia o útero e impede a entrada de bactérias vaginais, protegendo o bebê durante a gestação.

Tem um aspecto pegajoso, de muco mesmo, como um catarro. Além da consistência espessa e gosmenta, a cor varia entre o amarelado e o esverdado, mas também pode ser meio avermelhado – quando há um pouco de sangue, o que é normal.

tampão mucoso

Quando o início do trabalho de parto vai se aproximando, algumas mulheres perdem o tampão mucoso. Isso porque o colo do útero começa a afinar, então essa secreção pode amolecer e ser eliminada.

Atenção para o trecho acima que diz “algumas mulheres”. Ou seja, nem todas as grávidas terão essa perda do tampão mucoso. Não precisa se preocupar se esse for o seu caso, pois perder ou não o tampão não interfere em nada no parto ou na saúde do bebê, que continua protegido pela bolsa.

Por falar nisso, para ninguém mais confundir e não restar dúvida, vamos esclarecer: quando a bolsa estoura o que se nota é uma perda de líquido, geralmente esbranquiçado e quentinho como o xixi. Ou seja, é diferente da consistência espessa e pegajosa do tampão mucoso.

tampão mucoso

O que significa perder o tampão mucoso? Devo correr para o hospital?

Não precisa correr para o hospital, mamãe. A perda do tampão mucoso não é um indicador do início do trabalho do parto. Em outras palavras: perder o tampão não quer dizer que você vai entrar em trabalho de parto imediatamente. O que ele significa, então?

tampão mucoso

De forma geral, a perda do tampão indica apenas que o corpo está começando a se preparar para o trabalho de parto. Mas ele pode demorar horas, dias ou semanas para começar – varia muito. E há casos em que não há a perda do tampão ou até aqueles em que o tampão sai no momento do nascimento. Em todas essas situações, pode ficar tranquila, tá tudo bem 🙂

Perdeu o tampão mucoso? Avise seu médico, para que ele esteja ciente e acompanhe todas as etapas direitinho, e siga observando os sinais do seu corpo nesse momento tão especial.

Leia mais:

Graus de placenta: O que significam?

Posições do bebê na barriga: quais são e como influenciam no parto?

Parto humanizado: Um guia completo para a gestante!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário