a
HomeGravidezQuais são os sinais do trabalho de parto?
sinais do trabalho de parto
sinais do trabalho de parto
s

Quais são os sinais do trabalho de parto?

A maioria das gestantes se perguntam como será o trabalho de parto, quando começa e até mesmo quanto tempo leva. Muitas dessas perguntas parte da dúvida se realmente está tendo sinais do trabalho de parto ou apenas um alarme falso.

É uma tarefa complicada apontar o que é um sinal que o bebê está chegando, afinal, cada gestação é diferente, assim como os sinais de trabalho de parto. No entanto, há algumas pistas que quase todas as mamães vão passar. Confira!

3 principais sinais do trabalho de parto

  • Contrações ritmadas

Ao longo da gestação, a mulher deve sentir as conhecidas contrações de treinamento, que não ligam o sinal de alerta, dependendo da semana da gravidez. Atenção ao último trimestre!

Nesse período, os músculos já começam a se preparar para o momento do parto. Então, caso perceba contrações mais frequentes, mais fortes e com menor espaço de tempo entre elas, se tornando ritmadas, é hora de ir ao hospital ou maternidade fazer uma avaliação, pode ser um sinal de trabalho de parto!

“A hora de ir para o hospital para uma avaliação é quando você estiver com 3 contrações em 10 minutos por um tempo – durante meia-hora, uma hora. Mas, antes disso, se você for para o hospital, provavelmente, o médico irá liberar você”, conta a doula Bruna Rubio. 

sinais do trabalho de parto

  • Perda do tampão mucoso

Um grande sinal de trabalho de parto é o aumento das secreções vaginais. Elas podem variar de cor e espessura. Pode ser transparente, rosado e até com rastros de sangue.

Mas atenção, a perda do tampão mucoso pode acontecer no próprio dia ou até semanas antes do parto. Não significa que é hora de correr para o hospital, mas sim um ponto a mais para ficar bem ligadinha. Procure atendimento médico imediato apenas se houver um sangramento intenso, além do esperado.

  • Rompimento da bolsa

Esse é o sinal de trabalho de parto mais comum. Nas novelas e filmes, é o marco para a chegada do novo membro da família, mas calma! Não precisa se desesperar. Ele indica uma perda de líquido amniótico, mas o bebê pode demorar um pouco para nascer.

O líquido pode ser confundido com a urina, a diferença é a cor, mais clara e turva, e não é possível controlar ou interromper a saída do líquido amniótico, diferente da urina, que as mulheres conseguem controlar, ainda que minimamente durante a gravidez.

Outros sintomas do trabalho de parto 

Alguns pontos podem ser observados no próprio corpo da mãe. Sabe aquela frase “a barriga baixou”? Então, ela pode ser acompanhada de uma leve pressão na pelve, indicando que o bebê está encaixando para o parto ocorrer.

Também pode haver mais inchaços nas pernas e nas mãos, decorrentes da compressão feita pelo crescimento do bebê nos vasos sanguíneos. Outra coisa que pode acontecer é a diminuição dos movimentos fetais, o que acaba preocupando as famílias. Em casos de dúvidas, consulte seu ginecologista e obstetra para esclarecer esse sinais do trabalho de parto são normais no seu caso. 

sinais do trabalho de parto

Quer saber mais?

Aprenda sem sair de casa! Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas.  Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! 

Leia mais:

Parto Cesárea: Quando realmente é necessário?

Dicas de como se preparar para o parto normal

Barriga pós-parto: quando volta ao normal?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Grão de Gente me ajuda muuuito!
    Agradecidissima ♡
    A espera da minha Helena, 33 semanas!!
    :*

    28 de novembro de 2016
  • Oi estou com 33 semanas sinto muita dor na barriga é normal?

    25 de abril de 2018
  • Estou na terceira gestação e as minhas duas primeiras senti contrações e fui ao médico na primeira ja cheguei com 9 cm na segunda com 4cm mas minha bolsa não estoura!! E com 37 semanas entro em trabalho de parto!! Sempre achei que me minha bolsa ia estourar antes das contrações. Adoro ler as dicas por que cada mulher e cada organismo reage de uma forma e é sempre bom aprender um pouco mais.

    25 de abril de 2018
  • Legal ✌

    25 de abril de 2018
  • Sinto dores no baixo ventre ontem sentir uma dor fortíssima mas só me manda tomar Buscopan composto e descansar,sinto o bebê mexer bem mais isso é normal? Estou com 34 semanas

    26 de abril de 2018
  • Oi estou com 35 semanas de gestação e tem 4 dias que sinto muitas dores na virilha e no pé da barriga isso é normal nessa fase?

    10 de agosto de 2018
  • Estou com 35 semanase de gestacao tenho muitas dores na virilha e no pé da barriga é normal nessa fase? Tem dias que ando curvada

    10 de agosto de 2018

Deixe um comentário