a
HomeGravidezOs sinais do trabalho de parto
os sinais do trabalho de parto
os sinais do trabalho de parto
s

Os sinais do trabalho de parto

Na última semana, a doula Bruna Rubio foi a convidada da transmissão ao vivo realizada semanalmente no facebook da Grão de Gente. Durante o bate-papo, a doula explicou para as seguidoras da Grão quais são os sinais do trabalho de parto e quando, realmente, é hora de ir para a maternidade.

 

Não deixe de conferir o vídeo com a íntegra do bate-papo no final deste texto

 

Uma das nossas seguidoras perguntou à Bruna: “Barriga baixa é um dos sinais do trabalho de parto?”. A doula respondeu que nem sempre. “Tem barriga que baixa bem antes e tem barriga que baixa apenas quando o trabalho de parto começa. Portanto, barriga baixa nem sempre significa que o parto está próximo”, esclareceu a profissional.

 

Quando a bolsa estourar…

Outra pergunta latente durante a transmissão ao vivo foi sobre o que fazer quando a bolsa estourar. Bruna explicou que não tem necessidade de correr, de ir para a maternidade assim que a bolsa estourar. Segundo a doula, às vezes, levam algumas horas para o trabalho de parto começar após o rompimento da bolsa. “Estourou não tem necessidade de correr! Só se você estiver com algum sangramento, saindo um líquido mais escuro ou alguma coisa fora do comum. Caso contrário, não tem necessidade de ir imediatamente para a maternidade. O protocolo da maioria dos hospitais é entrar com antibiótico somente 8 horas após a bolsa estourar. Então, não tem necessidade de você correr para a maternidade, mas é sempre bom ficar em contato com o seu médico e informá-lo sobre o que está acontecendo”, contou Bruna.

 

Tampão mucoso

O tampão mucoso saiu? Fique tranquila! Isso não significa que você entrará em trabalho de parto imediatamente. O tampão se recompõe e, às vezes, ele sai semanas ou dias antes do parto. De acordo com a doula, tem tampão que sai no momento do nascimento. O bebê está nascendo e o tampão vem junto, ou seja, isso significa que tem mulher que nem perde o tampão.

 

Os sinais do trabalho de parto

Os primeiros sinais do trabalho de parto são aquelas contrações frequentes. “Você tomou banho, você relaxou e as contrações continuam vindo com frequência de 10 em 10, daqui a pouco está de 8 em 8, de 6 em 6… Isso é indício de trabalho de parto!”, explica a doula Bruna Rubio.

É importante saber diferenciar as contrações de trabalho de parto e os pródromos. As contrações estão vindo de 20 em 20, depois de 10 em 10, aí volta para 30 e 30 minutos? Isso são os pródromos, aquele falso trabalho de parto.

Bruna contou que quando os pródromos começam, muitas mulheres correm para o hospital e quando o médico não quer internar, a mulher sai de lá bem brava. Mas, de acordo com Bruna, o médico não pode fazer nada para induzir esse trabalho de parto. “Se estiver tudo bem com a mãe e o bebê, a indicação é aguardar”, ressalta a profissional.

Bruna explicou que algumas mulheres ficam semanas com esses pródromos e acabam parindo depois das 40 semanas. Por isso, o ideal é observar a frequência das contrações e ficar em casa. A especialista disse que, nesse início, o melhor é ficar em casa e procurar alguns métodos para aliviar a dor, como um chuveiro quente, uma bolsa de água quente e massagem na lombar.

“A hora de ir para o hospital para uma avaliação é quando você estiver com 3 contrações em 10 minutos por um tempo – durante meia-hora, uma hora. Mas, antes disso, se você for para o hospital, provavelmente, o médico irá liberar você”, conta a doula.

Agora, se a bolsa estiver rompida, você estiver com um sangramento mais intenso ou perdendo um líquido mais escuro, você deve procurar uma maternidade. Mas, se aquelas contrações sem ritmo forem a única coisa que você estiver sentindo, você pode ficar em casa tentando relaxar.

Confira o bate-papo com a doula Bruna Rubio na íntegra:

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Grão de Gente me ajuda muuuito!
    Agradecidissima ♡
    A espera da minha Helena, 33 semanas!!
    :*

    28 de novembro de 2016
  • Oi estou com 33 semanas sinto muita dor na barriga é normal?

    25 de abril de 2018
  • Estou na terceira gestação e as minhas duas primeiras senti contrações e fui ao médico na primeira ja cheguei com 9 cm na segunda com 4cm mas minha bolsa não estoura!! E com 37 semanas entro em trabalho de parto!! Sempre achei que me minha bolsa ia estourar antes das contrações. Adoro ler as dicas por que cada mulher e cada organismo reage de uma forma e é sempre bom aprender um pouco mais.

    25 de abril de 2018
  • Legal ✌

    25 de abril de 2018
  • Sinto dores no baixo ventre ontem sentir uma dor fortíssima mas só me manda tomar Buscopan composto e descansar,sinto o bebê mexer bem mais isso é normal? Estou com 34 semanas

    26 de abril de 2018
  • Oi estou com 35 semanas de gestação e tem 4 dias que sinto muitas dores na virilha e no pé da barriga isso é normal nessa fase?

    10 de agosto de 2018
  • Estou com 35 semanase de gestacao tenho muitas dores na virilha e no pé da barriga é normal nessa fase? Tem dias que ando curvada

    10 de agosto de 2018

Deixe uma resposta