a
HomeGravidezSonhos estranhos na gravidez: por que acontecem?
sonhos estranhos na gravidez
sonhos estranhos na gravidez
s

Sonhos estranhos na gravidez: por que acontecem?

Além do enjoo, dor nas mamas, cansaço e vontade de urinar com mais frequência, os sonhos estranhos na gravidez também entram na lista das mudanças que o período traz.

Depois do teste positivo, é muito comum que as grávidas tenham pesadelos com o bebê ou algo bem peculiar relacionado à gestação. Para piorar, eles parecem super realistas! 

sonhos estranhos na gravidez

Por que as grávidas têm pesadelos?

Para começar a entender, é preciso ter consciência que esse período gera muita insegurança nas mulheres. É uma fase totalmente nova para as mães de primeira viagem, então é normal ter certos medos, que podem aparecer nos sonhos.

Depois, os temidos hormônios! Mais uma vez eles são os protagonistas. Dessa vez, para explicar os sonhos estranhos na gravidez. Eles podem mudar o padrão do sono ao afetar as emoções e causar mais ansiedade. 

Um estudo feito pelo Centro de Pesquisa do Sono, do Hospital Sagrado Coração em Montreal, Canadá, comprovou o fato. Cerca de 59% das gestantes analisadas tiveram sonhos em que seus bebês estavam em perigos.

sonhos estranhos na gravidez

A progesterona, por exemplo, foi um dos hormônios apontados pelos especialistas como responsável por aumentar a tendência dos sonhos estranhos na gravidez. Somado aos medos naturais do momento, é natural que ocorram.

A dificuldade para dormir também influencia. Principalmente quando a barriga incomoda pelo peso e tamanho e já não há posição confortável para dormir, além da necessidade de levantar várias fazer xixi ou pelas náuseas. O sono leve favorece o aumento dos sonhos estranhos na gravidez.

Sonhos estranhos na gravidez podem variar conforme as etapas da gestação

Esse assunto é bastante estudado, sabia? Uma psicóloga americana, chamada Patricia Garfield, escreveu um livro que indica que há um padrão nos sonhos em cada etapa. Confira:

  • 1º Trimestre

Quando tudo ainda é novidade, os sonhos estranhos na gravidez podem ter relação com água, mar, inundações e temas semelhantes. O motivo é a curiosidade em função ao líquido amniótico e as transformações corporais. A mãe fica mais consciente delas, estando mais propensa a sonhar com tais assuntos.

  • 2º Trimestre

Já há uma ligação forte entre mãe e bebê. Por isso, o medo de perder pode surgir, ainda é uma fase delicada da gestação. Também pode haver inseguranças com o corpo, preocupações com a aparência e com a relação conjugal. 

Nessa fase, os sonhos estranhos na gravidez podem ser com traições, que não há leite para amamentar o bebê e até que esqueceu o pequeno em algum lugar.

  • 3º Trimestre

O grande encontro está chegando, mas a ansiedade para o parto pode não ser tão positiva. Agora, os sonhos costumam ser com as feições e características do bebê e até mesmo sobre o trabalho de parto. 

sonhos estranhos na gravidez

Como lidar com tudo isso? 

Mamãe, tenha certeza que sonhar não significa que aquilo vai acontecer. A melhor coisa é manter a calma e compartilhar sobre o assunto com pessoas de sua confiança. Esse papo pode render bons conselhos e manter a tranquilidade.

Outra dica é tentar mudar de posição para dormir, registrar os sonhos em um diário e sempre que houver dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, buscar ajuda de alguém que realmente entende: o médico! Nada de ficar procurando o significado dos sonhos em sites de pesquisa, viu? 

sonhos estranhos na gravidez

Leia mais:

Por que o primeiro choro do bebê é tão importante?

Bebê arco-íris e bebê estrela: o que representam?

É normal sentir dor no umbigo na gravidez?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário